Região de Marmara

pag028A Região de Marmara, que se encontra no ângulo nordeste da Turquia, com uma área de 72.845 km², abrange 9.32% das terras do país. As regiões vizinhas ao Mar Negro, Mar de Marmara e Mar Egeu, ligam as terras da Ásia e Europa através dos estreitos de Istambul e Çanakkale (Dardanelos). As Ilhas Bozcaada e Gökçeada (Imroz), que se encontram na costa do Mar Egeu, também fazem parte desta região.

Segundo pesquisa do ADNKS de 2009, com a pressão migratória, a população da região aumentou para 21.384.145. Desta população 19.315.564 residem em áreas urbanas e 2.068.581 residem em áreas rurais.

A região de Marmara, compreendendo o eixo Istambul-Bursa-Izmit, é o centro industrial da Turquia. Entre os produtos industriais produzidos na região, tais como alimentos industrializados, têxteis, roupas confeccionadas, cimento, papel, produtos petroquímicos, automóveis e peças de reposição, objetos metálicos e elétricos, transportes ferroviários e navios estão cotados como principais. Nesta região, a indústria e comércio assim como a agricultura e o turismo são importantes fontes de subsistência.

A região tem um privilégio distinto pelo fato de que as rotas terrestres e marítimas encurtam a distancia que liga a Europa à Ásia e o Mar Negro ao Mediterrâneo dos que passam por aqui. Este fato possibilitou o desenvolvimento e enriquecimento desta área em todos os setores. Como uma região que acolheu ao longo dos séculos várias grandes civilizações, e que se orgulha de suas obras históricas, antiguidades e belezas naturais, esta área se tornou na cultura, arte e turismo um dos centros mais importantes do mundo.


pag029mapa_vermelho Istambul, uma metrópole universal: Com os seus lugares históricos, museus, palácios, muralhas, residências no Bósforo, belas paisagens e centros religiosos, os quais são uma herança de um passado de 8000 anos, Istambul é um elegante centro de tolerância que reúne a síntese de heranças culturais e civilizações. Esta grande cidade, a qual é a Capital dos Impérios, foi fundada pelos Megaras em 658 a.C. e após seu comandante Bizas Mander ficou conhecida pelo nome de “Byzantium”.

Istambul, é a maior cidade da Turquia em termos de população, economia, finanças, comércio e atividades culturais. Possui o maior aeroporto e porto de importação e exportação do país. Por isso é considerada o centro de conexão das linhas aéreas e marítimas internas e externas.

A península histórica que se estende entre o Mar de Mármara e o “Haliç” denominado “Corno de Ouro” é um autêntico museu ao ar livre com vestígios artísticos das épocas dos impérios romanos, bizantinos e otomanos dos quais para cada um destes serviu como sede da capital.

pag030aO Palácio de Topkapi, o qual foi o centro da autoridade política dos Sultões Otomanos  por 400 anos, hoje é um  Museu e chama a atenção de visitantes de todas as culturas por suas obras conhecidas por todo o mundo assim como as “Relíquias Sagradas” pertencente ao Profeta muçulmano Maomé na sua época.

Outro palácio imponente é o “Palácio de Dolmabahçe” construído sob o reinado do Sultão Abdülaziz, o qual é rodeado por 56 colunas e iluminado por um lustre de 4.5 toneladas. Mustafa Kemal Atatürk, o fundador da República da Turquia, faleceu neste palácio no dia 10 de novembro de 1938.

Em Istambul existem aproximadamente 500 mesquitas. A mais famosa delas é a “Sultan Ahmet Camisi” (Mesquita do Sultão Ahmet)  a qual  contém  seis  minaretes  e também é conhecida como “Mesquita Azul”. A praça “Sultan Ahmet” (Sultão Ahmet), onde se encontra a mesquita e a fonte pública, é um dos pontos principais de atração turística. A mesquita “Süleymaniye” construída pelo famoso arquiteto “Sinan” é uma outra obra importante que faz parte da paisagem de Istambul.

pag030bO Museu “Ayasofya” (Santa Sofia) construído em Istambul no século IV, na época do Imperador Constantino como basílica, é uma obra prima bizantina. Sua cúpula mede 55 metros de altura e 31 metros de largura. O museu Ayasofia,  em termos  de  superfície,  é   considerado  depois  das Catedrais de San Pietro, em Roma, St. Paul em Londres e Duomo em Milão, o quarto maior museu e o mais antigo destas obras religiosas. O Museu “Kariye” e a Cisterna “Yerebatan”, que possui 336 colunas construídas pelos bizantinos no século VI com o objetivo de abastecer a cidade com água, estão entre os magníficos monumentos históricos da cidade.

