Festival Istambul Agora 2013 no SESC-SP
 
Festival Istambul Agora 2013 no SESC-SP

Festival “Istambul Agora 2013”, do SESC-SP, apresenta a música contemporânea da Turquia a partir de 16 de maio na unidade Pompeia

São mais de dez artistas de estilos diferentes, que vão do jazz ao eletrônico, do rock indie à música Sufi, e nomes de destaque no cenário mundial, como Kudsi Erguner, Mercan Dede, Karsu Domnez, Wonderland e os DJs Baris K e Jonny Rock.

Músicos comandarão workshops e encontros com o público e a programação também conta com shows na Virada Cultural de São Paulo

Kudsi Erguner Ensemble, mestre da música Sufi, eMercan Dede, um dos artistas do documentário “Atravessando a Ponte” (Fatih Akin)

Realizado pelo SESC São Paulo (SESC-SP), o festival “Istambul Agora 2013” apresenta entre os dias 16 e 26 de maio uma programação especial de showsna unidadePompeia, revelando o que há de maisatual na produção musical da Turquia.

São mais de dez artistas que abordam ritmos diferentes, que vão do jazz ao eletrônico, dorock indie a canções folclóricas, dofolk psicodélico à tradicional música Sufi Otomana. As apresentações acontecem no teatro e na choperia do SESC Pompeia, com ingressos de R$ 5 a R$ 20. Algumas das apresentações integram o calendário da Virada Cultural de São Paulo (18 e 19 de maio), com entrada gratuita.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

* 16/05 (quinta): Yansimalar

Teatro, às 21h, 12 anos.

* 17/05 (sexta): Insanlar + DJ Baris K

Abertura: DJ Thomash - alemão radicado no Brasil, fundador da festa Voodoohop.

Choperia, às 21h, 18 anos.

* 18/05 (sábado): Dj Baris K + Ayyuka + Wonderland

Participação do clarinetista Husnu Senlendirici e do baixista brasileiro Marcos Paiva.

Choperia, às 20h, 16 anos.

Grátis: este show integra a programação da Virada Cultural.

* 19/05 (domingo): Dj Baris K + Taksim Duo + Buyuk Ev Ablukada
Choperia, às 18h, 16 anos.

Grátis: este show integra a programação da Virada Cultural.

* 21/05 (terça): Kudsi Erguner Ensemble

Espetáculo ‘Cantos da Corte Otomana’.

Teatro, às 21h 12 anos.

* 22/05 (quarta): Kudsi Erguner Ensemble

Espetáculo ‘A Música Sufi Otomana’.

Teatro, às 21h, 12 anos.

* 23/05 (quinta): Mercan Dede Secret Tribe

Espetáculo ‘Sunrise’, com participação de dervixe rodopiante.

Teatro, às 21h, 12 anos.

* 24/05 (sexta): DJ Jonny Rock + Chadas Ustuntas + Gevende
Choperia, às 20h30, 18 anos.

* 25/05 (sábado): Karsu Donmez

Ambientação: DJ Thomash – alemão radicado no Brasil, fundador da festa Voodoohop.

Choperia, às 20h30, 18 anos.

* 26/05 (Domingo):Dj Jonny Rock + Mercan Dede Secret Tribe

Choperia, às 19h, 18 anos.

CONHEÇA OS ARTISTAS:

*Ayyuka – Em 2001, os amigos de escola Özgür Yilmaz (violão, vocal), Altan Sebüktekin (baixo) e Ahmet Kul (violão) juntaram-se a Alican Tezer (bateria) para montar o grupo Ayyuka (em turco, “revelação de um segredo”). Influenciada por vários estilos musicais e intensa improvisação, a banda mistura tendências do rock, do psicodélico ao punk, passando pelo Anatolian Rock.O segundo álbum “Kiraci Odalari” acaba de ser lançado.

*Baris K– Nome de peso em Istambul desde 1997, o DJ é conhecido na noite paulistana. Baris K ganhou notoriedade ao longo de 10 anos de carreira com a dance-music nas rádios Dinamo FM e Acik Radyo. Foi aclamado mundialmente por seus “Eurásia Mixes”, mixes originais do gênero turco, o “Anadolu Pop”. Atualmente, trabalha na compilação da próxima edição de CDs do Nublu Club e prepara um site sobre os diversos estilos da música turca.

*Buyuk Ev Ablukada– Um “bando de rapazes com barbas a fazer e algumas garotas bonitas”. É desta forma que a banda se auto define. Eles não tinham ideia do que aconteceria quando gravaram a primeira música no sofá de casa e a puseram na web, em 2007. Às vezes, se apresentam em dueto de  violões, em outras,  com os sete membros da banda, que usa apelidos e nunca revelou sua identidade. Desde 2010, todas as entradas de seus shows se esgotam, ainda assim, insistem em não usar os canais oficiais da música. Compartilham canções e vídeos pela internete acabam de lançar o primeiro álbum pela própria gravadora.

