Belas Artes
A Direção Geral de Belas Artes do Ministério da Cultura e Turismo coordena a maior parte das atividades relacionadas às artes plásticas na Turquia. Além do envolvimento direto e indireto nas atividades nacionais e internacionais, relacionadas às belas artes, especialmente artes fonéticas e artes plásticas. Esta Direção Geral possui um acervo total de 32 instituições das quais são 6 orquestras sinfônicas, 14 coros, e 12 grupos artístico, bem como 3 museus de pintura e escultura, e 49 galerias de artes plásticas. A “Sanayi-i Nefise Mekteb-i Ali” (Escola de Belas Artes), fundada por Osman Hamdi Bey em 1882, foi nomeada como: “Academia de Belas Artes”; Também foram nomeadas a “Academia Estadual de Belas Artes” em 1928, “Academia de Belas Artes” em 1964, “Universidade Mimar Sinan” em 1983 e a “Universidade Mimar Sinan de Belas Artes em 2003. As competições de pintura, estátua e edição original de cerâmica, são organizadas dentro do contexto do Estado em Exposições de Estátua e Pintura, das quais 70 delas foram organizadas no país em 2010.
Em 1937 O pintor e escultor francês Léopold Levy foi nomeado presidente do Departamento de Pintura Avançada da Academia de Belas Artes.
A pintura não figurativa, criada pelo “Grupo Neo” foi desenvolvida por artistas como: Mübin Orhon, Fahrünnisa Zeyd, Nejat Devrim, Lütfü Günay, Devrim Erbil, Özdemir Altan, Adnan Turani, Güngör Taner, Mustafa Ata e outros na década de 1950, enquanto que a pintura realista e social nos panoramas Çukurova de Duran Karaca, de telas Cihat Aral, foi propagada entre os artistas formados no ateliê Neset Günal Nese Erdok. O “Onlar Grubu” (Grupo Deles), composto por Bedri Rahmi Eyüboglu e os artistas graduados em seu ateliê na década de 1950, unificaram as fontes tradicionais da arte da pintura turca, tais como: miniaturas, caligrafia, tapetes, carpetes e mosaicos, sendo todos eles combinados com interpretações contemporâneas. Enquanto Mehmet Pesen e Nedim Günsür estavam inclinados para as tradições, Orhan Peker, Leyla Gamsız e Turan Erol adicionaram o valor expressivo das cores e tonalidade no resumo de suas pinturas. A arte de pintar foi um progresso significativo nos anos de 1980 e 1990. As alterações foram feitas nas telas, o realismo fantástico estava acima de tudo, e os artistas como Fikret Mualla, Avni Arbas, Burhan Uygur, Ergin İnan, Erol Akyavas, Burhan Dogançay e Utku Varlik alcançaram a fama internacional. Artistas como Gökhan Anlagan, Hüsamettin Koçan, Mehmet Gün, Mahir Güven, Alp Tamer Ulukiliç, İsmet Dogan, Mehmet Uygun, Altan Çelem, Selda Asal e Serhat Kiraz trouxe uma nova dimensão à pintura turca através das suas aplicações conceituais. Estes trabalhos pioneiros e experimentais foram apoiados pelo movimento “Novas Tendências”, que eram exposições realizadas durante o Festival de Arte de Istambul, o qual foi realizado pela primeira vez em 1977. Após a década de 1980, até os dias atuais, podemos encontrar obras de arte conceitual espalhadas em muitos lugares. Podemos citar como pintores famosos da atualidade: Zahit Büyükisleyen, İsmet Dogan, Serhat Kiraz, Zafer Gençaydın, Senol Yokozlu, Bedri Baykam, Tomur Atagök, Habip Aydogdu, Vural Yurdakul, Mustafa Ata e Güngör Taner. Em 2009, o 9º Concurso de Pintura Sefik Bursali foi organizado em memória do falecido pintor Sefik Bursali.
Grandes escultores turcos que também foram envolvidos e deram sua contribuição na construção de monumentos: Ali Hadi Bara, Zühtü Müridoglu, Nijat Sirel, Hakki Atamutlu, Yavuz Görey, Kamil Sonad, İlhan Koman, Hüseyin Gezer, Turgut Pura e Ratip Asir Acudoglu. Em 1937, o escultor alemão Rudolf Belling foi nomeado Presidente do Departamento de Escultura na Academia de Belas Artes. Belling treinou muitos alunos até 1954. Os monumentos İnönü, no Taslik Istambul Park, e do jardim da Faculdade de Agricultura na Universidade de Ankara pertencem a Belling. Estes escultores formados pela Bellingwork, especificamente no expressionismo figurativo, fez um trabalho experimental em abordagens figurativas abstratas e não-figurativas, enquanto artistas como: Ali Hadi Bara, İlhan Koman, Mehmet Sadi Çalik e Turgut Pura, deram prioridade ao abstracionismo no seu trabalho. Ali Hadi Bara e Zühtü Müridoglu foram os dois artistas mais influentes no periodo da República. Estes artistas receberam importantes prêmios em concursos nacionais e internacionais, ensinaram na academia a partir de 1955 e foram também pioneiros no trabalho de construção de monumentos. Durante estes mesmos anos, İlhan Koman e Sadi Çalik estavam entre os escultores que iniciaram suas obras esculturais utilizando materiais de madeira e metal. Os escultores tais como Ali Teoman Germaner, Tamer Basoglu, Gürdal Duyar, Namik Denizhan, Kuzgun Acar, Füsun Onur e Semahat Acuner foram estudantes da academia durante o mesmo período. Kuzgun Acar, que obteve o primeiro prêmio na Bienal de Jovens de Paris, em 1961, produziu interessantes exemplos de obras de gênero abstrato. Por outro lado, uma forte conexão começou a ser estabelecida com a arte mundial a partir de 1970. Entres os artistas que utilizaram diferentes técnicas e abordagens na arte da escultura podemos citar: Mehmet Aksoy, Ferit Özsen, Saim Bugay, Meriç Hazal Basol, Remzi Savas, Koray Aris, Bihrat Mavitan e Rahmi Aksungur.
