29.06.2016
Condenamos os ataques terroristas cometidos na capital da Turquia, Ancara.

Expressamos nossas condolências aos familiares que morreram no ataques terroristas e ao povo turco. Que Deus tenha misericórdia dos falecidos, conceda paciência e força aos familiares e recuperação rápida aos feridos.

Com muito pesar estamos vendo o caminho da Turquia para um sistema autoritário, com restrições às liberdades, com perseguição aos opositores ou críticos e com grande falta de segurança. Esse caminho está afetando o país em todos os sentidos, inclusive economicamente. A perda da imagem de um país democrático e livre, seguro está causando a perda de turistas que deixavam mais de 20 bilhões de dólares ao país, a perda de investidores e organizadores de feiras e grandes eventos. A Turquia está com grande risco de se tornar um país como qualquer outro na sua região, onde um ataque com bomba está no cotidiano. Esperamos que isso acabe logo e a Turquia volte a ser o país que foi até alguns anos atrás.

Seja qual for o tipo e a justificação, mais uma vez condenamos veementemente o terrorismo e seus atores. E oferecemos nossas condolências à nação turca, esperando dos seus governantes que tomem todas as precauções necessárias para não sentirmos essa mesma dor.

Centro Cultural Brasil-Turquia