Belas Artes

A Direção Geral de Belas Artes do Ministério da Cultura e Turismo coordena a maior parte das atividades relacionadas às artes plásticas na Turquia. Além do envolvimento direto e indireto nas atividades nacionais e internacionais, relacionadas às belas artes, especialmente artes fonéticas e artes plásticas. Esta Direção Geral possui um acervo total de 32 instituições das quais são 6 orquestras sinfônicas, 14 coros, e 12 grupos artístico, bem como 3 museus de pintura e escultura, e 49 galerias de artes plásticas.

A “Sanayi-i Nefise Mekteb-i Ali” (Escola de Belas Artes), fundada por Osman Hamdi Bey em 1882, foi nomeada como: “Academia de Belas Artes”; Também foram nomeadas a “Academia Estadual de Belas Artes” em 1928, “Academia de Belas Artes” em 1964, “Universidade Mimar Sinan” em 1983 e a “Universidade Mimar Sinan de Belas Artes em 2003.

As competições de pintura, estátua e edição original de cerâmica, são organizadas dentro do contexto do Estado em Exposições de Estátua e Pintura, das quais 70 delas foram organizadas no país em 2010.

 

pag433mapa_vermelho Pintura: A arte da pintura, que começou a se desenvolver amplamente a partir da segunda metade do século XIX na Turquia, sob a liderança de Osman Hamdi Bey e pintores militares conhecidos como “comentadores de fotografias”, os quais percebendo aguçadamente a técnica da pintura ocidental, trouxeram uma perspectiva diferente para esta arte. Artistas como İbrahim Çalli, Hikmet Onat, Namik lsmail, Avni Lifij e Feyhaman Duran, que foram para a Europa para prosseguir os seus estudos na arte da década de 1910, ajudaram a pintura turca a adquirir as técnicas do impressionismo, assim como as interpretações simbolistas. Estes artistas, conhecidos como a “Geração 1914”, foram os primeiros professores acadêmicos a treinar os pintores da Academia de Belas Artes no período da Republica, assim, trilhando caminhos para os artistas turcos desta academia. Ali Avni Çelebi e Zeki Kocamemi, que eram conhecidos como os “indivíduos” foram os primeiros pintores que após a Escola de Hoffman, introduziram interpretações do impressionismo moderno na arte de pintura turca, e compartilharam com os seus  amigos:  Seref  Akdik,  Mahmut  Cuda, Hale Asaf, Muhittin Sebati, Refik Epikman, Cevat Dereli e o escultor Ratip Asir Acudoglu. Além disso, Zeki Faiklzer, Nurullah Berk, Elif Naci, Cemal Tollu, Abidin Dino, Sabri Berkel e o escultor Zühtü Müridoglu, que abriu novos horizontes a esse movimento, se uniram num grupo denominado “Grupo D” e seguiram em Direção das composições analíticas e abstrações enraizadas no cubismo.

Em 1937 O pintor e escultor francês Léopold Levy foi nomeado presidente do Departamento de Pintura Avançada da Academia de Belas Artes.

pag434Levy criou um novo sistema com os pintores de Grupo D. Enquanto os artistas Turgut Atalay e Mümtaz Yener pertencentes ao “Grupo Neo”, que foi estabelecido por seus estudantes, dirigiram-se para realidades sociais, Nuri İyem, o pintor da mulher de Anatólia, a partir do abstrato, dirigiu sua atenção para pinturas com favelas, greves e imigrações.

A pintura não figurativa, criada pelo “Grupo Neo” foi desenvolvida por artistas como: Mübin Orhon, Fahrünnisa Zeyd, Nejat Devrim, Lütfü Günay, Devrim Erbil, Özdemir Altan, Adnan Turani, Güngör Taner, Mustafa Ata e outros na década de 1950, enquanto que a pintura realista e social nos panoramas Çukurova de Duran Karaca, de telas Cihat Aral, foi propagada entre os artistas formados no ateliê Neset Günal Nese Erdok.