A primeira organização internacional em que artistas como İsmail Hakki Oygar, Füreya Koral e Bingül Basarir participaram conjuntamente em uma exposição, foi realizada em Praga no ano de1962 e os artistas foram premiados com medalhas de ouro. Podem serem citados como proeminentes ceramistas que produziram trabalhos a nível internacional Nasip lyem, Seniye Fenman, Ayfer Karamani, Melike Abasiyanik Kurtiç, Hamiye Çolakoglu, Atilla Galatali, Ünal Cimit, Bingül Basarir, Beril Anilanmert, Candeger Fürtun, Erdinç Bakla, Tüzüm Kızılcan, Güngör Güner, Zehra Çobanli, Mustafa Tunçalp, Jale Yilmabasar e Tülin Ayta.
Em 2003, com o estabelecimento da Federação Turca de Arte Fotográfica, um passo importante foi tomado em termos de organização artistica. Com o objetivo de trazer novos trabalhos fotográficos para a coleção do estado e contribuir para o desenvolvimento da arte fotográfica através do Ministério de Cultura e Turismo, o Concurso de Fotografia envolvendo 14 Estados, que é realizado a cada dois anos, será realizado em 2010.
Após 1950 o período Contemporâneo da Caricatura foi iniciado. “Marko Pasha”, a revista publicada por Sabahattin Ali e Aziz Nesin, juntamente com o desenhista Mustafa Uykusuz, foi considerada o trabalho de humor mais proeminente deste período.
Podem serem citados como famosos caricaturistas deste período: Turhan Selçuk, Nehar Tüblek, Ali Ulvi Ersoy, Eflatun Nuri Koç, Selma Emiroglu, Semih Balcioglu, Bedri Koraman, Altan Erbulak, Mustafa Eremektar, Sinan Biçakçioglu, Ferruh Dogan, Tonguç Yasar, Suat Yalaz, Yalçin Çetin e Oguz Aral. Depois de 1960 a arte do desenho animado turco entrou em um período não muito produtivo, porém começou a renovar-se no início de 1970, como consequência a “Novo Desenho” que encontramos nos dias atuais, distanciou-se da expressão abstrata. Os desenhistas Cafer Zorlu, Zeki Beyner, Tan Oral, Nezih Danyal, Ercan Akyol, Erdogan Bozok e Orhan Özdemir, tornaram-se artistas de destaque entre 1960 e 1970, adotando o conceito desenhista da geração de 1950 e deram sua contribuição a partir de seus próprios entendimentos. Em 1971, a revista de humor semanal intitulada “Girgir”, gerido pelo Oguz Aral, foi nomeada “Avni” em 1989 e se tornou a terceira melhor revista de humor do mundo. Durante este período, prêmios foram conquistados em competições no exterior, caricaturas foram publicadas em jornais e revistas internacionais bem como exposições em álbuns, museus e competições nacionais e internacionais começaram a ser organizadas no país. O primeiro museu de caricatura foi fundado em 1975. Após 1980, as mudanças de valores na sociedade foram criticadas e comentadas pelos artistas İsmail Gülgeç, Kamil Masaraci, Salih Memecan, Behiç Ak, Hasan Kaçan, Ergün Gündüz, Latif Demirci e Haslet Soyöz através do ensaio combinante das palavras com os seus desenhos.
Os turcos não contribuíram para o desenvolvimento da arte caligráfica por um longo tempo até o período Otomano, onde se destacaram brilhantemente nesta arte. O grande calígrafo Yakut-i Mustasimi da Anatólia teve grande influência através de seus trabalhos durante os séculos XIII e XV. Após as alterações das regras feitas por Sheikh Hamdullah e Mustasimi, a escrita árabe tornou-se mais flexível. Durante o século XVII, Hafiz Osman, em termos de estética, concedeu a escrita árabe a sua forma mais madura e todos os calígrafos a partir desse momento tornaram-se seus seguidores. A arte de caligrafia turca manteve sua vitalidade até o século XIX, no entanto, no início do século XX, com a adoção do alfabeto latino em 1928, deixou de ser uma arte difundida e tornou-se meramente uma arte tradicional ensinada em instituições específicas. O último grande mestre em caligrafia turca, Hattat Hamid Aytaç nascido em 1891, foi um dos pioneiros a introduzir a arte de caligráfica em gravuras, imagens, relevo em aço, bem como as técnicas de impressão de luxo, que foi utilizada em milhares de obras únicas existentes na Turquia e no mundo.
Fonte: Direção Geral de Imprensa e Informação do Primeiro Ministério da Turquia, 2010 |