Transporte
O setor das comunicações e de transporte, na Turquia ocupa o primeiro lugar em termos de investimentos públicos, com uma quota de 26% no período 2007-2013, com preços ainda de 2006, é um setor importante em investimentos de ativos fixos públicos. O setor de transporte, juntamente com o setor das comunicações, representa quase 12% do PIB. Transporte, armazenagem e atividades de comunicação constituem quase 15% de todas as atividades econômicas, comerciais e sociais. A contribuição anual do setor para o rendimento nacional da Turquia é de quase 53 bilhões de dólares. As rodovias lideram no transporte de cargas domésticas com uma quota de 92% e também no transporte de passageiros com uma quota de 95%.
Rodovias: A partir do final de 2009, o comprimento total de estradas na Turquia foi 64.318 km. A extensão da rede de autoestrada foi 2.100 km, a rede viária foi 31.270 km, enquanto as estradas do distrito foram 30.948 km. Sendo que 17.474 km dessa rede foram de pistas duplas. De fato, como resultado da localização geográfica da Turquia, a Rede de Transporte de Estrada turca tem um grande número de ligações com rotas oriundas da Europa e da Ásia e constitui uma parte importante das artérias internacionais. O comprimento do corredor internacional na Turquia é aproximadamente de 9.000 km. Os corredores internacionais que entram na Europa através da Turquia por Kapikule, lpsala, Aziziye atravessam os portões da fronteira de leste a oeste e chegam a Caucásia através dos portões da fronteira Sarp e Türkgözü, e no Oriente Médio através do Gürbulak, Kapiköy, Habur, Cilvegözü, Yayladagi, chegam aos portões da fronteira do leste. Além disso, as conexões com os portos de Mersin e Esmirna são feitas através de ligação rodoviária internacional. Enquanto isso, as empresas de transporte rodoviário internacional têm sido uma importante fonte de receitas em moeda estrangeira para a Turquia, num total de entre 1,5 e 2 bilhões de dólares por ano.
As Linhas Marítimas: As linhas de transporte marítimo continuam sendo dominantes no transporte de cargas internacionais. Navios turcos representaram 13% do transporte total das exportações e 15% das importações em 2009. Os valores correspondentes para os navios estrangeiros foram 87% e 85%, respectivamente. No final de 2009, havia 1.722 navios maiores que 150 toneladas brutas, registradas nas Frotas Marítima Nacional e Internacional turca, com uma capacidade total de transporte de cerca de 8 milhões DWT. Segundo o relatório da ISL, há um total de 636 navios turcos de 1000 toneladas brutas e sua capacidade de transporte total é de 8.592.000 DWT. Quanto à capacidade de construção naval, o total de estaleiros turcos subiu para 550 mil TPB, em 2002, este número aumentou para 3.410 mil DWT em dezembro de 2009. Existem 20 mil pessoas empregadas nesse setor. Em termos de encomendas de construção naval, desde janeiro de 2009, a Turquia ocupa a 11ª posição no mundo em termos de peso, e o 5º lugar em termos de quantidade. Em 2009, o valor de 1.820 milhões de navios do mar foram exportados.
Companhias Aéreas: Viação Aerea Turca (THY) começou a operar pela primeira vez em 1933 como uma empresa estatal e foi transformada em sociedade anônima com capital estrangeiro e doméstico em 1955. No início da década de 1990 as companhias aéreas privadas obtiveram permissão para realizar voos. Atualmente, existem 17 empresas que operam na Turquia, três das quais são operadores de carga. No final de 2009, o número de aeronaves de grande porte registrado pelos operadores companhia foi de 300, a capacidade de assentos atingiu 48.122 e a capacidade de carga chegou a 1.121.108 kg. Em 2009, 41 milhões de passageiros foram transportados em voos domésticos, 44 milhões em voos internacionais e 578 mil passageiros em trânsito. Quando comparados aos números de 2008, houve um crescimento de 14.4% nos voos domésticos, 1.4% em voos internacionais e 28.8% no trânsito. Um aumento de 10% é esperado em 2010. O setor da aviação civil turca também possui 61 empresas de táxi aéreo, 29 empresas de aviação geral, 12 empresas aeróstato, 33 empresas manutenção e reparação, 16 escolas de aviação e 14 organizações de treinamento de orientação. THY possui uma das frotas mais modernas do mundo e tornou-se uma companhia aérea de quatro estrelas em 2007. THY ocupa a 20ª posição mundial para a sua frota e foi agraciado com o prêmio de melhor companhia aérea do Sul da Europa. Em 2008, a THY possuía uma frota de 132 aviões, incluindo quatro aviões de carga. Em 2009, a THY voou para 156 destinos diferentes em todo o mundo, incluindo os voos domésticos e internacionais. Voos para mais 10 destinos internacionais foram lançados em 2009. Tendo transportado 25 milhões de passageiros em 2009, a THY tem planos para transportar 30 milhões de passageiros em 2010. Desde 2009, cinco companhias aéreas concluíram voos domésticos a partir de 7 centros para 45 destinos. No final de 2009, dos 45 aeroportos, dos quais 22 estão abertos para voos internacionais e domésticos, 23 dos quais estão abertos apenas para voos domésticos, 40 são operados pela DHM? (Direção Geral do Estado de Autoridade de Aeroportos). Os outros cinco aeroportos são Sabiha Gökçen operado pela HEA? Operações Aeroportuárias e Indústrias de Aviações Inc., Antalya Gazipasa operado pela TAV, Batman operado pela Administração Provincial Especial, Eskisehir operado pela Universidade da Anatólia e Çaycuma Zonguldak operados por Zonguldak Indústria privada de Aviação e Comércio Inc.
