Infraestrutura e Logística
1. Estratégia energética
Com esse novo esquema de suporte, serão introduzidos diferentes tarifas de incentivo à adoção de energias renováveis para diferentes recursos renováveis com base na capacidade de geração de eletricidade. O esquema geral de tarifas de incentivo é o seguinte:
Além disso, há subsídios que variam entre US$ 0,4 e 3,5 centavos por kWh para as plantas que utilizarem equipamentos técnicos fabricados no país.
1.a. Distribuição da capacidade instalada por tipo de serviço de eletricidade (2011 – março)
Fonte: Companhia elétrica estatal turca Elektrik Uretim (EUAS) 1.b. Distribuição da capacidade instalada por recursos energéticos primários (2011 – março)
Fonte: Companhia de Transmissão de Eletricidade da Turquia (TEIAS) 1.c. Preços da eletricidade para consumo industrial (em centavos de €/kWh*)
Fonte: Eurostat *Este indicador representa os preços da eletricidade cobrados aos consumidores finais. Os preços da eletricidade para consumo industrial definem-se da seguinte maneira: preço médio nacional em euros por kWh sem impostos, aplicável ao primeiro semestre de cada ano, para consumidores industriais de médio porte (faixa de consumo anual entre 500 e 2.000 mWh). Até 2007, os preços referem-se ao status dos consumidores de médio porte em 1° de janeiro de cada ano (consumidor padrão com consumo anual de 2.000 mWh). 1.d. Projetos de dutos da Turquia A prioridade da Turquia é proteger seus recursos energéticos. Para tanto, a Turquia está promovendo diversos projetos de dutos, seja para gás natural ou petróleo. Quando forem concluídos, os seguintes projetos propiciarão recursos energéticos seguros tanto para a Turquia quanto para a Europa. Fonte: Companhia de Oleodutos de Petróleo da Turquia (BOTAS)
*A construção do Projeto Baku-Tbilisi-Ceyhan da AOPL foi concluída em 2005. A capacidade anual desse oleoduto é de 50 milhões de toneladas de petróleo cru. Ele é reconhecido internacionalmente por seu transporte de petróleo cru do Cáspio para a região do Mediterrâneo, passando pela Turquia. 2. Infraestrutura de telecomunicações
Tecnologia de comunicação (voz e dados) (0: Não atende aos requisitos comerciais – 10: Atende aos requisitos comerciais)
Fonte: Anuário da Competitividade Mundial do IMD, 2010 O setor de telecomunicações da Turquia evoluiu consideravelmente nos últimos anos, a começar pela privatização de 55% das ações da Turk Telekom. A diversificação dos serviços do setor, por meio de telefones celulares e da Internet, criou novas economias que representam áreas interessantes para novos investimentos. 3. Infraestrutura de transportes Entre as vantagens da Turquia está seu setor de logística, que tem apresentado desenvolvimento significativo desde que o país firmou acordo de união aduaneira com a UE. Sua infraestrutura geográfica, física e corporativa é uma das principais atrações para potenciais investidores, conforme se pode ver a seguir:
A Turquia atende aos requisitos para o transporte barato e eficaz de mercadorias com sua infraestrutura de alto desempenho, serviços de transporte confiáveis e localização estratégica na região. Eficiência da infraestrutura de distribuição de mercadorias e serviços (0: Ineficaz – 10: Eficaz)
Fonte: Anuário da Competitividade Mundial do IMD, 2010 Fonte: invest.gov.tr, 2010 |