Cinema Turco
O documentário intitulado “A Demolição do Monumento Russo em St. Stephen”, filmado por Fuat Uzkinay em 1914, é considerado o primeiro filme turco. Por outro lado, o longa metragem “Casamento de Himmet Aga”, cuja gravação foi iniciada em 1914 e concluída em 1919, esta também entre os primeiros filmes daquela década. Durante o mesmo período, os filmes temáticos foram gravados juntamente com noticiários relacionados a Primeira Guerra Mundial. Dramaturgo Muhsin Ertugrul, que começou a direcionar filmes através da primeira empresa cinematográfica privada, estabelecida em 1922, obteve uma grande influência sobre o cinema turco até 1950. Este mesmo autor dirigiu mais de 30 filmes durante sua carreira entre os quais se destacam o longa metragem “Atesten Gömlek” Camisa de Fogo (1923), que relata a Guerra da Independência Nacional e consta como o primeiro filme turco atuado por atrizes muçulmanas, sob a trilha sonora “İstanbul Sokaklari” (Nas Ruas de Is-tambul,1931) bem como o filme “Bir Millet Uyaniyor” (A Nação Está Acordando,1932).
O longa metragem (Susuz Yaz) “Verão Seco” (1964), gravado por Metin Erksan, cujo tema abordou realidades rurais, foi premiado no Festival de Berlim e tornou-se o primeiro filme turco a ser reconhecido a nível internacional. A partir da segunda metade da década de 1960, um total de 200 filmes foram produzidos anualmente. No entanto, estes filmes não obtiveram o mesmo sucesso em termos de qualidade e, consequentemente, enfrentaram uma grande crise. Além disso, a influência negativa dos programas de TV, ocorrida no final de 1968, também agravou consideravelmente a crise no setor do cinema.
Depois de 1985, o cinema começou a ser avaliado pela geração mais jovem como um influente ramo da arte. As contribuições realizadas pelo Ministério da Cultura e Turismo, através da organização de competições de script, bem como eficazes pesquisas sobre curta metragens, especialmente nas universidades, resultaram no surgimento de uma geração de jovens intelectuais do cinema na Turquia.
No festival de Cannes, um dos festivais de cinema mais prestigiado do mundo, o diretor Nuri Bilge Ceylan, obteve o “Grande Prêmio do Júri” (2003), com o filme “Distantes” (Uzak), e também foi contemplado com o “Prêmio de Melhor Diretor” (2008) com filme “Üç Maymun” (Três Macacos), enquanto que Fatih Akin obteve o “Prêmio de Melhor Roteiro” (2007), com o filme “As Margens da Vida” (Yasamin Kiyisinda).
(Banho Turco), “Harem Suare”, “Cahil Periler” (Fadas Ignorantes) e “Bir Ömür Yetmez” (Uma vida não é Suficiente) de Ferzan Özpetek; “Propaganda” de Sinan Çetin; “Salkim Hanimin Taneleri” (Os Diamantes de Salkim) e “Güz Sancisi” (As Dores do Outono) de Tomris Giritlioglu; “Mayis Sikintisi” (Problemas de Maio), “Uzak” (Distantes), “lklimler” (Climas) e “Üç Maymun” (Três Macacos) de Nuri Bilge Ceylan, “Günese Yolculuk” (Viagem ao Sol) e “Pandora’nin Kutusu” (A Caixa de Pandora) de Yesim Ustaoglu; “Karpuz Kabugundan Gemiler Yapmak” (Barcos de Casca de Melancia) de Ahmet Uluçay, “Duvara Karsi” (Em frente da Parede) e “Yasamin Kiyisinda” (As Margens da Vida) de Fatih Akin; “Riza” de Tayfun Pirselimoglu, “Takva” (Takva: O Medo de um Homem de Deus) de Önder Çakar; “Dondurmam Gaymak” (Meu Cremoso Sorvete) de Yüksel Aksu; “Babam ve Oglum” (Meu Pai e Meu Filho) de Çagan lrmak; “Mutluluk” (A Felicidade) de Abdullah Oguz, “5 Vakit” e “Hayat” (5 Vezes) de Reha Erdem e “Hayat Var” (Existe Vida), “Filler ve Çimen” (Gramas de Elefantes), “Cenneti Beklerken” e “Nokta” de Dervis Zaim; “Yumurta” (Ovo), “Süt” (Leite) e “Bal” (Mel) de Semih Kaplanoglu; “Türev” (Derivado) de Ulas İnanç; “Eve Dönüs” (De Volta para Casa) de Ömer Ugur; “Beynelmilel” (Internacional) de Süreyya Sirri Önder e Muharrem Gülmez; “Gemide” (No Barco) e “Dar Alanda Kisa Paslasmalar” (Passos Breves em Area Estreita) de Serdar Akar; “Gitmek” (Ir) de Hüseyin Karabey, “Sonbahar” (Outono) de Özcan Alper; “Vavien” de Yagmur Taylan e Durul Taylan; “Uzak lhtimal” (Remota Possibilidade) de Mahmut Fazil Coskun; 11’e 10 Kala” (10-11) de Pelin Esmer; “Bornova Bornova” de Ünal Temelkuran, “lki Dil Bir Bavul” (Uma Língua e Duas Mala de Viagem) de Orhan Eskiköy e Özgür Dogan; “Çogunluk” (Maioria) de Seren Yüce. Estes filmes adicionaram novos conceitos ao cinema turco. Por outro lado, com o objetivo de abrir novas dimensões e perspectivas para este setor, sob a supervisão do Ministério da Cultura, muitos acordos foram realizados com diferentes países e contratos de cooperação foram assinados com organizações internacionais.
Em 2010 o espaço concedido pelas 448 salas de cinema existente na Turquia, atingiu um total de 222.721 lugares. Em 2009, entre os 255 filmes exibidos, 69 deles eram filmes nacionais, que foram prestigiados por 19.000 espectadores. Por outro lado, o número de espectadores durante este mesmo ano, atingiu aproximadamente um total de 37 milhões de pessoas.
Fonte: Direção Geral de Imprensa e Informação do Primeiro Ministério da Turquia, 2010 |