Educação Informal
A educação informal é composta por todos os serviços educacionais oferecidos juntamente com ou em complemento à educação formal, para aqueles que nunca tiveram a oportunidade de ingressar no sistema de educação, bem como aqueles que estão em continuidade escolar ou mesmo aqueles que abandonaram a educação formal em qualquer nível. A educação informal é realizada através de centros de educação pública, centros de educação profissionalizante bem como através do sistema de educação à distância. Durante o ano letivo de 2009-2010, um total de 7.062.429 de pessoas participaram de cursos de educação informal. Esses cursos foram ministrados por 92.976 professores em 13.303 instituições.
Educação Pública: Os centros educação pública, dispersos por todo o país, oferecem a maioria das atividades das instituições de educação formal. Estes centros oferecem cursos voltados ao aprendizado da leitura e escrita, bem como oferece cursos profissionalizantes, culturais e sociais para pessoa de todas as idades e níveis de educação.
Estágio de Aprendizagem: O estágio para aprendizagem compreende a um treinamento oferecido aos estudantes que estão entre 14-19 anos de idade, os quais concluíram o ensino de primeiro grau e foram impedidos de ingressar no ensino secundário por diversas razões. Dependendo do ramo da atividade profissional, o estágio de aprendizagem pode ter a durabilidade entre 2 e 4 anos. Aqueles que completarem este treinamento podem submeter-se a exames de competência e os que forem bem sucedidos podem dar continuidade aos estudos por um período de 3 anos. Aqueles que concluíram a Formação de Aprendizagem, mas não continuaram com o estágio podem se submeter ao exame competência após cinco anos de prática profissional. Por outro lado, aqueles que não obtiverem sucesso no exame de competência estão desautorizados de operar seus próprios negócios ou mesmo de exercer sua profissão.
Fonte: Direção Geral de Imprensa e Informação do Primeiro Ministério da Turquia, 2010 |