Agricultura e Pecuária

A Turquia é um dos países mais importantes do mundo em termos de produção agrícola, particularmente na produção de alimentos.

pag294Em termos de tamanho de terras férteis, quase 29% das terras do país é composta de florestas, enquanto 35% são terras aráveis. Enquanto 18.4% da terra cultivada são irrigadas, 81.6% está seca. Os produtos plantados correspondem a 76% do total da produção agrícola, enquanto a pecuária tem uma quota de 24%.

A produção de frutas representam mais de três quartos dos produtos de origem vegetal, onde o trigo é a principal cultura. Embora com variações a cada ano, a Turquia é o maior produtor mundial de damascos secos, avelãs e figos secos, o quinto maior produtor de grãos, algodão, tabaco, azeitonas, uvas secas, vegetais e frutas e o décimo maior produtor de trigo, cevada, amêndoas, frutas cítricas e de chá.

As conveniências de infraestrutura que o Estado tem proporcionado para a irrigação e cultivo, tiveram um efeito significativo e positivo sobre o desenvolvimento do setor agrícola na Turquia e resultaram em considerável aumento da eficiência e produção. O mais importante desses empreendimentos de infraestrutura é o Projeto Anatólia do Sudeste. (GAP).

pag295Em 2009, as exportações de produtos agrícolas aumentaram para aproximadamente 11 bilhões de dólares. No mesmo ano, 5000 milhões de dólares foram pagos aos agricultores como apoio à agricultura.

 

mapa_vermelho Pecuária: A participação total de criação de animais de produção agrícola é de cerca de 25%. O seu objetivo é aumentar este número para cerca de 50% no médio prazo, de acordo com o “Programa de Reestruturação Agrícola”. O número  de cabeças de  gado totalizam aproximadamente 10 milhões de ovinos e cerca de 30 milhões de euros.

Na Turquia, pecuária e culturas para alimentação animal, inseminação artificial, produtos de origem animal da agricultura, pecuária e de água e a produção de leite são apoiados. Em 2009, apoio no valor de 896 milhões de dólares foi dado a este setor.

A Turquia atingiu o nível das nações desenvolvidas no setor avícola. Ela está entre os 20 maiores produtores de carne de frango por ano no mundo.

Apoio de Desenvolvimento Rural, sob a forma de subsídios para assegurar a integração da indústria da agricultura, começaram a ser prestados em 81 cidades. Além disso, a Lei de Seguro Agrícola foi adotada para compensar as perdas dos produtores afetados por desastres naturais. De acordo com o programa, que foi posto em vigor em 1 de junho de 2006, 50% das apólices de seguros de produtores são por conta do Estado.

 

Fonte: Direção Geral de Imprensa e Informação do Primeiro Ministério da Turquia, 2010