O “Onlar Grubu” (Grupo Deles), composto por Bedri Rahmi Eyüboglu e os artistas graduados em seu ateliê na década de 1950, unificaram as fontes tradicionais da arte da pintura turca, tais como: miniaturas, caligrafia, tapetes, carpetes e mosaicos, sendo todos eles combinados com interpretações contemporâneas. Enquanto Mehmet Pesen e Nedim Günsür estavam inclinados para as tradições, Orhan Peker, Leyla Gamsız e Turan Erol adicionaram o valor expressivo das cores  e tonalidade  no resumo  de  suas pinturas.  A  arte  de pintar foi um progresso significativo nos anos de 1980 e 1990. As alterações foram feitas nas telas, o realismo fantástico estava acima de tudo, e os artistas como Fikret Mualla, Avni Arbas, Burhan Uygur, Ergin İnan, Erol Akyavas, Burhan Dogançay e Utku Varlik alcançaram a fama internacional. Artistas como Gökhan Anlagan, Hüsamettin Koçan, Mehmet Gün, Mahir Güven, Alp Tamer Ulukiliç, İsmet Dogan, Mehmet Uygun, Altan Çelem, Selda Asal e Serhat Kiraz trouxe uma nova dimensão à pintura turca através das suas aplicações conceituais. Estes trabalhos pioneiros e experimentais foram apoiados pelo movimento “Novas Tendências”, que eram exposições realizadas durante o Festival de Arte de Istambul, o qual foi realizado pela primeira vez em 1977. Após a década de 1980, até os dias atuais, podemos encontrar obras de arte conceitual espalhadas em muitos lugares. Podemos citar como pintores famosos da atualidade: Zahit Büyükisleyen, İsmet Dogan, Serhat Kiraz, Zafer Gençaydın, Senol Yokozlu, Bedri Baykam, Tomur Atagök, Habip Aydogdu, Vural Yurdakul, Mustafa Ata e Güngör Taner.

Em 2009, o 9º Concurso de Pintura Sefik Bursali foi organizado em memória do falecido pintor Sefik Bursali.

 

pag436mapa_vermelho Escultura: Os artistas graduados pelo Atelie Osgan Efendi, juntamente com os artistas Nijat Sirel e Mahir Tomruk, são os primeiros escultores turco formados nesta área. Podemos citar como obras esculturais que refletem as características deste período: o Monumento da Liberdade de Canónoca, em Taksim-Istambul; Monumento do Parque Güven-Ankara de Hanak e Thorak, Monumento Krippell de Atatürk em Sarayburnu-Istambul e o Monumento de İyigün em Ulus-Ankara.

Grandes escultores turcos que também foram envolvidos e deram sua contribuição na construção de monumentos: Ali Hadi Bara, Zühtü Müridoglu, Nijat Sirel, Hakki Atamutlu, Yavuz Görey, Kamil Sonad, İlhan Koman, Hüseyin Gezer, Turgut Pura e Ratip Asir Acudoglu.

Em 1937, o escultor alemão Rudolf Belling foi nomeado Presidente do Departamento de Escultura na Academia de Belas Artes. Belling treinou muitos alunos até 1954. Os monumentos İnönü,  no Taslik Istambul Park, e do jardim da Faculdade de Agricultura na Universidade de Ankara pertencem a Belling.

Estes escultores formados pela Bellingwork, especificamente no expressionismo figurativo, fez um trabalho experimental em abordagens figurativas abstratas e não-figurativas, enquanto artistas como: Ali Hadi Bara, İlhan Koman, Mehmet Sadi Çalik e Turgut Pura, deram prioridade ao abstracionismo no seu trabalho.

Ali Hadi Bara e Zühtü Müridoglu foram os dois artistas mais influentes no periodo da República. Estes artistas receberam

importantes prêmios em concursos nacionais e internacionais, ensinaram na academia a partir de 1955 e foram também pioneiros no trabalho de construção de monumentos. Durante estes mesmos anos, İlhan Koman e Sadi Çalik estavam entre os escultores que iniciaram suas obras esculturais utilizando materiais de madeira e metal. Os escultores tais como Ali Teoman Germaner, Tamer Basoglu, Gürdal Duyar, Namik Denizhan, Kuzgun Acar, Füsun Onur e Semahat Acuner foram estudantes da academia durante o mesmo período.

