Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Deputado Estadual e Vereadores estiveram na Turquia a convite do CCBT
  17.08.2015
Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Deputado Estadual e Vereadores estiveram na Turquia a convite do CCBT

Centro Cultural Brasil-Turquia organizou viagem oficial com visitas institucionais e culturais para o grupo formado pelo presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Antônio Donato; deputado estadual José Américo; vereador Eduardo Tuma; ex-vereador e autor da lei Dia da Turquia no Município de São Paulo, Jose Carlos Oliveira. O grupo foi acompanhado pelo diretor executivo do CCBT, Yusuf Elemen e presidente do CCBT, Mustafa Goktepe.

A viagem aconteceu entre 31 de março e 07 de abril de 2015. Além de visitas culturais aos pontos mais conhecidos de Istambul, Izmir (Esmirna) e Kayseri (Capadócia), foram visitadas algumas instituições do Movimento Hizmet: o maior jornal da Turquia, Zaman; Universidade de Fatih; Fundação de Jornalistas e Escritores da Turquia; Consulado Geral do Brasil  em Istambul, onde o grupo foi recebido pelo Embaixador, o Cônsul Geral do Brasil em Istambul, Luiz Henrique Pereira da Fonseca; Prefeitura de Izmir (Esmirna), recebido pelo Prefeito Aziz Kocaoglu e Cônsul Honorário do Brasil em Izmir, Tamer Bozoklar, além de ex-ministro de cultura da Turquia e deputado, Ertugrul Gunay.

A Câmara Municipal de São Paulo tem a lei Dia da Turquia desde 2014, (29 de maio de cada ano), estabelecida pela iniciativa do CCBT e as duas instituições organizam eventos para comemorar o dia. Para aproximar ainda mais os dois países, CCBT intermediou a reunião entre presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Antônio Donato e prefeito de Izmir (Esmirna), Aziz Kocaoglu, na Prefeitura de Izmir. Nesta reunião surgiu o projeto de Cidade Irmã entre São Paulo e Izmir. O projeto de lei está tramitando na Câmara de São Paulo.

O grupo também foi recebido pelo Governador da Província de Izmir, Mustafa Toprak. Nessa visita foi citada a semelhança entre duas cidades que se conheceram melhor por serem concorrentes para Expo 2020. Governador presentou o grupo com quadros de Çini, uma arte típica turca de cerâmica.

Depois da volta, a Câmara de São Paulo foi anfitriã de diversos eventos do CCBT pelo Dia da Turquia, no dia 28 de maio de 2015, entre eles Seminário Internacional com tema “Países emergentes e seus desafios sociais, exemplos de Brasil e Turquia”; exposição de fotos da Turquia; Sessão Solene e Premiação do CCBT e concerto de música turca com coquetel com comidas típicas turcas. As notícias desse evento está neste site.

FOTOS DA VIAGEM E DAS VISITAS: