Cinema Turco

O documentário intitulado “A Demolição do Monumento Russo em St. Stephen”, filmado por Fuat Uzkinay em 1914, é considerado o primeiro filme turco. Por outro lado, o longa metragem “Casamento de Himmet Aga”, cuja gravação foi iniciada em 1914 e concluída em 1919, esta também entre os primeiros filmes daquela década. Durante o mesmo período, os filmes temáticos foram gravados juntamente com noticiários relacionados a Primeira Guerra Mundial.

Dramaturgo Muhsin Ertugrul, que começou a direcionar filmes através da primeira empresa cinematográfica privada, estabelecida em 1922, obteve uma grande influência sobre o cinema turco até 1950. Este mesmo autor dirigiu mais de 30 filmes durante sua carreira entre os quais se destacam o longa metragem “Atesten Gömlek” Camisa de Fogo (1923), que relata a Guerra da Independência Nacional e consta como o primeiro filme turco atuado por atrizes muçulmanas, sob a trilha sonora “İstanbul Sokaklari” (Nas Ruas de Is-tambul,1931) bem como o filme “Bir Millet Uyaniyor” (A Nação Está Acordando,1932).

pag464Durante este período, que durou até a década de 1950 onde apenas alguns filmes eram gravados por ano, a influência do teatro no cinema foi decisiva. No entanto o primeiro filme produzido com narração cinematográfica e livre da influência do teatro iniciou com o pioneiro Lütfi Akad. Akad, através da elaboração do filme “Vurun Kahpeye”, encerrou o “Período Teatral” e abriu novas perspectivas para “Período do Cinema”. Ainda nesta mesma fase, que durou até 1960, o aumento significativo da média de filmes gravados por ano foi elevado para 60. Consequentemente o Período pós-1960, sofreu uma grande transformação em termos de qualidade e quantidade. Cineastas como Atif Yilmaz, Metin Erksan, Halit Refig, Ertem Göreç, Duygu Sagiroglu, Nevzat Pesen e Memduh Ün, os quais abordaram problemas sociais em seus filmes, foram bem sucedidos e se destacaram em termos de temas, estilos  narrativos  e  typecasting.  Neste período, vários conceitos do cinema tais como “cinema público”, “realidade social” e “cinema nacional” foram relevantes.

O longa metragem (Susuz Yaz) “Verão Seco” (1964), gravado por Metin Erksan, cujo tema abordou realidades rurais, foi premiado no Festival de Berlim e tornou-se o primeiro filme turco a ser reconhecido a nível internacional. A partir da segunda metade da década de 1960, um total de 200 filmes foram produzidos anualmente. No entanto, estes filmes não obtiveram o mesmo sucesso em termos de qualidade e, consequentemente, enfrentaram uma grande crise. Além disso, a influência negativa dos programas de TV, ocorrida no final de 1968, também agravou consideravelmente a crise no setor do cinema.

 

pag465mapa_vermelho Após a década de 1970, os novos produtores tais como: Yilmaz Güney, Erden Kiral, Süreyya Duru, Zeki Ökten, Serif Gören, Fevzi Tuna, Ömer Kavur e Ali Özgentürk, que foram influenciados pelo estilo de cinema de Lütfi Akad, tentaram relacionar e refletir as várias questões da estrutura social na produção de seus filmes. Os filmes produzidos por estes diretores deram um novo conceito ao cinema turco. Após 1980, o cinema turco estabeleceu uma excelente reputação a nível internacional. Durante este mesmo período, vieram à tona filmes com abordagens psicológicas, bem como, questões sociais relacionadas aos direitos da mulher.

Depois de 1985, o cinema começou a ser avaliado pela geração mais jovem como um influente ramo da arte. As contribuições realizadas pelo Ministério da Cultura e Turismo, através da organização de competições de script, bem como eficazes pesquisas sobre curta metragens, especialmente nas universidades, resultaram no surgimento de uma geração de jovens intelectuais do cinema na Turquia.

 

mapa_vermelho A Nova Geração do Cinema Turco: A década de 1990, em termos de qualidade cinematográfica, consagrou-se como o período de maior sucesso para o cinema turco. Pode ser listados como principais fatores que transformaram e influenciaram a qualidade do cinema turco: O crescente número de Universidades que ofereceram cursos de Arte cinematográfica; O surgimento de produtores conscientes; A assistência prestada e as medidas e decisões tomada pelo governo para oferecer supor-te a este setor; a alta competição entre os setores do cinema e TV, bem como os êxitos obtidos a nível internacional.

