Comunicação

Na Turquia, o Ministério dos Transportes participa do setor das comunicações como o decisor político, a Agencia de Operações e Tecnologia de Informações participa como regulador e as empresas autorizadas participam como opera-dores. Em consonância com as tendências globais, a Turquia preferiu a privatização e a liberalização no setor das comunicações nos últimos 10 anos. Os primeiros serviços de telecomunicações foram separados do correio e os serviços de telegramas privatizados. No apoio de liberalização, em 2008, um concurso foi realizado para a terceira geração de serviços móveis e 3 operadores GSM existentes venceu o concurso. Até o final de 2009, havia 362 administradores autorizados, 17,7 milhões assinantes de telefonia fixa, 66,5 milhões de assinantes GSM e 6,5 milhões de assinantes de banda larga sem fios se beneficiando de Serviços de Trans-missão (ADSL e cabo). O Número de transferência de ser vi de telefonia móvel foi introduzida em novembro de 2008 e de transmissibilidade número em serviços de rede fixa foi introduzido em maio de 2009.

Na Turquia, grande progresso tem sido feito em termos de comunicações via satélite. O primeiro satélite turco, Turksat 1B foi colocado em órbita em 1994, em seguida, Turksat 1C seguido em 1996 e em 2001 Turksat 2A associou-se a estes. O satélite Turksat 3A, que foi enviado ao espaço em 13 de junho de 2008, completou seus testes de ensaio com êxito e que entrou em operação. Turksat 3A está servindo em uma vasta área da China para o Oceano Atlântico, aumentando a capacidade de satélite em 50%.

pag312Em 2004, a Turquia estabeleceu a Turksat Satélite Com uni e Operações Ltda., a fim de realizar serviços de satélites nacionais e internacionais. Turksat, tendo os direitos de posicionamento por satélite, administração e operação sobre uma grande área geográfica que se estende desde a Europa à Ásia, executa som, dados, internet, televisão e serviços de transmissão  de  rádio ao  longo dos  satélites.   Turksat  também   fornece  serviços   de  sistema  de sensoriamento remoto e informações geográficas de empresas do setor público e privado. Serviços de internet também são fornecidos por satélites turcos nas áreas onde não há conexão através de telefones fixos. Em 2008, a infra-estrutura técnica necessária foi estabelecida em cerca de 5.000 escolas de todo o país, a fim de fornecer conexões de internet VSAT. Sendo responsável por serviços de TV a cabo e Internet, Turksat serviu mais de 1,2 milhões de assinantes em 21 cidades, desta forma até o final de 2008.

Além disso, Turksat realiza instalação, administração e gestão do e-State Gate. Este projeto foi concluído temem com 22 serviços-piloto, que iniciou os serviços em dezembro de 2008. As transferências de dados de banda larga feitas por diversas instituições públicas no âmbito do projeto de estado são bastante econômica e segura sobre Turksat. A e-State Gate prestou mais de 170 serviços públicos a partir de março de 2010 e o número de usuários registrados ultrapassou 190 mil.

Enquanto isso, a rede TTnet foi estabelecida em todo o país em 1998 para o acesso à Internet. Atualmente o acesso confiável e rápido à Internet em todo o país para os presta-dores de serviços e usuários corporativos e individuais é fornecido pela rede. A rede TTnet atualmente abrange todos os centros provinciais e os grandes centros de tráfego intenso. Com essa rede, o acesso global é fornecido aos usuários através da TV a cabo e rede de dados, e uma infra-estrutura adequada foi preparada para fornecer serviços de recente desenvolvimento como multimídia de Rede Virtual Privada (RVP), bem como os serviços existentes, tais como correio, internet e notícias.

pag314Turkish Telecom é uma empresa de comunicação da Turquia e oferece uma ampla gama de serviços em todas as áreas de telecomunicação, a partir de telefones fixos para GSM e internet banda larga.

Todos os serviços de banda larga e incluindo voz, dados, Internet, ADSL, ISDN são fornecidos, até a lugares mais remotos, na Turquia. Por outro lado, os investimentos Previstos na infra-estrutura de cabos de fibra óptica continuaram em 2009 também.

Turkish Telecom está oferecendo conexão à internet e tráfego de trânsito de Internet para o Irã, Azerbaijão, Geórgia, Síria, Iraque, Egito e Arábia Saudita.

Em 2008, a Turkish Telecom prestou um serviço de videofone e começou a prestar serviços VDSL2 rápidos à Internet. No final de 2008, a Turquia ficou na 3ª posição entre os países europeus em termos de velocidade de Internet, utilizando a tecnologia DSL. Por outro lado, o trabalho está em andamento para definir, em média, 20 casas de internet totalmente equipadas em cada cidade do país.

O Correio clássico e os serviços de telegramas na Turquia são executados pela Direção Geral dos Correios e Enterprizes Telegram (PTT). Bem como fornecer um “Serviço Postal Urgente”,  “entrega  Porta  a   Porta”  e  parcela/serviços  de entrega de carga. A PTT também oferece serviços bancários nacionais e internacionais.

Em 2009, na Turquia, houve 1,1 bilhões de remessas de correspondência no país e 17,7 milhões de remessas de correspondência para o exterior. Atualmente, número de es-critórios online PTT que fornece automação chegou a 3,805 milhoes.

 

Fonte: Direção Geral de Imprensa e Informação do Primeiro Ministério da Turquia, 2010