Centro Cultural Brasil-Turquia (CCBT) visita UNICAMP
  28.10.2015
Centro Cultural Brasil-Turquia (CCBT) visita UNICAMP

A Unicamp recebeu uma série de visitas de delegações de instituições estrangeiras em busca de novas cooperações internacionais.

Na sexta-feira (23), a universidade recebeu o presidente do Centro Cultural Brasil-Turquia (CCBT), Mustafa Goktepe, acompanhado de Yusuf Elemen, diretor executivo do centro e professor visitante da USP, e de Fatih Ozorpak, presidente do Centro Cultural Brasil-Anatólia. Eles foram recebidos pelo professor Luiz Cortez, Vice-Reitor Executivo de Relações Internacionais da Unicamp, e pelo professor Celso Morooka. Na pauta foram apresentadas as atividades do CCBT e as possibilidades de realizar atividades relacionadas ao intercambio acadêmico e cientifico com instituições turcas.                                   

Na segunda-feira (dia 19) esteve na Universidade a delegação da Universidade Monash, de Melborne, Australia. O grupo de visitantes era formado pelos professores Samantha Lipscombe, gerente geral do Serviço Acadêmico e estudantil; Emanuele Viterbo, pró-reitora de pesquisa; e  Larissa Gomez, representante do Escritório de Relações Internacionais e responsável pelo programa Ciência sem Fronteiras. Eles foram recepcionados pelo professor Celso Morooka, assessor da Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (Vreri) e professor da Faculdade de Engenharia Mecânica; e Marta Rodrigues, assistente para mobilidade de estudantes da Vreri. Também foi realizada uma reunião entre os membros da instituição australiana com professores e pesquisadores da área de engenharia elétrica e computação, coordenado pelo professor Paulo Cardieri, da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC). 

O objetivo da reunião foi aprofundar as relações já existentes entre as duas instituições. As relações entre a Unicamp e a Universidade Monash são recentes, mas bem avançadas. Acordos de colaboração já existem com a mobilidade entre estudantes da graduação, e podem ser ampliadas para a pós-graduação e ter avanços em relação a parcerias em pesquisas, em especial nas áreas de engenharias biomecânica, aeronáutica e nanotecnologia.

Ainda na segunda-feira (19) a Unicamp também recebeu a visita de Jay Ashby, professor associado de jazz do Conservatório de Música do Oberlin College, centenária instituição voltada para o ensino de música e artes localizada em Ohio, EUA. A visita foi em retribuição a uma missão da Unicamp que já havia visitado a instituição norte-americana a convite do Consulado dos EUA. O professor Jay Ashby foi recepcionado pelo assessor da Vreri, Celso Morooka, e pelos professores do Departamento de Música do Instituto de Artes (IA) Raphael dos Santos e Leandro Barsalini. A visita teve como objetivo sondar áreas de interesse em comum para uma possível colaboração mútua na área de música e artes. 

Na terça-feira (20) foi a vez de representantes da Universidade de Aberdeen visitarem a Unicamp. Localizada na Escócia, a instituição britânica esteve representada por Daniela Tolezano Madureira, da Faculdade de Ciências Físicas, e pelo professor Benjamin Kneller, membro da Escola de Geociências da universidade. A visita teve a intenção de discutir assuntos relacionados a acordos de colaboração nas áreas de ensino e pesquisa em diversas áreas. A delegação da Universidade de Aberdeen também se reuniu com professores da Faculdade de Engenharia Mecânica, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Faculdade de Ciências Médicas e Instituto de Geociências.

Fonte: unicamp.br