Ferrovias: Na Turquia, exceto para os metrôs da cidade e de calhas de luz, todo o transporte ferroviário são administrados pela Instituição de Ferrovias Nacional de República da Turquia (TCDD). A rede ferrovia existente é de 8.699 km, sendo que 8.257 km, são linhas principais e 442 km são de linhas secundárias. Juntamente com 2.306 km de linhas auxiliares, o comprimento total das linhas ferroviárias é de 11.417 km. 95% dessas linhas são operadas como uma única linha. Em 2009, 80 milhões de passageiros e 21.7 milhões de toneladas de carga, foram transportadas pela TCDD. A Manutenção e a reparação de estradas de ferro e superestrutura também são realizadas pela TCDD. Em consonância com os objetivos TCDD para aumentar o número de passageiros e a quantidade de transporte de cargas, projetos para o “Trem Rápido” começaram a ser implantados. Dentro desta perspectiva, com o projeto Ankara-Istambul Trem Expresso, o tempo de viagem entre Ankara e Istambul será reduzido de 7 horas para 3 horas e 10 minutos. O projeto de apoio Ankara-Eskisehir foi concluído e colocado em operação em março de 2009. Com o Projeto Ankara-Konya Trem Expresso, a duração total da viagem entre Ankara e Konya será reduzida para uma hora e 15 minutos e será possível viajar para Istambul a partir de Konya em menos de 3 horas e 30 minutos. Além disso, Com o Projeto destinado ao Trem Rápido Ankara-Sivas, a duração da viagem será reduzido de 11 horas para 3 horas. Os dois projetos mais importantes da TCDD são a melhoria da Gebze-Haydarpasa, linhas de transporte regional Sirkeci-Halkali, e a Ferrovia Tubo Passagem sob o Bósforo (Marmaray), que tem uma capacidade de carga de 75 mil pessoas, em cada sentido, todas as horas e 1 milhão de pessoas a cada dia. Este projeto irá reduzir a duração da viagem entre os dois lados do Bósforo em 4 minutos, e ligará a Europa à Ásia através da ferrovia subaquática, onde será integrado com outros sistemas de transporte e aumentará a quota do transporte ferroviário em Istambul, de 6.4% para 27.7%. Além disso, as fundações da ferrovia Baku-Tbilisi-Kars, que exige a construção de 76 km de ferrovias na Turquia e 29 km na Geórgia, foram estabelecidas em 2008. Este projeto está previsto para ser concluído em 2011. TCDD opera os portos de Haydarpasa, Izmir, Mersin, Iskenderun, Samsun, Bandirma e Derince, todos têm ligações ferroviárias. Todos estes portos estão sob privatização, exceto Haydarpasa. O porto de Mersin já foi entregue, e os processos de transferência continuam para os Portos de Izmir e Derince.
