Região do Mar Egeu

A Região do mar Egeu, que constitui a parte ocidental da península da Anatólia, recebe e nome de adjacente ao Mar Egeu, possui uma superfície de 90.251 km² e ocupa 11.50% do território da Turquia.

Segundo os resultados dos ADNKS de 2009, a região conta, no total, com uma população de 9.517.153 habitantes, dos quais 6.882.805 residem nas zonas urbanas 2.634.348 nas zonas rurais.

A Região do Egeu, depois da Região de Marmara, classificase em segundo lugar em termos de industrialização. As indústrias têxtil, alimenticia, automotiva, peças de reposição, máquinas e outras organizações, encontram-se em Izmir; a indústria do óleo de cozinha está concentrada na região de Ayvalik e Edremit. Em Usak e Afyonkarahisar existem usinas de açúcar, enquanto que em Kütahya existem fábricas de açúcar e azoto. Em Izmir, Usak, Aydin, Nazilli e particularmente em Denizli prevalece à fabricação de tecidos de algodão. Denizli é o centro de produção e exportação de têxtil mais importante da região. Enquanto que as cidades de Usak, Kula, Gördes, Simav e Demirci são famosas pela produção de tapetes.

Afyonkarahisar, é conhecido pelo seu mármore e instalações de produção de mármores. A Salina de Çamalti, no Golfo de Izmir, é o centro mais importante de produção de sal da Turquia. Com as centrais térmicas de Soma, Tunçbilek e Yatagan e as centrais hidroelétricas de Kemer e Demirköprü, a região contribui consideravelmente para a produção de energia elétrica da Turquia. Em Aliaga, nas vizinhanças de Izmir, existe uma grande Refinaria de Petróleo.

O famoso historiador Herodoto, nascido em Bodrum, assim descreveu a região de Izmir: “Possui o mais belo céu e o melhor clima do mundo”.

mapa_vermelho Izmir, a pérola do Egeu: A “Bonita Izmir”, berço do famoso poeta épico Homero e um importante centro de turismo, arte, cultura, comércio e indústria.Bayrakli é o nome do primeiro assentamento de Izmir (3.000 anos A.C.). A cidade, depois dos anos 1.500 A.C. ficou sob a influência do Estado Hitita; no século IV A.C. Alexandre Magno mandou construir Kadifekale, uma fortaleza que  atualmente ainda  existe e reconstruiu a  cidade nas suas encostas. A cidade se destacou durante a era do Im-pério romano e após a era Bizantina ficou, mais tarde, sob o domínio Otomano.

pag040Em Izmir, a terceira cidade mais populosa da Turquia, é realizada anualmente a famosa Feira Internacional de Izmir.

Çesme é um dos lugares mais belos de Izmir e está entre os mais populares lugares de férias da Turquia. O magnífico Castelo de Çesme foi construído pelos otomanos no século XVI. O “Caravansarai” do Sultão Kanuni Süleyman, ao lado do Castelo que foi transformado em hotel, é também do mesmo século. Neste distrito onde o “yatching” é bem desenvolvido, realiza-se anualmente, um Festival Internacional de Música.

Ilica, perto de Çesme, é um grande centro termal: só na baía de Ilica encontra-se mais de 250 nascentes de água quente cujo é um fenômeno inigualável no mundo.

Sigacik, no sul da Península de Çesme, que é um centro importante de iatismo, é circundada por lindas baías. Nas vizinhanças de Sigacik localiza-se a antiga cidade de Claros onde encontram-se o “Centro de Fé Teos” e o “Templo de Apolo” dedicados a Dioniso, “deus do vinho”.

Foça, localizada ao norte de Izmir, é um importante centro comercial do mundo antigo e é um outro lugar apreciado para férias. Sabese, o povo de Foça, são conhecidos como bravos marinheiros e fundaram várias colônias comerciais no Mediterrâneo.

Bergama (Pérgamo), um dos condados de Izmir, é famosa não só na Turquia, mas no mundo inteiro. Asclepion, o maior e mais antigo hospital da história, encontra-se no leste deste distrito e é conhecido como um grande centro da cultura, arte e medicina do mundo antigo. Na entrada do hospital construído em nome de Asclepion, “deus da saúde” pode-se ver os relevos de serpentes, símbolo que depois veio a ser o símbolo da medicina. O ilustre médico Galen, de Bergama, exerceu sua profissão neste hospital. Os monumentos arquiteturais mais importantes do Distrito onde foi inventado, pela primeira vez, o pergaminho, encontram-se no “Acrópolis”. Aqui também estão: a Biblioteca, famosa pelos seus 200.000 manuscritos; os Templos Athena e Trojan; o Teatro mais vertical do mundo e enfim, a base do altar de Zeus, classificado entre as maravilhas artísticas do mundo.


mapa_vermelho A Região Continental do Egeu: Denizli, que é a segunda cidade da Região do Egeu depois de Izmir, encontra-se no interior da região. Demonstrando um grande desenvolvimento na indústria de tecelagem, a cidade e seus arredores possuem 40.000 teares. Por causa da sua ex-cepcional paisagem e de suas famosas águas termais, Pamukkale, desde a época romana atrai a atenção dos vários povos.     

pag041Nos arredores de Denizli pode-se encontrar várias cidades antigas como Laodicéia e Colossos. Güney, um dos distritos de Denizli, é conhecido pelos seus vinhos e cascatas, Buldan por seus teares e Çal por seus vinhedos.

