Condenamos mais uma ação anticonstitucional do governo turco: A invasão e a ocupação ilegal do maior jornal da Turquıa - Jornal Zaman
  29.06.2016
Condenamos mais uma ação anticonstitucional do governo turco: A invasão e a ocupação ilegal do maior jornal da Turquıa - Jornal Zaman

Centro Cultural Brasil-Turquia (CCBT) condena veementemente ocupação agressiva e ilegal do governo turco do maior jornal do país, o Zaman, e declara estar extremamente preocupado pela perda de liberdade de imprensa na Turquia.

Na sexta-feira, 04 de março de 2016, o governo turco tomou o controle do Zaman, com uma decisão que claramente viola a liberdade de imprensa. Com a ordem do Presidente Erdogan, um promotor de Istambul nomeou três nomes como novos diretores e conselheiros do grupo do jornal Zaman.

Em outubro de 2015 havia sido feita a mesma operação contra grupo de mídia Ipek, que mantinha os jornais Bugun e Millet e emissoras de TV Bugun e Kanalturk. Na semana passada, em menos de 4 meses de ocupaçã, a empresa fechou suas portas. O objetivo da ocupação do Zaman é fazer o mesmo.

Algumas horas depois da ocupação do jornal Zaman, a polícia deteve 4 dirigentes do Boydak Holding, um dos 7 maiores do país que possui 41 empresas, emprega mais de 14 mil pessoas, exporta para 140 países, incluindo o Brasil e tem faturamente anual de mais de 6 bilhões de liras turcas (7,7 bilhões de reais). A alegação para deter esses empresários e ocupar o jornal Zaman é a mesma: ser ligado ao Movimento Hizmet, que o Governo turco alega ser um grupo terrorista. O Hizmet é um movimento cívico que inspira as pessoas. Os trabalhos inspirados no Hizmet são escolas, universidades, cursos de vestibulares, alojamentos, órgãos de mídia, centros culturais e centros de dialogo.

A tomada do jornal Zaman causou grandes protestos em Istambul e em outras partes da Turquia. A policia usou violência para impedir os protestos. As mulheres, as crianças e os idosos foram agredidos e submetidos a gás lacrimogêneo. Ver fotos abaixo.

Anistia Internacional, Freedom House e outras destacadas organizações de direitos humanos se manifestaram preocupados com essa ocupação. Freedom House publicou uma declaração descrevendo a tomada como uma "violação flagrante de tanto o estado de direito quanto a liberdade de imprensa”. Especialista da Turquia na Anistia Internacional, Andrew Garner, declarou que sua instituição está "profundamente preocupada" com a ocupação dos meios de comunicação na Turquia.

Nós, do Centro Cultural Brasil-Turquia (CCBT), estamos muito preocupados com que a Turquia vem sofrendo com as ações do governo turco. A tomada Zaman pelo governo é uma violação direta das liberdades garantidas na Constituição e de todos os valores democráticos. Muitos dos brasileiros que viajaram à Turquia nas organizações do CCBT haviam visitado a sede do Zaman e conversado com os jornalistas que hoje estão sujeitos à violência e ao risco de perder seus trabalhos.

As ações autoritárias e antidemocráticas do governo turco desde os protestos de Parque Gezi em julho de 2013 e o surgimento das corrupções em dezembro de 2013, estão tanto prejudicando a imagem da Turquia no mundo todo quanto afetando a vida dos turcos no país, com restrição de liberdades, e com polarização da sociedade.

Esperamos que as coisas comecem a mudar e a Turquia volte a ser o país que foi até esse período escuro começar a dominar o país.

Se você quer tomar uma posição mais forte sobre este assunto, assine a petição online no Change.org:
https://www.change.org/p/president-recep-tayyip-erdogan-condemn-turkey-s-crackdown-on-press-freedom?source_location=petitions_share_skip

Publicações sobre este assunto:

Na mídia brasileira:

Folha de SP
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2016/03/1746764-policia-invade-maior-jornal-da-turquia-por-criticas-ao-governo-do-pais.shtml

Veja
http://veja.abril.com.br/noticia/mundo/turquia-toma-controle-de-principal-jornal-critico-ao-governo

Revista EXAME
http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/turquia-coloca-sob-seu-controle-principal-jornal-do-pais

Terra
http://noticias.terra.com.br/policia-turca-invade-maior-jornal-do-pais,8913a07f86d8dd503cb2b10436cd9444o1v1bqiu.html

Na mídia internacional:

O jornal New York Times
http://www.nytimes.com/aponline/2016/03/04/world/europe/ap-eu-turkey-muslim-cleric.html?mwrsm=Facebook
http://www.nytimes.com/2016/03/05/world/middleeast/recep-tayyip-erdogan-government-seizes-zaman-newspaper.html

BBC
http://www.bbc.com/news/world-europe-35729114

National Press Club
http://www.press.org/news-multimedia/news/national-press-club-troubled-turkish-governments-seizure-leading-opposition-pap

Freedom House
https://freedomhouse.org/article/turkey-stop-crackdown-press

Anistia Internacional
https://www.amnesty.org.uk/press-releases/turkey-zaman-newspaper-taken-over-government-steamrolls-press-freedom

Instituto Internacional de Imprensa
http://www.freemedia.at/newssview/article/reports-say-turkey-moving-to-seize-another-media-group.html#.VtnS7ysa4t8.twitter

O Comitê para a Proteção dos Jornalistas
https://cpj.org/2016/03/istanbul-court-to-appoint-trustees-for-zaman-today.php