PRESIDENTE FHC ENVIA CARTA DE APOIO AO JORNAL ZAMAN QUE SOFRE PERSEGUIÇÃO DE GOVERNO TURCO
  19.01.2015
PRESIDENTE FHC ENVIA CARTA DE APOIO AO JORNAL ZAMAN QUE SOFRE PERSEGUIÇÃO DE GOVERNO TURCO

Um dos pilares da democracia, sem dúvida, é a liberdade de expressão, o que sofre perseguição do Presidente Erdogan e do governo na Turquia. Os jornalistas que criticam seus atos antidemocráticos e as corrupções reveladas são constantemente perseguidos, intimidados e até presos. A Turquia está na 154a posição entre 180 países analisados no ranking mundial de liberdade de imprensa, compilado pela ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF).

Uma das recentes ações do governo turco contra liberdade de imprensa foi prender o presidente de Samanyolu TV, uma das emissoras independentes na Turquia, Hidayet Karaca. O motivo da prisão é uma conversa num seriado que foi ao ar em 2009, ou seja, 6 anos atrás. O CEO do maior jornal da Turquia, Ekrem Dumanli do jornal Zaman, também foi detido e foi levado à delegacia para depor. Depois de ficar preso na delegacia por 5 dias sem ser interrogado, foi solto.

Presidente Fernando Henrique Cardoso esteve no jornal Zaman durante sua visita à Turquia a convite do CCBT, pelo lançamento de seu livro traduzido para turco pelo CCBT. Ele mandou a seguinte carta para CEO do jornal Zaman, apoiando sua luta pela democracia e liberdade de imprensa na Turquia:

Uma vez mais o atentado ocorrido em Paris deixa a todos os seres humanos horrorizados. Católicos, muçulmanos,  judeus, protestantes, o que quer que sejamos, somos todos seres humanos e prezamos a vida. Por isso repugnamos o terrorismo e amamamos a liberdade.

É momento para recodar que os atos do governo turco de pressão contra jornalistas, especialmente contra os do diário Zaman ao qual tive  a oportunidade de dar uma entrevista e que já reproduziu artigos meus, em nada contribuem para reforçar a democracia.

É fundamental para todos os democratas, independentemente de credo religioso, lutarmos pela liberdade, especialmente a da imprensa. Neste momento em que uma publicação francesa sofre um atentado terrorista, é importante que se recorde que a Turquia, país de predominância muçulmana, mais do que nunca deve mostrar ao mundo que  religião e poder são esferas distintas de comportamento e que em ambas, em nome da humanidade, deve prevalecer o repeito às liberdades  e às práticas, tanto cívicas como religiosas."

Fernando Henrique Cardoso

Link para página do jornal Zaman: www.zaman.com.tr