Demografia e força de trabalho
1. DEMOGRAFIAO fuso horário da Turquia é UTC+2 (GMT+2), o que lhe permite comunicar-se tanto com os países orientais quanto com os ocidentais no mesmo dia útil. Área Com território de 783.562,38 km2, a Turquia se divide em sete regiões geográficas: a de Mármara, a do mar Egeu, a do Mediterrâneo, a do sudeste da Anatólia, a do leste da Anatólia, a do centro da Anatólia e a do mar Negro. O país é cercado por quatro mares: o Mediterrâneo, o Egeu, o de Mármara e o Negro. População A população total da Turquia é de 74 milhões de pessoas, sendo que metade tem menos de 29,3 anos. Pirâmide populacional por faixa etária (2010)
Fonte: Instituto de Estatística da Turquia (TurkStat) e Organização das Nações Unidas (ONU)
2. FORÇA DE TRABALHOA população total do país é de 74 milhões de pessoas, sendo que mais de 25 milhões participam da força de trabalho. A Turquia é a 4a maior força de trabalho em relação aos países da UE. Força de trabalho (em milhões) – 2010 Fonte: Organização Internacional do Trabalho (OIT)
A juventude da população turca é um fator que contribui muito para o crescimento da força de trabalho e para que o país fique em 1° lugar entre seus concorrentes. A distribuição dessa força de trabalho entre os diversos setores reflete a riqueza de oportunidades oferecida aos investidores. A Turquia é muito competitiva tanto em termos de custo da mão-de-obra quanto de produtividade. Tem-se verificado no país uma tendência crescente estável na produtividade da mão-de-obra, juntamente com uma tendência decrescente na unidade salarial real. Índice de produtividade e unidades salariais reais na indústria (por trabalhador; 2005=100) Fonte: Instituto de Estatística da Turquia (TurkStat) Custo da mão-de-obra por hora (US$) 2010* Fonte: Economist Intelligence Unit (EIU)
O mercado de trabalho na Turquia é um dos melhores do mundo graças à qualificação, capacitação, dedicação e motivação que oferece.
Fonte: Anuário da Competitividade Mundial do IMD, 2010 Pontuação (0: Não disponível, 10: Disponível) A Turquia tem uma força de trabalho jovem e dinâmica, e a solidez de sua ética de trabalho é uma parte importante da cultura do país. O local de trabalho, como instituição, é tido em alta conta na Turquia por permitir que as pessoas utilizem sua capacidade e trabalhem pelo avanço pessoal. A dedicação das pessoas ao trabalho se evidencia na alta produtividade e no baixo nível de absentismo verificados na Turquia, assim como em sua posição como um dos países de mais altas taxas anuais de horas de trabalho. Média anual de dias de licença médica por empregado por ano na Europa - (2008) Fonte: MERCER-Pan-European Employer Health Benefits Issues Survey 2008 Média anual de horas trabalhadas por semana em emprego de período integral (2010) Fonte: Eurostat
3. EDUCAÇÃO
Número de alunos matriculados no terceiro grau – 2009 Fonte: Eurostat Número de alunos graduados no terceiro grau – 2009 Fonte: Eurostat Número de alunos graduados nas áreas de engenharia, indústria manufatureira e construção civil (terceiro grau) – 2009
Fonte: Eurostat, 2010 Fonte: invest.gov.tr, 2010 |