Kebap e falafel são tema de blog de jornalista brasileiro
  19.08.2015
Kebap e falafel são tema de blog de jornalista brasileiro

Desde 2009, Claudio Schapochnik publica críticas, entrevistas, curiosidades, experiências e crônicas, com fotos e vídeos, sobre os dois pratos que provou no Brasil e em mais de 15 países, como Turquia, Alemanha, Geórgia, Rússia e Israel

SÃO PAULO, 14 DE AGOSTO DE 2015 – “Sou ‘louco’ por kebap, assim como os ‘primos’ árabe e grego do prato turco, respectivamente, shawarma e gyros, sou louco por falafel, prato típico do Oriente Médio, e resolvi colocar toda minha relação com essas maravilhosas delícias em um blog”, resume o jornalista Claudio Schapochnik sobre sua iniciativa – o Kebap & Falafel do Schapo – Paixões gastronômicas em variados ângulos.

Schapo, como o jornalista gosta de ser chamado pelo apelido, nasceu em São Paulo, tem 45 anos e explica que a relação com os pratos é multidisciplinar. “Não escrevo sobre kebap, shawarma, gyros e falafel em si, mas a relação dos pratos com geografia, turismo, idiomas, gastronomia, viagens, música, costumes, política, memórias. Acredito que isso enriquece o texto e, portanto, amplia a experiência do leitor.”

O Kebap & Falafel do Schapo também traz dicas de amigos do autor, além de sugestões de outras pessoas e de sites, revistas e jornais. “O objetivo é de fato levar uma diversidade de informações e opiniões para que o leitor tenha uma visão mais ampla possível dos pratos”, afirma o autor.

“O bolinho de falafel tem de ser frito na hora e estar acompanhado de tahine (molho de gergelim). Em relação ao kebap/shawarma/gyros, a carne, seja de carneiro, boi, frango ou peru, deve ser fatiada na hora”, sugere Schapo. “Em ambos os pratos nunca peço para incluir batatas fritas – ficam murchas rapidamente e não combinam – e peço pimenta para acompanhar, sempre”, emenda ele.

O blog começou a ser publicado em 2009 na plataforma Blogspot. Há três, Schapo mudou o conteúdo para o Wordpress. “É uma plataforma mais moderna”, justifica.

Schapo já comeu kebap, shawarma, gyros e falafel em São Paulo, Foz do Iguaçu, Recife e Aracaju e em países como Turquia (Istambul e Izmir), Ucrânia (Kiev e Odessa), Estados Unidos (Nova York), Portugal (Lisboa), Alemanha (Dresden e Berlim), Canadá (Toronto), Espanha (Salamanca e Madri), Geórgia (Tbilisi), Rússia (Kaliningrado), Moldova (Kishinau), Israel (Jerusalém), África do Sul (Joanesburgo e Cidade do Cabo), Itália (Milão e Veneza), França (Paris e Toulouse), Sérvia (Novi Sad), Holanda (Amsterdã e Haia) e Grécia (Atenas e Thessaloniki).

O endereço do blog é kebapfalafelschapo.wordpress.com