Ciência e Pesquisa

Na Turquia, a principal instituição responsável pelas ciências, políticas nacionais e pesquisas é o Conselho de Pesquisa Científico e Técnico da Turquia (TUBITAK) o qual foi estabelecido em 1963. Por outro lado, o Conselho Superior da Ciência e Tecnologia foi estabelecido em 1983 é considerado de alta definição em termos de políticas e corpo consultivo. Além disso, existem inúmeras instituições no país, apoiando os esforços da D&P nas diversas áreas de especialidade.

pag368O principal objetivo do TUBITAK é desenvolver, motivar, supervisionar e coordenar as atividades de pesquisa e de desenvolvimento de acordo com os objetivos e precedências nacionais. Atualmente um total de 2.068 pesquisadores realizam trabalhos de pesquisas em 11 diferentes instituições do TUBITAK.

TUBITAK apoia o governo na formação de políticas científicas, tecnológicas e de inovação, oferecendo recursos para pesquisas da D&P realizados por universidades, bem como apoia os setores público e privado, através da implementação de uma variedade de projetos em áreas estratégicas e de seus institutos. Além disso, publica revistas científicas, organiza atividades sociais e científicas, assina acordos internacionais em matéria científica e tecnológica, oferece bolsas de estudos e prêmios para cientistas em formação.

Por outro lado, a Organização do Planejamento do Governo (DPT) tem o dever fundamental de elaborar, coordenar, e supervisionar “Os Planos de Desenvolvimento” por cinco anos, os quais incluem políticas, pesquisas, desenvolvimento tecnológico e inovação. Além disso, o DPT também fornece apoio financeiro aos projetos destinados a desenvolver as infraestruturas do D&P das universidades.

Entre outras importantes instituições públicas envolvidas em atividades com o D&P incluem o Ministério das Finanças, Subsecretaria do Tesouro e do Comércio Exterior (DTM), Departamento de Energia Atômica Turca (TAEK), Organização para o Desenvolvimento de Pequenas e Médias Empresas (KOSGEB), Conselho de Educação Superior (YÖK), Academia de Ciências da Turquia (TUBA), Fundação de Desenvolvimento Tecnológico turco (TTGV) e outros instituto públicos do D&P.

 

mapa_vermelho Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (BTY): O Conselho Superior de Ciência e Tecnologia (BTYK), em sua 17ª reunião realizada em 2008 renovou seus objetivos básicos, determinados em 2004, sobre as despesas relacionadas com os recursos humanos do D&P em sua 17ª reunião realizada em 2008, os quais são demonstrados abaixo:

Aumento da quota do D&P do Produto Interno Bruto (PIB) para 2% até o ano de 2013.

Aumento do número de funcionários em tempo integral, equivalente do D&P, para 150 mil funcionários antes de 2013.

O enquadramento estratégico de desenvolvimento realizado de acordo com as metas citadas acima foi estabelecido através de documentos tais como Política Nacional de Ciências e Tecnologia (2005-2010), Estratégia Nacional de Reabilitação (2008-2010) e Estratégia Internacional de Ciência e Tecnologia (2007-2010).

Através das Estratégias e Plano de Ação Nacional de Ciência e Tecnologia de Recursos Humanos, pretende-se melhorar, a quantidade, qualidade e formação profissional dos funcionários do D&P, bem como aprimorar a distribuição setorial e converter a Turquia em um centro de atração para pesquisadores internacionais. Para este fim, o Comitê de Coordenação de Pesquisadores Internacionais, que foi criado no final de 2008 e concluída sua missão no final de 2009, trabalhou na busca de soluções rápidas para facilitar questões tais como: autorização de trabalho/residência, promoção acadêmica e de direitos e deveres pessoal relativos aos benefícios de saúde e educação. As decisões que ainda não foram finalizadas durante esta gestão, foram repassadas para o Comitê de Coordenação de Recursos Humanos de Ciência e Tecnologia.

 

mapa_vermelho Apoio à Tecnologia e Inovação: TUBITAK apoia o D&P e as atividades inovadoras que contribuem para aumentar a capacidade de investigação e desenvolvimento Tecnológico bem como encorajar uma cultura de inovação e capacidade competitiva dos estabelecimentos industriais, com o objetivo de aumentar o poder econômico e social do país. Para atingir esta finalidade o TUBITAK elaborou programas de apoio dentro da estrutura da diretoria. Apoio aos Programas de Inovação e Tecnologia (TEYDEB). São eles: Programa de apoio aos projetos industriais e assistência as iniciativas de empresas de pequeno e médio porte KOBI, Programa de Apoio aos Projetos Industriais do D&P Internacional, Programa de Apoio aos Projetos de Mercados, Programa de Apoio Empreendimentos Tecnológico Focalizados para Inovação.

Em 2009, 412 milhões TL de recursos não reembolsáveis foi fornecido a partir das  fontes  financeiras  do  TUBITAK-DTM, no decorrer dos programas de apoio aos projetos do D&P das Empresas, na Turquia. O orçamento de 2009 desses programas de apoios a serem pagos, são de aproximadamente 345 milhões TL.

O orçamento realizado no período 1995-2009 indica que 4.752 empresas fizeram 10.161 pedidos de programas de apoio. Entre as petições, ficou decidido apoiar 6.122 destes projetos dos quais um total de 3.595 projetos foram concluídos com êxito. Os suportes para 1792 projetos e 553 propostas estão passando por um processo de avaliação.

