19.10.2015
Arte Contemporânea em Istambul

LEDA CATUNDA escreveu o seguinte artigo após sua viagem à Turquia a convite do Centro Cultural Brasil-Turquia (CCBT).


Data da viagem: 22 de setembro de 2014 a 1º de outubro de 2014

Em visita à fascinante cidade de Istambul, durante nossa viagem à Turquia a convite do CCBT, tivemos a chance de ter uma boa visão do circuito local de arte contemporânea. A começar pela visita ao Istambul Modern, o museu de arte contemporânea estrategicamente localizado num edifício de arquitetura moderna às margens do Bósforo com uma vista privilegiada da cidade. O museu atualmente tem Levent Çalikoglu, como curador chefe e Çelenk Bafra como curadora e conta com um acervo atualizado com obras importantes de diversos artistas turcos e ainda muitos outros internacionais. Além do acervo muito bem montado, havia ainda outras mostras paralelas,uma em comemoração aos 100 anos do cinema turco e outra chamada “Plurivocality” com obras de artistas turcos contemporâneos, cujas obrasdesenvolve alguma relação com a música, esta composta por diversas instalações espalhadas pelo amplo espaço do primeiro andar. Ainda havia uma grande mostra de fotos do arquivo do grupo coletivo Nar Photos com imagens feitas por vários fotógrafos visando retratar hábitos e costumes no país desde 2003 a 2013. 

A feira Art international, cujo vídeo de abertura, no site da istanbulartinternational.com, foi realizado pela artista brasileira Camila Rocha atualmente residindo em Istambul, aconteceu entre os dia 26 e 28 de setembro. Acontece na cidade desde o ano passado, participam as principais galerias da Turquia ao lado de outras internacionais predominantemente europeias com exceção de algumas asiáticas e também americanas. A feira contava com uma ótima programação vip que oferecia visitas às principais coleções da cidade. Ainda no mesmo prédio, mas num evento paralelo estava a feira de vídeo Moving Image que acontece também em Londres e Nova York. Trata-se de uma feira nova, onde não há os tradicionais stands e sim monitores e salas que exibem os vídeos dos artistas representados pelas galerias de forma constante. Muito interessante pois se assemelha a uma mostra de vídeo-arte com presença discreta dos galeristas que circulam pelo espaço. Nesta, estava presente a brasileira, Central Galeria do Wagner Lungov, com quem tivemos o prazer de encontrar por lá e que estava representando o artista Nino Cais com um vídeo de sua produção recente. 

Istambul possui três ou quatro áreas onde se reúnem algumas das galerias de arte contemporânea mais interessantes. Como a região da avenida Istiklal onde, a exemplo de centros como Nova York, há galerias espalhadas por entre os andares de prédios antigos que pudemos visitar. As exposições nas galerias, por estarem acontecendo na mesma época da feira Art International, exibiam em sua maioria, curadorias que contemplavam coletivas dos artistas turcos contemporâneos, muitos deles, sendo os mesmos, presentes nos estandes da feira. 

A convite da colecionadora Fusun Eczacibasi, estivemos em sua residência com uma incrível vista direta para o topo da famosa Gálata Tower e lá pudemos conhecer uma boa parte de sua coleção numa recepção por ocasião da inauguração da feira de arte. 

Nós éramos: eu, artista, Leda Catunda, acompanhada pela curadora Evangelina Seller, a Vanvan e pela advogada de consultoria jurídica em cultura Cris Olivieri, formamos um “grupinho” como éramos chamadas por nossa excelente guia do CCBT Tugçe. Tivemos a chance nessa viagem de travar um contato, ainda que inicial com o rico cenário de arte contemporânea de Istambul e estamos muito gratas ao CCBT pela oportunidade e pela agitada programação que enfim nos proporcionou essa experiência tão enriquecedora. Teşekkür ederim!!

As Considerações da Artista Plastistica Sra. Leda Catunda