Kuzgun Acar, que obteve o primeiro prêmio na Bienal de Jovens de Paris, em 1961, produziu interessantes exemplos de obras de gênero abstrato. Por outro lado, uma forte conexão começou a ser estabelecida com a arte mundial a partir de 1970. Entres os artistas que utilizaram diferentes técnicas e abordagens na arte da escultura podemos citar: Mehmet Aksoy, Ferit Özsen, Saim Bugay, Meriç Hazal Basol, Remzi Savas, Koray Aris, Bihrat Mavitan e Rahmi Aksungur.

 

pag437mapa_vermelho Cerâmica: A formação de “Arte Cerâmica” na Academia de Belas Artes teve início em 1930. Nos primeiros anos da República,  ceramistas também  foram enviados ao       exterior İsmail Hakki Oygar, Hakki Özer e Vedat Ar, os quais estavam entre os primeiros ceramistas a serem graduados em Paris, manusearam a cerâmicas de um modo diferente do conceito tradicional e se dirigiram para o trabalho original, quando retornaram ao país. O ceramista Füreya Koral estabeleceu o primeiro estúdio de cerâmica privado na Turquia e contribuiu para a formação de artistas como Bingül Başarir, Tüzüm Kizilcan e Alev Ebuzziya.

A primeira organização internacional em que artistas como İsmail Hakki Oygar, Füreya Koral e Bingül Basarir participaram conjuntamente em uma exposição, foi realizada em Praga no ano de1962 e os artistas foram premiados com medalhas de ouro.

Podem serem citados como proeminentes ceramistas que produziram trabalhos a nível internacional Nasip lyem, Seniye Fenman, Ayfer Karamani, Melike Abasiyanik Kurtiç, Hamiye Çolakoglu, Atilla Galatali, Ünal Cimit, Bingül Basarir, Beril Anilanmert, Candeger Fürtun, Erdinç Bakla, Tüzüm Kızılcan, Güngör Güner, Zehra Çobanli, Mustafa Tunçalp, Jale Yilmabasar e Tülin Ayta.

 

mapa_vermelho Fotografia: A crescente importância atribuída aos artistas e as artes em destaque através do incentivo de Atatürk, também se mostrou eficaz na arte fotográfica. Durante a época da República, podem ser citados como fotógrafos pioneiros de destaque: Cemal lsiksel, Nurettin Erkiliç, Selahattin Giz, Limasollu Naci, Sinasi Barutçu, lhsan Erkiliç e Baha Gelenbevi. Por outro lado o início da arte fotográfica turca, em termos de manifestação e real aquisição de identidade, tiveram lugar no início da década de 1960, especialmente com a nomeação de Ara Güler, selecionado por vários editores fotográficos, como um dos sete melhores fotógrafos do mundo em 1961 na Inglaterra; Foi a primeira indicação de que a fotografia turca começou a ocupar um lugar de destaque no mundo.

pag439Depois de 1960, a arte fotográfica turca começou a se destacar graças à força e eminência de artistas como: Ozan Sagdiç, Sitki Firat, Zeynel Yesilay, Gültekin Çizgen e Sahin Kaygun.  Atila Torunoglu,  Abdullah Biraderler,  Ahmet Saral, Arif  Hikmet  Koyunoglu,  Kutlug  Ataman,  Attila   Durak, Rahmizade Bahaeddin Bediz, Burak Gökhan Yolcu, Cenk Mirat Pekcanatti, Ceren Karaçayir, Coskun Aral, Doruk Çetin, Ebru Ceylan, Eleni Küreman, Göksin Sipahioglu, Haluk Çobanoglu, Nazif Topçuoglu, Mustafa Kapkin, Halim Kulaksiz, Reha Günay, Fikret Otyam, Semsi Güner, Sabit Kalfagil,İsa Çelik, İzzet Keribar, Sakir Eczacibasi, Cengiz Karliova, lsa Özdemir, İbrahim Demirel, Sami Güner, Mehmet Bayhan, İbrahim Göger, Çerkes Karadag, Nuri Bilge Ceylan, Ramazan Öztürk, Gökhan Demirer, Cengiz Engin, Orhan Cem Çetin, Merih Akogul, Tugrul Çakar, Merter Oral, Tansu Gürpinar, Necmettin Külahçi, Tahir Ün, Ugur Okçu, Reha Bilir e Tarik Yurtgezer, os quais são artistas que também merecem atenção por seus trabalhos.