 

pag371mapa_vermelho Programas de Apoio para Pesquisa: Dentro do departamento da diretoria dos Programas de Apoio à Pesquisa (ARDEB), 10 grupos de pesquisa foram formados com o objetivo de coordenar, direcionar, suportar, administrar, programar e avaliar as atividades acadêmicas do D&P, seguindo métodos distintos em acordo com princípios de ciências políticas  e tecnológica  da Turquia.  Estes grupos de pesquisas realizam seus trabalhos através 8 Programas de patente e obtêm apoio à patente também através de um programa que promove as aplicações de patente.

 

mapa_vermelho Sistema Pesquisador de Informação (ARB?S): No contexto visionário de 2013, foi criada uma rede dinâmica de aplicação, chamada Sistema Pesquisador de Informação (ARB?S), que serve para determinar recursos humanos que trabalham na área de ciências e tecnologia na Turquia. Existem aproximadamente 90.000 pesquisadores cadastrados neste sistema o qual esta se tornando mais aperfeiçoado e avançado através do decorrer do tempo.

 

mapa_vermelho Participação em Quadro de Pesquisas da UE: União Europeia “Programas-Quadro (PQ)” são importantes programas de apoio a projetos de instituições de pesquisa e desenvolvimento tecnológico da UE. A Turquia faz parte destes programas com o objetivo de cooperar com os países da UE nas atividades realizadas que favorecem a integração de ambos nos campos de pesquisas. A Turquia participou pela primeira vez no 6º PQ entre 2002-2006 e prosseguiu com o 7º PQ a ser realizado entre 2007-2013. O PQ-7, que é um programa mundial de maior investigação de caráter civil e prevê apoio aos projetos do D&P, nas áreas científicas e tecnológicas.

A tarefa de coordenação nacional do 7º PQ está sendo implementada pela UE-TUBlTAK “Quadro de Programa” de Coordenação Nacional (UKO). O valor dos orçamentos de projetos que a Turquia participou entre 2007-2009 no âmbito do 7º PQ é de aproximadamente 900 milhões de euros. Podem participar deste programa: Universidades, centros de investigação, estabelecimentos industriais, Pequenas e Médias Empresas (KOBls), instituições públicas e organizações não governamentais no país. Cerca de 8 mil pesquisadores e representantes do mundo empresarial participaram em 130 atividades organizadas em 2010 com o objetivo de informar essas instituições e organizações sobre o programa.

TURBO (Organizações de Pesquisas Empresariais da Turquia), é formada por TUBlTAK, TOBB, KOSGEB e tesk, com o objetivo de apresentar a capacidade  do D&P da Turquia na Europa,  desenvolver  a  cooperação  em projetos   concretos com instituições europeias em Bruxelas. E assim, futuramente TUBITAK irá permitir uma ampla participação das pesquisas da Turquia no mundo empresarial e em atividades organizadas em várias cidades da Europa, através da cooperação e participação entre os turcos do UKO nas pesquisas de campo bem como em pesquisa de massa na Europa.

 

mapa_vermelho Programas Bilaterais e Multilaterais de Cooperação: Os programas bilaterais e multilaterais de cooperação científica e tecnológica são realizados nos departamentos internos do TUBITAK. Os projetos de pesquisa conjunta são apoiados e controlados durante os acordos de cooperação bilaterais assinados com vários países e atividades tais como reuniões científicas, intercâmbio de especialistas e visitas de trabalho são financiados. A Turquia participa ativamente das atividades de vários programas europeus de investigação (COST, ESF, etc.), organizações regionais (KEI, APSCO etc.) e organizações internacionais (OTAN, UNESCO etc.).

 

mapa_vermelho Institutos de Pesquisas: A maioria dos institutos de pesquisas, afiliados ao TUBITAK, realizam atividades do D&P em colaboração com as universidades nos diferentes campos, tais como: meio ambiente, alimentação, energia, informática, tecnologias de defesa, espaço e astronomia. O TUBITAK-Centro de Pesquisa de Marmara (MAM) é o centro mais importante da  Turquia no campo da  investigação aplicada com sete institutos filiados à central. Além disso, existem vários instituições realizando trabalhos de pesquisas em diferentes campos.

 

pag373mapa_vermelho Contribuições para a Ciência Universal: A Turquia atingiu um nível respeitável nas Ciências e os cientistas turcos fizeram contribuições substanciais para a ciência universal.

Gazi Yasargil foi eleito “o homem do século”, pela Associação Americana de Neurocirurgia, para o período  após  o  ano   de  1950  e o mesmo também recebeu, em 2005, o Prêmio de Honra da Grande Assembleia Nacional da Turquia. Feza Gürsey é internacionalmente conhecido por seus trabalhos com teorias físicas, e Cahit Arf e suas obras constam nos livros de matemática e literatura com o Teorema de Hasse-Arf. Estes são apenas alguns dos proeminentes pesquisadores da ciência turca.

Alguns outros bem sucedidos cientistas turcos que receberam prêmios importantes, tanto no campo nacional quanto internacional. São eles: Cavit Erginsoy (física), Cemal Eringen (mecânica), Dilhan Eryurt (astrofísica), Sirri Erinç (geografia), Celal Sengör (geologia), Münci Kalayoglu (medicina), Gündüz Ikeda (matemática), Bahattin Baysal (química), Semahat Geldiay (zoologia), Ekrem Akurgal (arqueologia), Metin And (história da cultura) e Halil ?nalcik (história).

Em 2009, TÜBITAK Ciência e TUBITAK-TWAS Especial Serviços de Prêmios e Incentivo e encorajamento TUBITAK-TWAS, distribuíram prêmios de incentivo. Engin Umut Akkaya, recebeu TUBITAK Science Award em Química, e Taner Yildirim TUBITAK recebeu prêmio especial em Física, graças ao seu trabalho no campo internacional.

 

Fonte: Direção Geral de Imprensa e Informação do Primeiro Ministério da Turquia, 2010