Comemoração do Dia da Comunidade Turca e Premiação Anual do CCBT
  03.05.2017
Comemoração do Dia da Comunidade Turca e Premiação Anual do CCBT

CCBT está organizando a celebração do Dia da Comunidade Turca com Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, e homenageia, com Premiação Anual, as instituições e personalidades por suas atividades de aproximação entre as pessoas e culturas.

Este ano, Premiação Anual do CCBT ocorrerá na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no dia 18 de maio, às 19:00, durante a Sessão Solene pelo Dia da Comunidade Turca.

  • Ana Helena Curti: Curadora. Professora da Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Sócia da empresa Arte3. Presidente do Conselho Consultivo do CCBT.

Escolhida para receber Prêmio Anual do CCBT, em nome de todos os conselheiros do CCBT em São Paulo, em homenagem a sua atenção e carinho com a comunidade turca, sua atuação em prol da integração e sucesso desta comunidade, suas iniciativas e colaborações pela convivência harmoniosa da sociedade turco-brasileira.

  • Clarita Costa Maia: Presidente da Comissão de Relações Internacionais. Consultora Legislativa do Senado Federal. Sócia da PMRAF Advocacia. Membro do Conselho Consultivo do CCBT.

Escolhida para receber Prêmio Anual do CCBT, em nome de todos os conselheiros do CCBT em Brasília, em homenagem a seus trabalhos pela manutenção e promoção das atividades da comunidade turco-brasileira e pela defesa dos direitos desta comunidade na esfera oficial e acadêmica.

  • Luiz Henrique Pereira da Fonseca: Embaixador. Cônsul Geral do Brasil em Istambul entre 2012 e 2015. Membro do Conselho Consultivo do CCBT.

Escolhido para receber Prêmio Anual do CCBT, em nome de todos os conselheiros do CCBT no Rio de Janeiro, em homenagem a seu esforço para incrementar as atividades das pessoas e das instituições para maior conhecimento, convivência e integração das sociedades turca e brasileira.

  • Peter Demant: Professor na USP, de história e de relações internacionais. Especializado em questões do Oriente Médio, o mundo muçulmano e as relações islã-ocidente. Membro do Conselho Acadêmico do CCBT.

Escolhido para receber Prêmio Anual do CCBT, em nome de conselheiros acadêmicos do CCBT, em homenagem aos trabalhos acadêmicos que aumentam o conhecimento na sociedade e criam mais vínculos entre povos e religiões.

  • Fernando Altemeyer Junior: Professor na PUC-SP, de filosofia, teologia e de ciências da religião. Membro do Conselho Acadêmico do CCBT.

Escolhido para receber Prêmio Anual do CCBT, em nome de conselheiros acadêmicos do CCBT, em homenagem aos seus trabalhos de dialogo inter-religioso e intercultural, pela coordenação dos cursos relacionados com a cultura turca na PUC-SP e pelos trabalhos de aproximação das sociedades turcas e brasileiras.

  • Vanessa Braga Matijascic: Professora visitante de Segurança Internacional da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Professora titular de Relações Internacionais da Fundação Armando Alvares Penteado. FAAP. Conselheira acadêmica do CCBT.

Escolhida para receber Prêmio Anual do CCBT, em nome de conselheiros acadêmicos do CCBT, em homenagem aos projetos com os jovens dos dois países que procuram contribuir à democracia e aos valores na sociedade em que vivem.

  • Mikaela Akeme: Estudante no Centro Educacional de Diadema e na Escola de Música do Theatro Municipal de São Paulo. Participante do IFLC – Festival Internacional de Língua e Cultra em 2016.

Escolhida para receber Prêmio Anual do CCBT, em homenagem aos trabalhos de divulgação da cultura brasileira em edições do IFLC – Festival Internacional de Língua e Cultura no Brasil, Austrália, Bélgica, Alemanha e Romênia.

  • UNICAMP: A Unicamp. Em nome da Universidade, Prof. Dr. Luis Cortez, vice-reitor executivo de relações internacionais, vai receber o prêmio. 

Escolhida pelas iniciativas de internacionalização que promoveram o estabelecimento de parcerias com instituições, inclusive turcas. Destacamos também os trabalhos de intercâmbio e programas interculturais, como a abertura do curso de língua e cultura turca no Instituto de Estudos da Linguagem.

Em 2015 e 2016 a premiação ocorreu na Câmara Municipal de São Paulo durante a Sessão Solene do Dia da Comunidade Turca:

Em 2015, os premiados foram:

  • Universidade de São Paulo: Reitor Marco Antônio Zago recebeu o prêmio.
  • SESC: Diretor no Estado de São Paulo Danilo Miranda recebeu o prêmio.
  • Gloria Perez, autora da novela Salve Jorge filmada na Turquia.
  • Alex de Souza, ex-jogador de futebol.

Em 2016:

  • Faculdade Cásper Líbero: Diretor Carlos Costa recebeu o prêmio.
  • Museu da Língua Portuguesa: Diretor Antônio Carlos Sartini recebeu o prêmio.
  • TV Bandeirantes: Diretor Executivo Caio Luiz de Carvalho recebeu o prêmio.
  • Guga Chacra, jornalista.
  • Zico, ex-jogador e técnico de futebol.

A EXPOSIÇÃO “A DESCOBERTA DO BRASIL PELOS TURCOS”

Para comemorar a data, CCBT está organizando a exposição “A Descoberta do Brasil pelos Turcos” na Assembleia da Legislativa, que mostrará a diversidade da comunidade turca em São Paulo, embora seja em número pequena.

CCBT oferecerá também um coquetel turco e organizará um concerto de música turca.

ENTRADA FRANCA

Data: 18 de maio de 2017, das 19h às 21h
Local: ALESP - Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - Parque Ibirapuera, São Paulo - SP, 04097-900

Assessoria de Imprensa: VGCOM - Vanessa Giannellini - (11) 9 9875-7353 - vanessa@giannellini.com.br
RSVP: Elaine Vieira - rsvp@brasilturquia.com.br