Região da Anatólia Oriental
A Região da Anatólia Oriental é a segunda maior região geográfica do país, esta ocupa 150.210 km² da superfície terrestre, abrange 19.18% do território nacional e faz fronteira com a Geórgia, Armênia, Nachicevan, Irã e Iraque. O Monte Agri, com altitude de 5.137 m é o maior monte da Turquia. O cume Resko (4.135 m) ,Monte Cilo e o Monte Süphan (4.058 m) estão localizados nesta região com uma altitude média de aproximadamente dois mil metros. De acordo com os resultados da ADNKS de 2009, a população total desta região é de 5.761.752 habitantes, sendo que 3.165.027 residem em zonas urbanas e 2.596.725 residem em zonas rurais.
Erzurum, a Fortaleza da Anatólia Oriental: Foi fundada nas encostas das Montanhas Palandöken cuja altitude do nível do mar é de 1.950 m e é a maior cidade e Centro Cultural do leste da Anatólia. A Universidade de Atatürk é um dos mais qualificados estabelecimentos de ensino superior da Turquia. A Mesquita escola com duplo minaretes (Minaret Madrasa), símbolo da cidade, remota da época seljúcida. A Mesquita Grande (século XII), Mesquita Lala Mustafa (século XVI) e o Caravançará de Rüstem Pasha, são as mais importantes obras históricas da cidade. Atualmente no Caravançará de Rüstem Pasha encontram se as oficinas de processamento das famosas pedras Oltu assim como as galerias que as exibem. O Monumento Aziziye, erguido para representar o heroísmo do povo de Erzurum durante a guerra Otomana-Russa de 1878, é um dos monumentos históricos mais importantes da cidade. As fortificações construídas para proteger a cidade, situam-se estrategicamente nos arredores das colinas. O edifício onde foi realizado o Congresso de Erzurum, em 23 de julho de 1919, foi transformado em Museu em memória deste evento. Estão entre os lugares históricos e turísticos de Erzurum: A estação de esqui de Palandöken, a 5 km ao sul de Erzurum, possui as mais longas e íngremes pistas do mundo. O lago e as cascatas de Tortum, a abissos abrutos, a Ponte de Çobandede, de 220 m, construída sobre o Rio Aras no século XIII pelos seljúcidas assim como os castelos de Pasinler e Oltu.
Erzincan, “Montanhas por Todos os Lados e Vinhas ao Centro”: As características geográficas de Erzincan são bem definidas pela expressão “Montanhas por todos os lados e vinhas ao centro” e é usada pelo povo desde os tempos antigos. O território da cidade, ao norte e ao sul é circundado por cordilheiras. A planície de Erzincan, que fica entre as montanhas, foi desde tempos antigos, berço de grandes civilizações. A uva preta chamada pelo povo de “Cimin Üzümü” dos vinhedos de Erzurum, é muito bem apreciada. O artesanato de cobre é bastante significativo e uma tradição que continua a ser mantida nesta cidade. Entre as obras antigas encontradas, podemos citar a Tumba e o Caravançará de Mama Hatun do século XIII; Altintepe, um importante Centro de Moradia da época da civilização Urartu (do século 1000 A.C.); a Fortaleza de Kemah (dos séculos XII e XIII); a Tumba de Melikgazi do mesmo século e a Mesquita de Gülabibey (do século XV) que se encontra em Tercan.
O Portão do Cáucaso: Kars é uma cidade denominada “Cáucaso, O Portão Oriental da Anatólia”. Foi fundada na costa leste do Rio Kars o qual deságua no Rio Arpaçay. Na cidade existem vários edifícios interessantes construídos pelos russos. Kars, após ser ocupada três vezes pelos russos (1828, 1855 e 1877), ficou sob seu domínio por aproximadamente 40 anos. A histórica fortaleza de Kars, símbolo da cidade, foi construída em 1152, na época do Saltukoglu Izzeddin Khan. No sul da Fortaleza encontra se a antiga Mesquita Kümbet a qual foi construída no século X como igreja dedicada aos 12 apóstolos. A mais importante cidade histórica dos arredores de Kars é Ani cujo foi construída no século X como cidade fortaleza, a capital do Reino de Bagradite. As muralhas que se situam nesta cidade, a Mesquita Ebul Menucehr, a Caravançará Seljúcida, a Igreja e os Banhos Seljúcidas são de uma beleza que valem a pena serem visitados.
Agri e a Arca de Noé: Agri, que está localizada na auto-estrada para o Irã, foi fundada numa altitude de 1640 m. O ângulo mais interessante da cidade, cuja história é muito antiga, é o Monte Agri mundialmente conhecido ora pelo seu aspecto imponente ora pela lenda de Noé. Este Monte que deu o nome à cidade e é constado como o monte mais alto da Turquia e da Europa medindo 5.137 metros de altura. Dogubayazit: É o município mais importante de Agri. O edifício mais majestoso do leste da Anatólia, o Palácio Ishak, localizase também nesta cidade. Em frente ao palácio situa-se o Castelo de Dogubeyazit, construído pela primeira vez pelos Urartios. O Castelo original foi construído em 1380, na época do Príncipe herdeiro Beyazit que lhe deu o seu nome. No distrito Diyadin de Agri, encontram-se as termais de Diyadin chamadas de Pamukkale do leste da Anatólia, ou seja, o “Castelo de Algodão”. Numa altitude de 3.542 metros acima do nível do mar, localiza-se o Monte Tendürek o qual é de uma beleza natural ideal para os amantes de fotografia.
