CCBT publica livro: Posições Diante do Terrorismo: Religiões, Intelectuais, Mídias
  10.07.2018
CCBT publica livro: Posições Diante do Terrorismo: Religiões, Intelectuais, Mídias

Este livro foi um fruto da conferência organizada pelo CCBT em março de de 2016 (http://www.brasilturquia.com.br/ccbt-organizou-conferencia-internacional-sobre-terrorismo-1284.html), já está disponível nas principais livrarias do país, tanto como livro físico como digital. Não final desta página pode encontrar links de algumas das principais livrarias do país.

O livro aborda um importante problema no mundo cada vez mais globalizado e visa proporcionar soluções com opiniões das renomados intelectuais, religiosos e jornalistas. Professor Mário Sérgio Cortella fez o discurso de abertura da conferência apela para não esquecermos de nossos irmãos pelo mundo afora:

"Para nós, aqueles que estão em outros lugares, vítimas no dia a dia do terrorismo, têm de ser trazidos para perto, para que possam, sem ser piegas, ser amadas e amados. Como aquele e aquela que é nosso irmão, nossa irmã, aquele como lembrou Terência na peça O homem puniu a si mesmo, em que ele diz "sou homem e nada do que é humano me é estranho."

Na carta enviada para a conferência, erudito turco Fethullah Gulen agradece aos organizadores da conferência e destaca a importância da educação e colaboração coletiva para combater o mal dos nossos tempos: 

"As dificuldades políticas, econômicas, sociais, e psicológicas, muitas vezes, preparam um terreno fértil para a radicalização e recrutamento de terroristas. Independentemente da raiz desses males, a educação e cooperação social representam dois meios de confrontá-los."

Rabino Michel Schlesinger ao mencionar a belaza da diversidade diz: 

"Não existe só uma benção. Benção não é só do primeiro, do primogênito, do querido, do amado... As benções de Deus são ilimitadas, são infinitas. Nós estamos totalmente equivocados quando acreditamos que precisamos destruir o outro, matar o outro, para conquistar uma benção; ao destruir o outro, estamos destruindo a possibilidade de sermos abençoados com a diversidade da raça humana." 

Professor Fernando Altemeyer Junior, chefe de departamento de ciência da Religião da PUC-SP,  aborda o contexto do terrorismo e enfatiza o fato de o terrorismo não ter bases concretas nas religiões: 

"Em geral, religiões não nascem nem se organizam de forma fanática, mas alguns fanáticos se apoderam delas para destruí-las. Atrás dos fanáticos vem violência simbólica, e depois desta, a violência física, resultando em terroristas professionais. Isso tudo é uma degeneração da fé original. É uma doença e um desvio patológico. É preciso ser visto, compreendido e interpretado com clareza e lucidez: descobrir as suas causas, próximas e remotas, diagnosticar os seus medos, nominar os atores principais e aprender arduamente como enfrentá-los violentamente para gerar novos ataques sempre mais destrutivos. Certamente, ao fazer o diagnóstico de cada terrorista em seu contexto sócio-cultural e econômico, poderemos compreender e entender melhor a doença."

O livro organizado por Cilene Victor, Mustafa Goktepe, Roberto Chiachiri e Yusuf Elemen é composto pelos artigos de Alini Cirino Golçalves, Ana Cristina Nunes Escaleira, Beatriz Lopes Buarque, Dirk Ficca, Dom Júlio Akamine, Fernando Altemayer Júnior, Guilherme Damasceno Fonseca, Guilherme de Jesus France, Jorge M. Lasmar, Kerim Balci, Lourival Sant'Anna, Peter Demant, Rabino Michel Schlesinger, Samira Adel Osman, Sevgi Akarçesme e Suleyman Eris.

CAPA DO LIVRO:

OS LINKS NAS PRINCIPAIS LIVRARIAS:

https://www.amazon.com.br/
https://www.saraiva.com.br/
https://www.livrariacultura.com.br/
https://www.ciadoslivros.com.br/posicoes-diante-do-terrorismo-1085513-p707141
https://books.google.com.br/
https://www.americanas.com.br/
http://www.editoralabrador.com.br/

LINK DA NOTÍCIA DA CONFERÊNCIA:

http://www.brasilturquia.com.br/ccbt-organizou-conferencia-internacional-sobre-terrorismo-1284.html

LINK DO SITE DA CONFERÊNCIA:

http://conferenciasobreterrorismo.com.br/