O País
Localização geográfica e política: Por está localizada no ponto de interseção dos continentes Ásia, Europa e África, a Turquia se transformou, do ponto de vista geopolítico, em um dos países mais estratégicos do mundo. Por possuir a rota mais curta de passagem intercontinentais, o país é a única ponte entre as civilizações do ocidente e oriente. Como importante centro de comércios e rotas de migrações na Turquia encontramse ao leste: a Geórgia, Armênia, Azerbaijão e Irã; No oeste: a Bulgária e a Grécia e ao sul Síria e o Iraque. A Turquia é banhada por três mares: Mar Negro, Mar Mediterrâneo e o Mar Egeu. O Mar de Mármara e os estreitos de Çanakkale e Istambul, são as preciosidades naturais da geografia deste país. A Turquia é membro de várias organizações tais como: as Nações Unidas, o Conselho Europeu, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Economico (OCDE), a Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), a Organização Mundial de Comércio (OMC), a Organização da Conferência Islâmica (OCI), a Organização para a Cooperação Economica no Mar Negro (OCEMN), a Organização de Cooperação Economica (OCE) e também faz parte das negociações para adesão integral à União Européia (UE). Superfície e formas geográficas: A Turquia está localizada entre os 36º e 42º de Latitudes Norte e 26º e 45º de Longitude Leste. Com uma área de 783.562 km², a Turquia possui uma superfície terrestre maior do que todos os seus paises vizinhos, exceto pelo Irã, e maior do que todos os paises europeus exceto pela Fedeção Russa. Um total de 3% de suas terras que estão localizada na Europa são denominadas Trakya (Trácia) e 97% das suas terras que estão localizadas na Ásia, são denominadas Anatólia. Existe uma diferença de tempo de 76 min. do leste ao oeste do país. A extensão territorial da Turquia é de 2.875 km e sua costa litorânea mede 8.333 km.
A Turquia que, do ponto de vista geológico, possui superfícies de todas as formas e idades, é um país elevado e montanhoso; com uma altitude média de 1.132 m, e possui a superfície mais alta do continente asiático cuja altitude máxima é de 1.010 m. O Norte e Sul estão circundados por altas montanhas. Ao norte as montanhas da Anatólia do Norte e ao sul as montanhas Taurus determinam o caráter de sua altitude. O cume Kaçkar, que é o ponto mais alto das montanhas da Anatólia do Norte, é seguido pelas montanhas Ilgaz e Köroglu. Na região de Marmara estão situadas as montanhas Uludag, Tekirdag, Samanli e Istranca; na região do Egeu as montanhas Kozak, Yunt e Aydin; na região da Anatólia Central as montanhas Kizildag, Idris, Elma, Hasan e Ayas; na região da Anatólia Sudeste as montanhas Karacadag, Raman e Sof. As montanhas Nemrut, Alacadag e o Monte Agri, com seus 5.137 m de altitude, possui o pico mais alto da Turquia, e juntamente com o vulcão inativo Monte Süphan, estão localizados no leste da região Anatólia. Na Turquia existem muitas planícies férteis. As mais importantes são as de Bafra, Çarsamba e Merzifon na região do Mar Negro, a de Konya na região da Anatólia Central, a de Çukurova. na região do Mar Mediterrâneo, a de Musno sudeste da Anatólia e as de Bakirçay, Gediz, Büyük e Küçük Menderes na região do Egeu. A Turquia esta localizada na zona que se estende dos Alpes ao Himalaia, que é uma das mais proeminentes falhas sísmicas do mundo e, por isso, sofreu desde 1939, ao longo da falha da Anatólia do Norte, com oito devastadores terremotos. Rios e lagos: Os rios que deságuam no Mar Negro são: Sakarya, Filyos, Bartin, Yesilirmak, Kizilirmak e Çoruh. Os riachos Susurluk e Gönen deságuam no Mar Marmara; Os rios Bakirçay, Gediz, Büyük Menderes, Küçük Menderes e Meriç deságuam no Mar Egeu; Os riachos Dalaman e Manavgat, os rios Aksu, Göksu, Seyhan e Asi deságuam no Mar Mediterrâneo.A Turquia é um país rico em rios e lagos. A Bacia do Mar Negro é a bacia mais vasta e é para lá que se dirigem os rios que possuem grande potencial de produção de energia. Os rios Aras, Kura, Arpaçay, Firat (Eufrates), Dicle (Tigre) e Çoruh nascem na Turquia e deságuam nos mares de países estrangeiros. Os 1.263 km do Firat (Eufrates) e os 523 km do Dicle (Tigre) estão localizados na Turquia. Estes dois rios que continuam seus cursos, em maior parte nos países estrangeiros, deságuam no Golfo Pérsico.
A Turquia possui grandes e pequenos lagos naturais assim como barragens. Aproximadamente 11% de sua superfície é coberta por lagos e pântanos. A maior parte destes lagos encontramse nas regiões de Marmara, Anatólia Central, Anatólia do leste e na região do Mediterrâneo. O maior dos lagos naturais, com uma área de 3.800 km² e 451 metros de profundidade, é o lago de Van, na Anatólia do Leste. gos Erçek, Çildir e Hazar também encontramse na Anatólia do leste, que é considerada a região mais rica em lagos. Os lagos principais que se encontram na “Região dos lagos” nas Montanhas Taurus Ocidentais são os lagos Egirdir, Beysehir, Acigöl e Burdur, que possuem águas amargas. Nos arredores do Mar de Marmara estão situados os rios Sapanca, Iznik, Ulubat, Manyas, Terkos, Küçük Çekmece e Büyük Çekmece. Os Lagos da Anatólia Central, não são profundos, mas são muito salgados. Os lagos Aksehir e Eber juntamente com o Lago de Sal, que é o segundo maior lago do país, estão situados nesta região. Clima: A Turquia está localizada numa zona de clima temperado, e por isso é possível apreciar as quatro estações do ano e diferentes climas simultaneamente. Apesar de estar numa faixa de clima temperado, a Turquia é influenciada também pelo clima mediterrâneo, com os seus verões secos. Mas se separa das regiões subtropicais secas devido à abundante quantidade de água que recebe por sua posição na bacia hidrográfica do Mediterrâneo oriental e montanhas altas. Aém disso, podemos observar significativas diferenças climáticas existentes entre as regiões devido à distância e altitude do nível do mar e a existência de elevadas montanhas. Nas regiões do Mediterrâneo e Egeu e no sul da Região de Marmara, onde se destaca o clima mediterrâneo, os meses do verão são quentes e secos e os invernos temperados e chuvosos. Na região do Mar Negro predomina um clima marítimo mais moderado e chuvoso. Nas regiões interiores encontra-se um clima de estepe com os meses de verão quentes e pouco chuvosos e os invernos frios e com neve. Na região da Anatólia do Leste os meses do verão são frescos e os meses do inverno muito frio e com neve. Na região Sudeste os meses de verão são quentes e secos enquanto que no inverno não faz muito frio.
Fonte: Direção Geral de Imprensa e Informação do Primeiro Ministério da Turquia, 2010 |