No festival de Cannes, um dos festivais de cinema mais prestigiado do mundo, o diretor Nuri Bilge Ceylan, obteve o “Grande Prêmio do Júri” (2003), com o filme “Distantes” (Uzak), e também foi   contemplado   com   o “Prêmio de Melhor Diretor” (2008) com filme “Üç Maymun” (Três Macacos), enquanto que Fatih Akin obteve o “Prêmio de Melhor Roteiro” (2007), com o filme “As Margens da Vida” (Yasamin Kiyisinda).

pag466Diversos filmes receberam premiações em festivais nacionais e internacionais de Tunç Basaran, “İmdat ile Zarife” (Ajuda de Zarina) de Nesli Çölgeçen, “Hosçakal Yarin” (Adeus Amanhã) de Reis Çelik, “Eskiya” (Bandido) de Yavuz Turgul, “Üçüncü Sayfa” (A Terceira Pagina), “Kader” (Destino) e “Kiskanmak” (Ciúmes) de Zeki Demirkubuz; “Hamam”

(Banho Turco), “Harem Suare”, “Cahil Periler” (Fadas Ignorantes) e “Bir Ömür Yetmez” (Uma vida não é Suficiente)   de  Ferzan Özpetek; “Propaganda” de Sinan Çetin; “Salkim Hanimin Taneleri” (Os Diamantes de Salkim) e “Güz Sancisi” (As Dores do Outono) de Tomris Giritlioglu; “Mayis Sikintisi” (Problemas de Maio), “Uzak” (Distantes), “lklimler” (Climas) e “Üç Maymun” (Três Macacos) de Nuri Bilge Ceylan, “Günese Yolculuk” (Viagem ao Sol) e “Pandora’nin Kutusu” (A Caixa de Pandora) de Yesim Ustaoglu; “Karpuz Kabugundan Gemiler Yapmak” (Barcos de Casca de Melancia) de Ahmet Uluçay, “Duvara Karsi” (Em frente da Parede) e “Yasamin Kiyisinda” (As Margens da Vida) de Fatih Akin; “Riza” de Tayfun Pirselimoglu, “Takva” (Takva: O Medo de um Homem de Deus) de Önder Çakar; “Dondurmam Gaymak” (Meu Cremoso Sorvete) de Yüksel Aksu; “Babam ve Oglum” (Meu Pai e Meu Filho) de Çagan lrmak; “Mutluluk” (A Felicidade) de Abdullah Oguz, “5 Vakit” e “Hayat” (5 Vezes) de Reha Erdem e “Hayat Var” (Existe Vida), “Filler ve Çimen” (Gramas de Elefantes), “Cenneti Beklerken” e “Nokta” de Dervis Zaim; “Yumurta” (Ovo), “Süt” (Leite) e “Bal”  (Mel)  de  Semih   Kaplanoglu;  “Türev” (Derivado) de Ulas İnanç; “Eve Dönüs” (De Volta para Casa) de Ömer Ugur; “Beynelmilel” (Internacional) de Süreyya Sirri Önder e Muharrem Gülmez; “Gemide” (No Barco) e “Dar Alanda Kisa Paslasmalar” (Passos Breves em Area Estreita) de Serdar Akar; “Gitmek” (Ir) de Hüseyin Karabey, “Sonbahar” (Outono) de Özcan Alper; “Vavien” de Yagmur Taylan e Durul Taylan; “Uzak lhtimal” (Remota Possibilidade) de Mahmut Fazil Coskun; 11’e 10 Kala” (10-11) de Pelin Esmer; “Bornova Bornova” de Ünal Temelkuran, “lki Dil Bir Bavul” (Uma Língua e Duas Mala de Viagem) de Orhan Eskiköy e Özgür Dogan; “Çogunluk” (Maioria) de Seren Yüce. Estes filmes adicionaram novos conceitos ao cinema turco. Por outro lado, com o objetivo de abrir novas dimensões e perspectivas para este setor, sob a supervisão do Ministério da Cultura, muitos acordos foram realizados com diferentes países e contratos de cooperação foram assinados com organizações internacionais.

 

mapa_vermelho Cinema, Teatro e Espectadores: O cinema turco começou a atrair o público no início da década de 1950. Nesta época, as poucas salas de cinemas eram designadas a entreter as pessoas, mas com número crescente de filmes solicitados, houve consequentemente um aumento no número de cinemas e teatros especialmente ao ar livre. No entanto, o interesse por este setor diminuiu gradativamente, devido à agitação social e à crescente popularidade da televisão durante a década de 1970. Mais tarde, na década de 1980 com a influência adicional dos vídeos players, o espectador tradicional do cinema retiram-se para suas casas; consequentemente muitas salas foram fechadas e assim o cinema turco enfrentou graves problemas financeiros. Os filmes sócio-culturais produzidos após 1980 conseguiram atrair o interesse das massas e especialmente dos estudantes universitários.

Em 2010 o espaço concedido pelas 448 salas de cinema existente na Turquia, atingiu um total de 222.721 lugares. Em 2009, entre os 255 filmes exibidos, 69 deles eram filmes nacionais, que foram prestigiados por 19.000 espectadores. Por outro lado, o número de espectadores durante este mesmo  ano,  atingiu aproximadamente um  total de 37 milhões de pessoas.

 

Fonte: Direção Geral de Imprensa e Informação do Primeiro Ministério da Turquia, 2010