
|
Agricultura e Pecuária
A Turquia é um dos países mais importantes do mundo em termos de produção agrícola, particularmente na produção de alimentos.
A produção de frutas representam mais de três quartos dos produtos de origem vegetal, onde o trigo é a principal cultura. Embora com variações a cada ano, a Turquia é o maior produtor mundial de damascos secos, avelãs e figos secos, o quinto maior produtor de grãos, algodão, tabaco, azeitonas, uvas secas, vegetais e frutas e o décimo maior produtor de trigo, cevada, amêndoas, frutas cítricas e de chá. As conveniências de infraestrutura que o Estado tem proporcionado para a irrigação e cultivo, tiveram um efeito significativo e positivo sobre o desenvolvimento do setor agrícola na Turquia e resultaram em considerável aumento da eficiência e produção. O mais importante desses empreendimentos de infraestrutura é o Projeto Anatólia do Sudeste. (GAP).
Na Turquia, pecuária e culturas para alimentação animal, inseminação artificial, produtos de origem animal da agricultura, pecuária e de água e a produção de leite são apoiados. Em 2009, apoio no valor de 896 milhões de dólares foi dado a este setor. A Turquia atingiu o nível das nações desenvolvidas no setor avícola. Ela está entre os 20 maiores produtores de carne de frango por ano no mundo. Apoio de Desenvolvimento Rural, sob a forma de subsídios para assegurar a integração da indústria da agricultura, começaram a ser prestados em 81 cidades. Além disso, a Lei de Seguro Agrícola foi adotada para compensar as perdas dos produtores afetados por desastres naturais. De acordo com o programa, que foi posto em vigor em 1 de junho de 2006, 50% das apólices de seguros de produtores são por conta do Estado.
Fonte: Direção Geral de Imprensa e Informação do Primeiro Ministério da Turquia, 2010 |
Em termos de tamanho de terras férteis, quase 29% das terras do país é composta de florestas, enquanto 35% são terras aráveis. Enquanto 18.4% da terra cultivada são irrigadas, 81.6% está seca. Os produtos plantados correspondem a 76% do total da produção agrícola, enquanto a pecuária tem uma quota de 24%.
Em 2009, as exportações de produtos agrícolas aumentaram para aproximadamente 11 bilhões de dólares. No mesmo ano, 5000 milhões de dólares foram pagos aos agricultores como apoio à agricultura.