*Chadas Ustuntas – Violonista, multi-instrumentista, compositor e arranjador  para obras que transitam da orquestra clássica a canções folclóricas, do choro a trilha-sonoras. Turco radicado em Juiz de Fora (MG) ele apresenta seu primeiro álbum “Estações Brasileiras” e evidencia sua pesquisa de música de vários povos e sua busca pela verdadeira universalidade do som livre, sem fronteiras.

*Gevende – Com gênero que pode ser descrito como folk rock ou folk psicodélico, a música do Gevende não tem fronteiras, sua linguagem não pertence a nenhum lugar. É uma mistura imaginária ou uma imitação fonética de línguas do mundo, de modo que qualquer um pode encontrar uma palavra ou um som familiar.

*Insanlar– Fundada em 2010 pelo DJ Baris K, reúne artistas de diferentes gêneros,incluindo instrumentistas eletrônicos e tradicionais, além de dançarinos tribais. A banda improvisa sobre música tribal xamânica e danças da península da Anatólia/Cáucaso. O disco de estreia será lançado neste mês de maio.

*Jonny Rock– Rosto familiar nas noites londrinas de house music e disco, o DJ trabalhou na Phonica Records & Black Market Records durante os anos 2000 e foi guitarrista do projeto “Freaks”, de Luke Solomon. Influenciado pelas melodias místicas e  hipnóticas do Oriente, assim como  pelo ritmo calmo do funk psicodélico turco, em seus sets alternativos, conecta a antiga escola de house, underground disco e boogie vibes escavados na periferia de Istambul.

*Karsu Donmez– A jovem pianista e cantora turco-holandesa é a nova sensação do jazz/pop. Nascida em 1990, Karsu começou tocar piano aos 7 anos e cantar aos 14, no restaurante de sua família. Tem em seu repertório músicas em turco e inglês. Seu primeiro álbum, Confession, gravado em estúdio, foi lançado recentemente e é composto por músicas escritas pela própria artista.

* Kudsi Erguner –Considerado um mestre da música Mevlevi Sufi (nome dado à vida espiritual do Islã) e um dos principais flautistas ‘ney’ do mundo. É o único músico turco de sua geração que aprendeu as músicas tradicionais diretamente de seu pai, como pede o costume. Além disso, participou de reuniões de diversas confrarias sufis, seguindo os ensinamentos espirituais e musicais. Seu conjunto, Kudsi Erguner Ensemble, foi criado em 1979 com o objetivo de promover a música erudita otomana, assim como seus mestres vivos, e conta com prestígio mundial no gênero.Realiza um repertório abrangente de peças modernas e clássicas, que datam desde o século XIII. Trabalhou com nomes como Peter Brook, Maurice Béjart, Peter Gabriel e Robert Wilson.

* Mercan Dede – Um dos artistas mais criativos e originais na atual cena musical mundial, mistura sons analógicos, digitais e eletrônicos com toques pessoais para criar uma linguagem universal, capaz de agradar velhos e jovens, antigos e modernos, leste e oeste. Com seu Secret Tribe une pessoas de diferentes origens, idade e formação cultural, impressionando sempre o público com a energia explosiva que cria no palco. É um dos artistas abordados no documentário “Atravessando a Ponte – O Som de Istambul” (de Fatih Akin), que será exibido no CineSESC durante o festival.

*Taksim Duo– Hüsnü Senlendirici (clarinete) e Ismail Tunçbilek (baglama) são dois instrumentistas virtuosos, conhecedores da cultura cigana e naturalmente abertos a horizontes além dos do Bósforo. Sua música promove o encontro do ocidente e oriente. Enraizada na sua herança musical tradicional turca, também incorpora estilos como o clássico e o jazz ao seu repertório.

*Yansimalar– Um dos principais conjuntos de música instrumental da Turquia, Yansimalar (“reflexões” em turco) foi formada em 1990 por Aziz Senol Filiz e Birol Yayla. Com foco na simplicidade, na paz e na jornada interior, misturam instrumentos antigos, como o ney (precursor da flauta), e o tanbur (alaúde antigo do Oriente Médio), e modernos, dando origem a uma sonoridade única.

* Wonderland – Projeto do músico Ilhan Ershin, um dos jazzmen mais importantes da Turquia e proprietário do Nublu Club, de Nova York, do qual é o diretor artístico. Trabalhou com cantoras como Bebel Gilberto e Norah Jones, para quem compôs o hit “Thinking about You”. Em Wonderland, ele se apresenta com nomes do jazz e da música turca tradicional.