Podemos citar como exemplos típicos de outros museus e monumentos que se encontram na cidade: Os museus arqueológicos de Istambul, O museu “Atatürk”, o Museu “Sadberk Hanim”, o Museu dos Mosaicos, o Museu da Indústria, O Museu Naval e o Museu Judeu assim como as Torres de Leandro (Torre da Menina), e Torre de Galata, as Fortalezas “Rumeli” e “Anadolu”, as Fortalezas de Istambul.

pag031O “Gran Pazar” (Kapali Çarsi), construído no século XV, é um dos lugares mais visitados pelos turistas em Istambul. Nas aproximadamente 4000 lojas que se encontram na cidade, vende-se jóias, antiguidades, tapetes, souvenires de prata e cobre, vestuários de couro e camurça, gravuras de madeira e pérolas cravadas. Ao mesmo tempo pode-se encontrar uma rica variedade de especiarias no Bazar Egípcio (Misir Çarsisi), construído no século XVII, segundo as instruções da Sultana Hatice.

Istambul é também um centro de lojas modernas. Além dos grandes shoppings tais como Carousel, Ataköy-Galleria, Akmerkez, Capitol, Carrefour-SA, Profilo, Kule e Kule Çarsi, Kanyon, Istinye Park, Ikea e Cevahir; existem muitas áreas comercias das quais as avenidas Istiklal, Rumeli e Bagdat encontar-se as lojas mais finas da cidade.

pag032Istambul é considerada um dos principais centros culturais do mundo. Diversos festivais de cinema e música, óperas, balés, concertos, eventos esportivos, simpósios internacionais, conferências e concursos acontecem na cidade. O “Festival Internacional de Cultura e Arte”, que acontece anualmente nos meses de junho e julho, acolhe artistas famosos de todo mundo.

“Kilyos” e “Sile” são pequenas cidades de veraneio ao redor de Istambul conhecidas por suas lindas praias. Enquanto “Polonezköy” é um vilarejo, colanizado pelos poloneses no século XIX rodeado de florestas o qual podemos considerar como um lugar ideal para repouso. A Floresta “Belgrado”, a qual é um Parque Nacional, é conhecida como os pulmões de Istambul. Nesta floresta, vale a pena visitar o Arboretum de Atatürk e os aquedutos existentes desde a era Otomana. Em Silivri e Kemer, por outro lado, encontra-se extensos campos de golfe.


pag033mapa_vermelho Evoluções Culturais: Os Ministros de Cultura dos países  europeus, os quais  se reuniram em Bruxelas  em 13 de novembro de 2007, votaram e aprovaram oficialmente a proposta para Istambul, torna-se a Capital Europeia da Cultura (CEC). Além de Istambul, que será apresentada com o slogan de “Cidade de Quatro Elementos”, também foram selecionadas para CEC as cidades de Peç, na Hungria e Essen, na Alemanha.

Até o momento, a Turquia consegiu registrar as cidades de Istambul, Safranbolu, Bogazköy, Monte Nemrut, Xanthos-Letoon, Grande Mesquita e Hospital de Divrigi e a Cidade Arqueológica Tróia na lista de Herança Cultural Mundial, assim como Pamukkale e Göreme Kapadokya na lista de ambas as heranças culturais e naturais.

 

pag034mapa_vermelho Kocaeli-Sakarya e a Tumba de Anibal: Kocaeli é uma cidade industrial rodeada por plantações de frutas e verduras. A cidade era conhecida desde a era romana como “Nicomedia” e seus arredores são repleto de obras históricas remanescente da era Otomana. Hereke é uma lugarejo da cidade, famosa pelos seus tapetes. Enquanto Gebze, localizada nas costas Norte do Mar de Marmara, possui uma grande rico patrimônio histórico, dos quais inclusive po-demos encontrar a tumba do famoso Comandante Cartaginês Aníbal. Sakarya, é também um centro industrial que comporta extensas planícies e terras férteis para agricultura.

 

pag035mapa_vermelho Trakya, Campos de Girassol e o Paraíso dos Vinhedos: As terras férteis de Trakya, as quais constituem a parte européia da Turquia é, geralmente, coberta de Campos de Girassol e Vinhedos. Aqueles que vêm da Europa e entra na cidade de Edirne, a porta ocidental da Turquia, encontra-se, em primeiro lugar, com a Mesquita Selimiye, a qual é uma obra prima da arquitetura turca. As famosas e tradicionais lutas Kirkpinar são organizadas anualmente nesta cidade em um campo arborizado chamada Sarayiçi Tekirdag, localizada ao oeste de Trakya (Trácia), com suas vastas praias e contendo belos exemplares da arquitetura Otomana, é conhecida por suas vinhas e festivais de vinho Kirklareli, com as suas riquezas naturais e históricas é a mais vasta cidade da Turquia nas terras européias. lgneada e Kiyiköy, localizadas na costa do Mar Negro, são conhecidas por suas praias de areia fina.