Em 2003, com o estabelecimento da Federação Turca de Arte Fotográfica, um passo importante foi tomado em termos de organização artistica.

Com o objetivo de trazer novos trabalhos fotográficos para a coleção do estado e contribuir para o desenvolvimento da arte fotográfica através do Ministério de Cultura e Turismo, o Concurso de Fotografia envolvendo 14 Estados, que é realizado a cada dois anos, será realizado em 2010.

 

mapa_vermelho Caricatura: Durante os primeiros dias da República, Cemal Nadir Güler e Ramiz Gökçe, foram os dois artistas pioneiros mais renomados na arte de caricatura turca, durante o período conhecido como “Período Clássico da Caricatura”. A revista humorística de mais longa duração de humor da época foi a “Akbaba” (abutre), publicada por Yusuf Ziya Ortaç e marcou sua influência neste período através de sua poderosa equipe de desenhistas e exposição de diferentes conceitos.

Após 1950 o período Contemporâneo da Caricatura foi iniciado. “Marko Pasha”, a revista publicada por Sabahattin Ali e Aziz Nesin, juntamente com o desenhista Mustafa Uykusuz, foi considerada o trabalho de humor mais proeminente deste período.

pag440Os caricaturistas da geração de 1950, que trouxeram um novo conceito para a arte da caricatura, desenvolveram o humor dos desenhos animados, não com base em ensaios ou palavras. Divulgaram seu novo conceito também através de exposições coletivas, artigos, seminários e publicações de revistas de humor, tais como “41 Buçuk” (41 e meia), “Tef”  (Pandeiro),  “Dolmus”  (Microônibus)  e “Tas Karikatür” (Cariacaturas    de   Pedras).

Podem serem citados como famosos caricaturistas deste período: Turhan Selçuk, Nehar Tüblek, Ali Ulvi Ersoy, Eflatun Nuri Koç, Selma Emiroglu, Semih Balcioglu, Bedri Koraman, Altan Erbulak, Mustafa Eremektar, Sinan Biçakçioglu, Ferruh Dogan, Tonguç Yasar, Suat Yalaz, Yalçin Çetin e Oguz Aral. Depois de 1960 a arte do desenho animado  turco entrou em um período não muito produtivo, porém começou a renovar-se no início de 1970, como consequência a “Novo Desenho”  que  encontramos nos dias atuais, distanciou-se da expressão abstrata. Os desenhistas Cafer Zorlu, Zeki Beyner, Tan Oral, Nezih Danyal, Ercan Akyol, Erdogan Bozok e Orhan Özdemir, tornaram-se artistas de destaque entre 1960 e 1970, adotando o conceito desenhista da geração de 1950 e deram sua contribuição a partir de seus próprios entendimentos. Em 1971, a revista de humor semanal intitulada “Girgir”, gerido pelo Oguz Aral, foi nomeada “Avni” em 1989 e se tornou a terceira melhor revista de humor do mundo. Durante este período, prêmios foram conquistados em competições no exterior, caricaturas foram publicadas em jornais e revistas internacionais bem como exposições em álbuns, museus e competições nacionais e internacionais começaram a ser organizadas no país. O primeiro museu de caricatura foi fundado em 1975.

Após 1980, as mudanças de valores na sociedade foram criticadas e comentadas pelos artistas İsmail Gülgeç, Kamil Masaraci, Salih Memecan, Behiç Ak, Hasan Kaçan, Ergün Gündüz, Latif Demirci e Haslet Soyöz através do ensaio combinante das palavras com os seus desenhos.

pag441O Centro de Pesquisa e Aplicação da Arte caricaturistica, anexo da Universidade da Anatólia estabelecido em 2002, inaugurou um museu  com  um acervo de aproximadamente 2.200 obras de arte. Desde sua inauguração, este museu já realizou 40 exposições de famosos desenhistas nacionais e internacionais.

