Editor-geral do jornal turco Zaman, enviou uma mensagem para colegas de profissão
  04.06.2015
Editor-geral do jornal turco Zaman, enviou uma mensagem para colegas de profissão

Nesta quarta-feira (3/6), Ekrem Dumanli, editor-geral do jornal turco Zaman, enviou uma mensagem para colegas de profissão de todo o mundo solicitando aos jornalistas de países democráticos que se solidarizarem contra a forte repressão à liberdade de imprensa na Turquia.

No comunicado, Dumanli comentou sobre o governo autoritário e a perseguição a jornalistas que tentam realizar um trabalho sério no país. "Devido às práticas autoritárias do governo, a liberdade de imprensa está ameaçada na Turquia. Jornalistas críticos são julgados por acusações vagas, como a de tentar derrubar o estado. Mensagens de mídias sociais são censuradas. Os jornalistas vivem presos atrás de seu jornalismo”, disse o repórter, que ainda ressaltou a atual pesquisa publicada pela Freedom House, na qual o órgão define a Turquia como um país "não-livre". 

Ao final da nota, Dumanli ainda pede que jornalistas de todas as partes do mundo se oponham à censura vivida no país. "Nos opomos a qualquer intervenção na liberdade de expressão. Pedimos aos países e organizações democráticas que condenem fortemente as ações do governo turco. Levante sua voz!", completou. 

Assista ao vídeo:

Fonte: www.portalimprensa.com.br