Dutos de Petróleo: Um total de cinco projetos de dutos de petróleo tem sido materializado, até os dias de hoje na Turquia que é um corredor energético entre a Europa e a Ásia. A Corporação de Petróleo Turca (TPAO) construiu o primeiro oleoduto de petróleo bruto da Turquia entre Batman e Dörtyol (Golfo do ?skenderun) em 1966. Este oleoduto, que tem uma capacidade de 3,5 milhões de toneladas ao ano e mede 511 km de extensão, transporta o petróleo bruto produzido em Diyarbak?r e Batman para o terminal Dörtyol. Oleoduto de petróleo Iraque-Turquia, que é o segundo e mais importante gasoduto internacional do petróleo bruto na Turquia, transporta o petróleo produzido em Kirkuk e em outras jazidas no Iraque até o Mar Ceyhan Terminal no Golfo de Iskenderun. Este gasoduto entrou em operação em 1976 e tem uma capacidade de 71 milhões de toneladas por ano. Tem 1.876 km de comprimento e consiste de duas condutas paralelas na Turquia, sendo um de 641 km e o outro de 656 km de comprimento, com 579 km do gasoduto remanescentes no Iraque. O Baku-Tbilisi-Ceyhan (BTC) O Projeto de Oleoduto de Petróleo que é o gasoduto terceiro, leva o petróleo bruto produzido no Azerbaijão, através da Geórgia até o Mar Ceyhan Terminal e, em seguida para os mercados mundiais por petroleiros. Este gasoduto tem 1.776 km de comprimento, 1.076 km dos quais estão localizados na Turquia. O oleoduto BTC entrou em funcionamento oficialmente em 13 de julho de 2006. A capacidade oleoduto bruto de Ceyhan-Kirikkale e de 447 km de comprimento, que é o gasoduto 4 e mercado dometis orientado é de 5 milhões de toneladas por ano. O Projeto de Oleoduto de Óleo Bruto da linha Samsun- Ceyhan, que é o gasoduto 5, foi implantado para o transporte de petróleo transportado de Samsun para Rússia e da bacia do Mar Cáspio, a Ceyhan. Esta linha foi planejada para ter 560 km de comprimento, com uma capacidade de 1,5 milhões de barris por dia.
Dutos de Gás Natural: As terras turcas acolhem muitos condutores de gás natural também. O Gás Natural da Anatólia Oriental é de quase 1.491 km de comprimento de Linha de Transporte Principal, que foi construído para transportar 10 bilhões de metros cúbicos de gás natural do Irã para a Turquia, tornou-se operacional em dezembro de 2001. Entretanto, o Gasoduto de Samsun-Ankara, a linha de transporte de Gás Natural construída para transportar 16 bilhões de metros cúbicos de gás natural a cada ano da Rússia para a Turquia, se tornou operacional em Fevereiro de 2003. O Oleoduto de Gás Natural do Azerbaijão e Turquia visa transportar 6,6 bilhões de metros cúbicos por ano de gás natural do Azerbaijão para a Turquia através da Geórgia. Além disso, o Turquemenistão, Turquia, Europa de Gás Natural Canalizado, transporta o gás natural produzido no sul do Turcomenistão sobre o Mar Cáspio para a Turquia e da Turquia para a Europa. Segundo o acordo assinado em 1998, este oleoduto transporta 30 bilhões de metros cúbicos de gás natural a cada ano, 16 bilhões de metros cúbicos para a Turquia e 14 bilhões de metros cúbicos para a Europa. Por outro lado, as redes de gás natural da Turquia e da Grécia foram ligadas umas as outras de acordo com o Projeto Anel de Gás do Sul da Europa, desenvolvido no âmbito do Programa INOGATE da Comissão da UE para o transporte de gás natural a partir de fontes como a bacia do Cáspio, o Médio Oriente, os países do Mediterrâneo do Sul e de outros produtores internacionais para a Europa. Este projeto foi concluído em 2007 e o gás começou a fluir para a Grécia. Entretanto, o trabalho que visa o alargamento do turco grego de Gás Natural Canalizado para a Itália através de um gasoduto do Mar Adriático está em andamento. Outra importante rota de transporte de gás natural para a Europa é um gasoduto através da Bulgária, Romênia e Hungria para a Áustria, que abriga grandes linhas de trânsito na Europa. Um consórcio de desenvolvimento do projeto consiste em Botas, Bulgargaz (Bulgária), Transgaz (Romênia), a MOL (Hungria) e Erdgas OMV (Áustria), foi criado sob o nome de “Nabucco Pipeline Company Estudo GmbH”. A empresa alemã RWE se juntou ao projeto em fevereiro de 2008 como o 6° parceiro. Um Acordo Intergovernamental (AIG) relativo ao projeto foi assinado em 13 de julho de 2009.
Fonte: Direção Geral de Imprensa e Informação do Primeiro Ministério da Turquia, 2010 |