Cooperação na Educação

Educação no Exterior e Relações Educacionais com República de Idioma Turco: O Ministério da Educação Nacional (MEB) estabeleceu várias instituições no exterior para organizar os serviços de educação e formação com o objetivo de preservar, promover e divulgar a cultura turca.

Um total de 20 Consultorias de Educação e 18 Anexos Educacionais estão em atividades no exterior com o objetivo de acompanhar os últimos desenvolvimentos e inovações nos domínios da formação geral, profissional e técnica dos países estrangeiros; bem como para compartilhar estas experiências com a Turquia, e refletir sobre as atividades educacionais e científicas do país e do mundo.

Durante o ano de 2009 um total de 1.210 professores foram contratados em 14 países diferentes, com o objetivo de educar os filhos de trabalhadores turcos que residem no exterior.

Com a colaboração do Ministério da Educação Nacional (MEB), 275 professores de várias disciplinas do ensino foram selecionados e comissionados nas instituições educacionais estabelecidas em Azerbaijão, Cazaquistão, Quirguizistão, Uzbequistão, Turcomenistão, Tajiquistão, Romênia e Moldova.

pag366De acordo com as demandas apresentadas pelo Ministério de Assuntos Exteriores, os candidatos docentes que forem bem sucedidos no concurso para professor no exterior, são nomeados para os centros culturais, comissões, institutos ou para o departamento de Turcología nas universidades dos países estrangeiros pertencentes às representações da embaixada (consulado). Durante o ano de 2009, um total de 86 professores foram apontados para trabalharem no exterior.

 

 

 

mapa_vermelho Cooperação Internacional: A Turquia mantém acordos e atividades educacionais, científicas e culturais com 70 países. Desde 1993 a Turquia vem participando de projetos sobre assuntos gerais em termos de “Democracia, direitos humanos, direitos das minorias”, os quais estão incluídos no programa do Conselho Europeu de Cooperação Cultural. Mantendo uma cooperação estreita com a OCDE, o Ministério da Educação Nacional participa ativamente das atividades da rede Network A, B e C bem como apoia Grupos Técnico, Programa de Construção Educacional (PEB) e atividades relativas à educação tais como: trabalhos de educacionais, vida de educação-trabalho, ambientes educacionais, professores e currículos, materiais didáticos, despesas educacionais, financiamento e indicadores de dados estatísticos sobre o acesso à educação, Comitê de Educação da OCDE, Centro de Investigação e Inovação Educativa (CERI), Programa para Avaliação Internacional de Estudantes (PISA) e Indicadores dos Sistemas Educativos (INES). Além disso, existem também o “Projeto Escolas Irmãs (UNESCO)”, o “Projeto sudeste do Mediterrâneo (SEMEP)”, que enfatiza o aumento da consciência ambiental “Programa Global”, os quais são projetos que estão em fase de implementação.

 

mapa_vermelho Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida da UE: A Turquia vem participando integralmente deste programa desde 2004 e um total de aproximadamente 65.000 pessoas foram beneficiadas durante este período. No contexto do programa existem os programas de “Comenius (Parcerias das escolas)”, “Erasmus (Ensino superior)”, “Leonardo da Vinci (Ensino Profissional)”, “Grundtvig (Educação de Adultos)” e “Programa de Parcerias”.

 

Fonte: Direção Geral de Imprensa e Informação do Primeiro Ministério da Turquia, 2010