Manisa, uma cidade localizada no oeste da Anatolia, rica em valores históricos e culturais, com setores industriais e agrícolas, recursos naturais e elevado potencial turistico. Influenciada pelas férteis planícies de Gediz, Manisa ocupa o terceiro lugar na produção agricola e é também rica em águas medicinais. “Festival de Mesir” é a primeira coisa que vem em mente quando ouvimos falar em Manisa. As festividades preparadas anualmente no mês de março têm suas raízes bem antigas. A “Pasta Mesir” feita com a mistura de 41 especiarias e que segundo a crença popular, curou a Sultana Ayse Hafsa, mãe do Sultão Kanuni Süleyman, é distribuída ao povo, pela varanda da Mesquita Sultan durante as festividades.

Sart é a cidade antiga mais imponente de Manisa. Sart, ca-pital do Reino Lidia que se situava no ponto de começo do famoso “Caminho dos Reis”, era um dos centros comerciais mais importantes da época. A moeda metálica, como valor comercial, pela primeira vez no mundo, começou a ser usada nesta cidade. O Templo de Artemis e o Ginásio restau-rado (século III D.C.) são os monumentos mais visitados da cidade. Também na mesma cidade podemos encontarar importantes obras tais como o Castelo de Manisa (Manisa Kalesi), Castelo Yogurtçu (Yogurtçu Kalesi), Mevlevihane e Spil Parque Nacional das Montanhas.

Kütahya, que se integrou com as obras de arquitetura Otomana, é conhecida por suas cerâmias. A casa onde residiu o herói popular húngaro Lajos Kossuth no século XIX, foi transformada no Museu de Kossuth.

Em Usak, famoso pelas tecelagens de tapetes, encontra-se muitas cidades antigas e obras históricas. Os tesouros de Cresus, mundialmente conhecidos, estão em exposição no Museu Arqueológico de Usak.

Afyonkarahisar foi fundada nas encostas de uma colina com uma fortaleza no topo. As obras históricas encontradas nos seus arredores estão expostas no Museu de Afyonkarahisar. A parte mais importante é composta por obras da era dos Frígios. Ao norte da cidade podemos encontrar Aslankaya, Aslantas, Maltas e Yilantas os quais são templos Frígios ao ar livre, em dimensões monumentais.


mapa_vermelho As Famosas Cidades das Épocas Antigas: As duas das sete maravilhas do mundo antigo estão no Sul da Re-gião do Egeu. Estas são o Templo de Artemis em Éfeso, na estrada para Selçuk e o Mausoléu do Rei de Karia, “Mausolos”, em Bodrum, construído no século IV A.C. Hoje apenas os restos da base do Monumento podem serem vistos. O Museu Arqueológico de Éfeso, em Selçuk e a Basílica de São João, o Castelo, a Mesquita de Isa Bey e a Mesquita Koca estão entre as obras que chamam a atenção dos turistas.

pag043Aydin, que se situa nas costas do Egeu, é circundada por antigas cidades tais como Tralles, Alinda, Alabanda, Nysa, Magnésia e Priene uma das primeiras cidades planejadas da História, Mileto, onde viveu o famoso matemático Tales, Didima, com o Templo Magnífico de Apollo, Heraclea e Afrodisias. As estátuas de mármore de Afrodisias que são as mais esplêndidas entre as antigas cidades, são mundialmente conhecidas. O Templo de Afrodite, o Odeon, os Banhos de Adriano, o Estádio, Agora, o Teatro e os Banhos teatrais são algumas das obras que se encontram na cidade.

Bodrum, que está no sul da península de mesmo nome, na costa do Egeu, é um importante centro de iatismo onde domina a “arquitetura branca”, o modelo Gulet, oferecido ao turismo desportivo do Mediterrâneo. Este modelo se originou em Bodrum e foi muito apreciado por todos os países do Mediterrâneo.

A Península de Datça é a península mais estreita e de longa extensão da Turquia que se estende no Egeu. Na ponta da Península encontra-se Knidos, a antiga cidade e centro de arte e cultura dos tempos antigos.

Marmaris, preferida por suas praias, passeios, cafeterias, restaurantes; Fethiye, conhecida pelas suas belezas naturais e Köycegiz com o seu lago adaptado aos esportes aquáticos onde se pratica o esqui, ciclismo, navegação com remo e com vela, são os lugares turísticos da cidade de Mugla conhecidos mundialmente.

 

Fonte: Direção Geral de Imprensa e Informação do Primeiro Ministério da Turquia, 2010