Políticas de Abertura no Exterior
Desde 1963, “o crescimento baseado na indústria” foi um dos aspectos importante no plano de desenvolvimento de cinco anos. A substituição de produtos de importações foi a política adotada até 1980, mas após este período, com o início da produção para as exportações, observou-se um avanço substancial no desenvolvimento dos princípios e fundamentos da economia de mercado. O Programa de Estabilidade Econômica de 24 de janeiro de 1980 foi um marco fundamental para a indústria turca. A partir do início da década de 1980, o investimento de infraestrutura no setor industrial ganhou impulso e nos anos posteriores a “construção-operação-transferência”, “construção-operação” e “transferência de direitos de exploração” modelos foram introduzidos para atender às necessidades financeiras em melhores condições. O Capital “Markets Board” foi estabelecido em 1981 para canalizar serviços para o setor industrial. Os serviços bancários foram modernizados e serviços de transportes e comunicações foram aprimorados. A Lei de Proteção contra a concorrência desleal que entrou em vigor em 1994 e as regras independente e autônoma da Concorrência Board foram estabelecidas com o objetivo de efetivamente ter sob controle todas as ações que poderiam prever os danos ou restringir a concorrência no mercado de bens e serviços. A nova regulamentação para as exportações e os incentivos para ganhos em moeda estrangeira ajudou o setor industrial a melhorar a sua competitividade e como resultado as exportações aumentaram rapidamente. As zonas franca de comércio e feiras internacionais também foram bastante eficazes no desenvolvimento do setor industrial bem como para sua integração no mercado Mundial. Através de seu rendimento nacional, força de trabalho total e o emprego, a Turquia possui uma economia que notoriamente se desenvolve a cada dia. Após a consolidação da moeda e do mercado de capitais através das reformas aprovadas, o país gradualmente começou a acompanhar o ritmo destes desenvolvimentos. As autoridades estatais realizaram privatizações em vários setores da economia turca para melhor se integrar no mercado livre do novo século.
Durante a crise mundial, as ações dos setores econômicos no PIB foram alteradas. Em 2008 indústria, agricultura e outros serviços tiveram uma participação de 7.6%, 19.7% e 72.7%, respectivamente, por outro lado, a partir do final de 2009, a agricultura, indústria e outros serviços tiveram uma participação de 8.3%, 19.2% e 72.5%, respectivamente. De acordo com as estatísticas relativa a força de trabalho, a população em idade de trabalho que foi 50 milhões 772 mil em dezembro de 2008, atingiu 51 milhões 933 mil. Embora a taxa inicial da força de trabalho foi de 46.9% em 2008, esta taxa aumentou para 48.8% em 2009. Em 2008, o número de empregados atingiu um total de 21 milhões 194 mil e em 2009, este número aumentou para 22 milhões 19 mil. Em 2008, 23.7% dos empregados, trabalharam no setor da agricultura, 21% no setor da indústria, 5.9% no setor da construção e 49.5% em outros setores de serviço. Em 2009, 25.3% trabalharam no setor agrícola, 19.4% nos setores da indústria e construção e 55.3% em outros setores de serviços. Por outro lado, em 2009 devido ao impacto da crise global, o número de desempregados aumentou para 688 mil comparado com o ano anterior que havia atingido 3.299 mil e a taxa de desemprego aumentou de 11% para 14%. No mesmo ano a taxa de desemprego foi de 13% nas áreas urbanas e 8.2%, nas áreas rurais.
Em 2008 foram negociadas no CMC ações de 316 empresas, além de 10 “fundos de investimento em ações de troca”. Em 2009, o número de ações negociadas caiu para 2% e o número de fundos de investimento aumentou em 1%. Em 2009, o volume médio diário de transações no CMC foi de 1,3 bilhões, o volume médio de transações diárias no mercado de títulos foi de 1,1 milhões e dentro do mesmo quadro de “Repo/Reverse Repo Mercado” atingiu uma médias de 7,7 bilhões de dólares. Em 2009, o volume total de transações foi de 316 milhões no mercado acionário, 270 bilhões em títulos e compras e as vendas de mercado atingiu USD 1,929 bilhões no mercado Repo/Reverse Repo. Em 2009, o CMC foi posicionado como a 7ª bolsa de valores de mercados em desenvolvimento em termos de volume de transações e também colocada na 10ª posição em termos de valores de mercado. As contas e obrigações de compras no mercado de venda do CMC, foram colocadas na 6ª posição, em termos de volume anual total de transações, entre todas as bolsas de valores de títulos e contas. O CMC é um membro fundador da Federação das Bolsas de Valores Euroasiática (FBVs), e um membro de pleno direito da Federação Mundial de Bolsas (FMB), Associação International de Seguros e Serviços (AISS), Associação Internacional Mercado de Capitais (AIMC) bem como membro do Instituto de Mercados de Capitais Europeu (IMCE). Este também se uniu a Organização Internacional das Comissões de Valores (OICV), como membro associado. Na Turquia, as transações em dinheiro moderno e mercados de moeda estrangeira começaram com decisões tomadas em 24 de janeiro de 1980. Atualmente, um sistema flexível de taxa de câmbio diário foi implementado e os preços são determinados no mercado livre. A moeda estrangeira no país está sob a supervisão efetiva do Banco Central ou dos mercados interbancários. As operações realizadas no mercado livre são efetivadas no Mercado Central e o Banco Central controla os movimentos da moeda estrangeira. As transações com a moeda estrangeira são realizadas nos mercados interbancários, mas os interesses de crédito e depósito são feitos livremente. A moeda estrangeira pode ser trazida livremente para o país. A Turquia também tem um mercado de ouro eficaz em termos de transações.
No processo de privatização, foi completamente retirada do Estado a responsabilidade sobre os setores florestal, alimentação de animal e cimento. Também foi retirada parcialmente a responsabilidade dos setores de turismo, têxtil, transporte marítimo, agricultura e do setor de petróleo. No quadro do programa implementado desde 1986, até o momento cerca de 199 estabelecimentos quer as ações tenham sido inteiramente vendida/transferidas, em 188 destes estabelecimentos, não foi deixada nenhuma porcentagem pública. Neste período, uma parte das ações das grandes empresas como Netas, Teletas, USAs Postos de Gasolina, Erdemir, Tüpras, Petkim e Türk Telecom, foram oferecidas ao público e as ações remanescentes foram vendidas em blocos. Exceto a empresa Petkim (10%), nos estabelecimentos mencionados acima não ficou nenhuma porcentagem pública.
Algumas instituições encontram-se em andamento no processo de privatização de oferta/venda/transferência, dentre elas estão: Empresa Ferrovia Estadual da Turquia (TCDD), Escritório de Finanças e Abastecimento do Estado (SSO) imóveis, Companhia de Exploração Sümer, Usinas Akarsu, alguns fábricas de açúcar Turca Ltda., algumas distribuidoras de energia eléctrica TEDA? (Distribuição de Energia Elétrica Ltda.), Monopólio Ltda. e portos TCDD.
Fonte: Direção Geral de Imprensa e Informação do Primeiro Ministério da Turquia, 2010 |