Malatya, Falando em Damasco Lembramos de Malatya: A cidade que é irrigada por uma variedade de grandes e pequenos cursos de água, situa-se no centro de uma planície fértil onde se cultivam diversas frutas, especialmente o mundialmente conhecido damasco. Battalgazi é um importante centro histórico ao norte da cidade. O Castelo que também se encontra neste lugar foi construído, pela primeira vez, no século I D.C., pelo Imperador Titus e restaurado no século XII pelos Seljúcidas. Outra obra da época Seljúcida é a grande Mesquita Battalgazi a qual é o único exemplar da Mesquita Eyvanli na Anatólia.
Elazig, “Cidade de Lagos e Rios”: É uma cidade de lagos e rios repletos de belezas naturais em meio a vastas planícies circundadas por montanhas de cor púrpura. Harput é a cidade a qual o famoso viajante Hommaire de Hell menciona como “Verdadeiro Modelo de Cidades dos Contos de Fadas”. No verão, com as suas águas geladas e as vistas panorâmicas, é um lugar ideal para relaxamento. O distrito, com as suas obras históricas da época de Artukogullari, Seljúcidas e Otomanas, assemelha-se a um museu ao ar livre.
Tunceli, Recoberta por Bétulas: Com a sua rica fauna e flora, possui uma beleza diferente. O Parque Nacional do Vale Munzur é coberto por bétulas, cuja espécie no mundo, está em extinção. Em Tunceli, existem castelos, monumentos, mesquitas e colunas pertencentes a época de Assíria, Seljucidas e otomanos. A história desta cidade re-mota ao período dos Hitittas.
Bingöl: A cidade leva este nome por causa dos lagos glaciais da região. Após o devastador terremoto de 1971, com a construção de novos edifícios, esta cidade ganhou um aspecto moderno. Nas Montanhas de Bingöl, com o derretimento das geleiras, formaram-se inúmeros lagos glaciais. Além disso, encontram-se águas termais curativas e banhos turcos (hamam). O Centro de Esqui Bingöl-Yolçati é um dos lugares prediletos dos amantes deste esporte.
Mus, Altas Montanhas e Verdes Planaltos: Mus foi um lugar de grande destaque no decorrer da história turca. Seja por sua importância econômica ou por sua beleza natural, é um dos lugares mais atraentes do país. Malazgirt, o distrito por onde os turcos penetraram pela primeira vez na Anatólia, é um lugar magnífico.
Van, “Cidade das Belezas”: A cidade de Van localiza-se na costa sudeste do Lago Van, o maior lago da Turquia. No ano 1000 A.C. esta mesma cidade era conhecida como “Tuspa” capital do Estado Urartu. O Castelo de Van tem 1.800 m de comprimento na direção oeste-leste, 120 m de largura e 80 m de altitude, construídos pela primeira vez no século IX a.C. na época do Rei Urasto Sardur I. Van, também é famosa por seus tapetes colorido com tintas naturais e pelo desenvolvimento da arte de se trabalhar a prata. Por outro lado, a cidade é bem conhecida por seus gatos com olhos de cores dupla (um verde e outro azul) e pêlos longos, sedosos e abundantes. O lago Van tem 1.646 m de altitude, 3.800 km² de superfície, possui profundidade máxima de 451 m e contendo em suas águas grande quantidade de sódio. Seus peixes são sem gordura e deliciosos. A mais bela ilha do lago é a ilha Akdamar que é o primeiro lugar da região a dar as “boas vindas” a prima-vera.
Hakkari e suas quatro estações: Hakkari é a cidade mais montanhosa da Turquia, e lugar onde podemos apreciar as quatro estações do ano simultaneamente. Mesmo no verão o gelo das montanhas não se derretem. Por outro lado também existem diferentes lagos glaciais na região. As Montanhas Cilo-Sat com vista panorâmica espetacular, são as mais belas da região. O mais importante patrimônio histórico é o Madrasa Melikesat (escola superior de teologia), situada no centro da cidade. Esta com sua valiosa herança histórica é um grande exemplo da arquitetura do século XV.
Bitlis: É um dos centros mais importantes de produ-ção de tabaco na Turquia. Foi fundada num altiplano de aproximadamente 1.550 m de altitude. Nas encostas do Montanha Süphan, que é o segunda maior montanha da Turquia, situam-se florestas e lagos que deixam seus visitantes admirados. O Cemitério Seljúcida em Ahlat, um centro de habitação muita antigo da cidade, se destaca entre as maravilhas do mundo da arte.
Fonte: Direção Geral de Imprensa e Informação do Primeiro Ministério da Turquia, 2010 |