Karsu Donmez, nova sensação do jazz/pop, e o músico Ilhan Ershin, do Wonderland

WORKSHOPS E ENCONTROS COM MÚSICOS:

O festival Istambul Agora 2013 também traz em sua programação workshops e encontros dos artistas com o público. As atividades serão realizadas no SESC Pompeia e têm entrada gratuita, com retirada de ingresso com 1 hora de antecedência, na bilheteria.

Dentro da Virada Cultural, no dia 19, das 14h às 15h30, os músicos do Wonderland, junto com Husnu Senlendirici eMarcos Paiva, apresentam ‘Música Turca Para Músicos’, umaintrodução à música turca dirigido a todas as idades. Os participantes podem levar instrumento acústicos, de brinquedo ou mesmo improvisados (50 vagas). No dia 21, terça, das 16h às 18h, eles repetem a dose, mas desta vez, voltada para músicos interessados em conhecer os meandros da música turca e suas interfaces com o universo pop e jazzístico (50 vagas, para maiores de 16 anos).

Kudsi Ergunerrealiza o ‘Encontro Sobre a Música Clássica Otomana e Sufi’ para músicos, críticos e jornalistas especializados e o público em geral interessado em conhecer aspectos específicos da música sufi e da música clássica otomana, como a história, instrumentos, compositores, intérpretes, transmissão oral e escrita, sistema dos microintervalos e estruturas rítmicas. O encontro será em francês, com tradutor (300 vagas, para maiores de 16 anos).

FESTIVAL ISTAMBUL AGORA:

O SESC São Paulo (SESC-SP) apresenta o festival “Istambul Agora 2013”, projeto que surgiu no ano passado, com a proposta de apresentar a produção artística contemporânea da Turquia e chega agora a sua 2ª edição, sugerindo o intercâmbio entre a efervescência cultural de São Paulo e a complexidade política e histórica de Istambul, a maior cidade turca e a única do mundo construída entre dois continentes, a Ásia e a Europa.

Para o diretor do SESC, Danilo Santos de Miranda, “o projeto Istambul Agora 2013 traz um panorama pulsante, contemporâneo, de uma cultura milenar e fronteiriça, que se apoia na tradição e na modernidade, e apresenta ao público a atualidade de suas leituras do mundo por meio de linguagens universais”.

O festival teve abertura no dia 26 de abril com a exposição do artista turco Hüseyin Bahri Alptekin (Ancara, 1957 – Istambul, 2007) no galpão do SESC Pompeia. Com curadoria de Kiki Mazzucchelli e Camila Rocha, artista brasileira radicada na Turquia que foi casada com Alptekin, a primeira grande individual do artista no Brasil traz obras expressivas de sua carreira – entre fotografias, vídeos, colagens e instalações – que abordam os efeitos da globalização, imigração e situações de exílio. A exposição tem entrada gratuita e fica em cartaz até 9 de junho.

Além dos shows de música, a unidade Pompeia recebe espetáculos de teatro de sombras infantil entre os dias 18 e 26 de maio. Serão encenados “Karagöz, o Cantor”, com Vural Arisoy, “O Monstro de Lixo”, com oGrupo Kukla Istanbul, “Leyla e Mecnun”, com Emin Senyer, “TrêsEgoístas no Ponto de Ônibus”, com o  Teatro do Estado de Ancara, eHakan Arisoymostra o espetáculo “Kukla”, a técnica turca de manipulação de marionetes.

Neste ano, o CineSESC exibe uma mostra de filmesde três cineastas turcosFatih Akin, Semih Kaplanoglu eNuri Bilge Ceylan de 17 a 23 de maio. E o festival também acontece no SESC Araraquara, interior de São Paulo, de 23 a 26 de maio com performances de músicos e artistas do teatro de sombras.

Acesse o link PROGRAMAÇÃO ISTAMBUL AGORA para conferir todo o calendário do festival.

Os DJs Baris K, que comanda o grupo Insalar, e Jonny Rock

FESTIVAL “ISTAMBUL AGORA 2013” – SHOWS DO SESC POMPEIA

De 16 a 26 de maio – Teatro e Choperia

Ingressos já disponíveis na na rede INGRESSOSESC - Preços: R$ 20,00 (inteira); R$ 10,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino). R$ 5,00 (trabalhador no comércio e serviços

* Shows da Virada Cultural - Ingressos na rede INGRESSOSESC às 17h do dia 18/05. Grátis.

Endereço: Rua Clélia, 93 – Telefone para informações: (11) 3871-7700.

Funcionamento da bilheteria do SESC Pompeia: terça a sábado, das 9h às 21h e aos domingos e feriados, das 9h às 19h.

Para informações sobre outras programações ligue 0800-118220 ou acesse o portal www.sescsp.org.br.

Assessoria de imprensa:

Sofia Carvalhosa, Viva Kauffmann e Renata Martins

Tel.: (11) 3083-5024 | E-mail: sofiahc@uol.com.br