mapa_vermelho Marmara do Sul: Çanakkale, situada ao sul do Mar de Marmara, possui suas terras em ambos os continentes, Ásia e Europa, as quais estão ligadas pelo estreito do mes-mo nome. Os castelos Çimenlik e Kilitbahir, existentes do século XV, contribuem excepcionalmente para a beleza do Estreito de Çanakkale (Dardanelos). No extremo sul da península de Gelibolu, no Histórico Parque Nacional, foi construído um monumento (Monumento aos mártires de Çanakkale), com a altura de 42 m, em memória dos 80.000 soldados martírizados na batalha de Çanakkale e primeira Guerra Mundial. Exitem também nas proximidades monumentos pertencentes aos ingleses e franceses. Na Baía Anzac, localizada na costa de Ariburnu, lugar onde os soldados Anzac desembarcaram pela primeira vez, encontra-se erguido o “Monumento Anzac”, o qual esta escrito o discurso de Mustafa Kemal Atatürk sobre as batalhas de Çanakkale que, é um dos documentos imortais do humanismo.

pag037No nordeste de Çanakkale, cidades históricas se enfileiram de norte a sul. A 30 km sudeste de Çanakkale, esta localizada a histórica cidade de Tróia, famosa pelo seu cavalo de madeira e o lugar onde ocorreu a batalhas de Tróia, tal como mencionados no “Anatolia Bard”, épico Ilíade do poe-ta Homero. Mais ao sul de Tróia encontram-se alinhadas as cidades históricas de Neandria, Alexandria, Troas, Chryse e Behramkale e a antiga Assos. Na Acrópole de Assos, que está numa altitude de 248 m do nível do mar, encontra-se o Templo de Athena, construído no século VI A.C..

Balikesir, que é uma cidade importante da região de Mar-mara, é banhada ao norte pelo mar de Marmara e ao oeste é banhada pelo Mar Egeu. Bandirma, situada em Balikesir na costa do Mar de Marmara, possui  o segundo maior porto da região depois de Istambul. No sul de Bandirma, no nordeste do Lago “Manyas” encontra-se o Parque Nacional do Paraíso das Aves que é visitado, anualmente, por aproxi-madamente três milhões de pássaros de 239 espécies diferentes.

A costa de Balikesir está situada nos arredores do Golfo de Edremit na costa do Mar Egeu. A costa do Golfo Edremit, a qual é repleta de riquezas naturais e históricas, são cobertas de oliveiras. Segundo a mitologia, o primeiro concurso mundial de beleza foi realizado no Monte Kaz (Ida) ao norte de Edremit, onde se encontra o Parque Nacional. Paris, o filho do Rei de Tróia, viveu nesta montanha.

Akçay, Altinoluk, Ören e Ayvalik, que se localizam nos arre-dores de Edremit, com as suas belezas naturais e extensas praias, são cotadas como lugares de férias favoritos. As ilhas de Çamlik e Alibey (Cunda) são conhecidas tanto por suas belezas naturais como por restaurantes que oferecem menus ricos em especialidades de frutos do mar.

Bilecik, localizada nas terras irrigadas pelo Rio Sakarya, foi um importante centro da história Otomana. Neste lugar, foi estabelecido o Império Otomano em 1299. Ao leste da cidade, a 30 km, encontra-se Sögüt, famosa por suas cerâmicas e também lugar onde se estabeleceram as primeiras tribos turcas Kayi.

 

mapa_vermelho Bursa, “A Cidade Divina” cercada de verde: Segundo o poeta francês Henri de Regnier havia definido. Localizada, na encosta do Montanha Uludag, Bursa é a quarta cidade mais populosa da Turquia.

Bursa foi destacada pela UNESCO, entre as cidades euro-péias, como aquela que conseguiu preservar seu meio ambiente na forma mais original integrando a natureza, história, vegetação e a arquitetura e assim causando uma bela harmonia. Conhecida por suas sedas, toalhas e nascentes termais, é ao mesmo tempo uma grande cidade industrial. Particularmente as indústrias automotivas e têxteis são muito desenvolvidas. No sul da cidade onde se concentram as obras históricas da era Otomana, encontra-se o Parque Nacional de Uludag, um Centro ideal para os esportes de inverno. Çekirge é um dos mais antigos bairros da cidade e é conhecido como centro termal de Bursa.
lznik foi uma importante área residecial nas eras romanas e bizantinas e manteve esta característica mesmo na era Otomana. As mais belas arte de cerâmica mundial foram criadas pelos mestres otomanos neste lugar.

 

Fonte: Direção Geral de Imprensa e Informação do Primeiro Ministério da Turquia, 2010