 

mapa_vermelho Artes Decorativas: As artes decorativas da Turquia, as quais foram transferidas da Ásia Central para   a   Anatólia,   ganharam  importância  nas  eras Seljúcida e Otomana, e alcançaram o período da República com uma acumulada experiência secular. O departamento de Artes Decorativas da Turquia foi estabelecido na Academia Estadual de Belas Artes em 1936, e iniciou seus cursos de formação em caligrafia, marmoreiro, miniaturas e design em azulejos etc. Atualmente, o departamento de educação de artes decorativas está localizado em três universidades nas cidades de Istambul e Izmir (Universidade de Mimar Sinan, Universidade de Marmara e Universidade 9 de Setembro). Além disso, através da Direção Geral da Academia de Belas Artes, vinculada ao Ministério da Cultura e Turismo, são organizadas diversas atividades com o objetivo de manter viva a tradição das artes decorativas. Desde 1981, Exposições de Artes Decorativas foram organizadas a cada dois anos, visando motivar os artistas desta área a exibir suas últimas criações, bem como, desenvolver uma síntese contemporânea nos seus trabalhos. Dentro deste contexto de exposição, vários concursos de artes foram realizados tais como: concursos de Caligrafia, Iluminação, marmorização, miniaturas e concurso de design em azulejo. Em 2009, 15 concurso deste gênero foram realizados na cidade de Ankara.

 

pag422mapa_vermelho Artesanato: O artesanato conta com o acúmulo de um  grande  número  de  civilizações,  que remanesceram na Anatólia e continuam presentes em uma nova síntese, mesmo depois do estabelecimento dos turcos. Portanto as origens do artesanato turco estão bem enraizadas e são de grande importância social, econômica e cultural. Os principais artesanatos que tem sobrevivido até a atualidade são os seguintes: Tecelagem (telas, tapetes, carpetes, roupas tecido, sumac, feltro), bordado (bordado de agulha e cordão dourado),  tricô  (picando,  rendas,  crochê,  tatting),  metais (jóias, artigos de vidro), esculturas de madeira, escultura de pedra (mármore jato e Magnesita) bem como bonecos e arte decorativa de couro.

 

pag443mapa_vermelho Caligrafia: Em geral, quando mencionamos sobre caligrafia envolvendo escritos, vem logo à mente os especialistas árabes. Esta arte evoluiu na sequência de um longo processo de desenvolvimento das letras árabes, decorrido entre os séculos VI e X.

Os turcos não contribuíram para o desenvolvimento da arte caligráfica por um longo tempo até o período Otomano, onde se destacaram brilhantemente nesta arte. O grande calígrafo Yakut-i Mustasimi da Anatólia teve grande influência através de seus trabalhos durante os séculos XIII e XV. Após as alterações das regras feitas por Sheikh Hamdullah e Mustasimi, a escrita árabe tornou-se mais flexível. Durante o século XVII, Hafiz Osman, em termos de estética, concedeu a escrita árabe a sua forma mais madura e todos os calígrafos a partir desse momento tornaram-se seus seguidores.

A arte de caligrafia turca manteve sua vitalidade até o século XIX, no entanto, no início do século XX, com a adoção do alfabeto latino em 1928, deixou de ser uma arte difundida e tornou-se meramente uma arte tradicional ensinada em instituições específicas.

O último grande mestre em caligrafia turca, Hattat Hamid Aytaç nascido em 1891, foi um dos pioneiros a introduzir a arte de caligráfica em gravuras, imagens, relevo em aço, bem como as técnicas de impressão de luxo, que foi utilizada em milhares de obras únicas existentes na Turquia e no mundo.

 

Fonte: Direção Geral de Imprensa e Informação do Primeiro Ministério da Turquia, 2010