CCBT cancela Dia da Turquia em São Paulo
  14.05.2019
CCBT cancela Dia da Turquia em São Paulo

CANCELAMENTO DE EVENTOS DO CCBT
NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA E NA CÂMARA MUNICIPAL
10 de maio de 2019, São Paulo

Centro Cultural Brasil-Turquia organiza Comemoração Anual do Dia da Comunidade Turca na Câmara Municipal de São Paulo desde 2014 e na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo desde 2015. No ano passado, foram realizadas, na Assembleia Legislativa, 3ª Comemoração do Dia da Comunidade Turca e 4ª Premiação Anual do CCBT.

A perseguição política do regime do Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, através de Embaixada em Brasília e Consulado em São Paulo, teve visitas à USP, UNICAMP, PUC, UNB, UNICEUB, UDF, FFHC, SESC e pedidos de cancelamento de atividades, aulas, cursos, palestras, com o CCBT. Muitos dos parceiros, acadêmicos, gestores culturais e participantes das atividades do CCBT receberam contatos de intimidação da Embaixada/Consulado, pedindo que não participem de nossos eventos.

A Câmara Municipal e Assembleia Estadual também receberam essas visitas e pedidos de cancelamento da Comemoração do Dia da Comunidade Turca e Premiação Anual do CCBT. Conseguimos resistir e continuar a organizar essas importantes atividades até hoje. Mas, a perseguição do Erdogan chegou ao ponto de prender um dos membros da comunidade do Movimento Hizmet, Ali Sipahi. Ele ficou preso 34 dias e colocado em liberdade na semana passada.

A preocupação da comunidade por causa dessa perseguição, a falta de recursos humanos e financeiros, nos obrigam a cancelar os eventos marcados para o dia 20.05.2019 na ALESP. Com muita tristeza, comunicamos que este ano não haverá Comemoração do Dia da Comunidade Turca e Premiação Anual do CCBT.

Esperamos que a Turquia volte a ser um país democrático, essa perseguição injusta acabe logo e CCBT volte a realizar as atividades que promovem o diálogo e harmonia na sociedade.

Centro Cultural Brasil-Turquia

Assessoria de imprensa:

Vanessa Giannellini

+55 (11) 9 9875 7353

contato@giannellini.com.br

Kamil Ergin

+55 (11) 95759-6394

imprensa@brasilturquia.com.br

Advogados do CCBT para maiores informações:

Dra. Clarita Costa Maia 

Dr. Antonio A. V. Cerqueira

 


 

A Premiação Anual do CCBT homenageava as instituições e personalidades que contribuem para promover o diálogo, a compreensão, o respeito, o entendimento intercultural, a coesão social e aproximação de países e povos.

Até agora os premiados foram:

Em 2015:

  1. USP - Universidade de São Paulo: Reitor Marco Antônio Zago recebeu o prêmio.
  2. SESC: Diretor no Estado de São Paulo Danilo Miranda recebeu o prêmio.
  3. Gloria Perez: Autora da novela Salve Jorge filmada na Turquia.
  4. Alex de Souza: Ex-jogador de futebol, jogou no Fenerbahçe na Turquia.

Link: http://www.brasilturquia.com.br/ccbt-realiza-comemoraco-do-dia-da-turquia-e-premiaco-anual-na-camara-municipal-de-so-paulo-1172.html

Em 2016:

  1. Faculdade Cásper Líbero: Diretor Carlos Costa recebeu o prêmio.
  2. Museu da Língua Portuguesa: Diretor Antônio Carlos Sartini recebeu o prêmio.
  3. TV Bandeirantes: Diretor Executivo Caio Luiz de Carvalho recebeu o prêmio.
  4. Guga Chacra: Jornalista, comentarista da GloboNews, da TV Globo e colunista do Jornal O Globo.
  5. Zico: Ex-jogador e técnico de futebol, foi técnico do Fenerbahçe na Turquia.

Link: http://brasilturquia.com.br/ccbt-e-camara-municipal-de-so-paulo-organizam-comemoraco-do-dia-da-turquia-e-premiaco-anual-do-ccbt-1414.html

Em 2017:

  1. Ana Helena Curti: Curadora e professora da FAAP, presidente do conselho do CCBT.
  2. Peter Demant: Professor de história de relações internacionais na USP, especializado sobre Oriente Médio e mundo muçulmano.
  3. Clarita Costa Maia: Presidente da Comissão de Relações Internacionais da OAB-DF, consultora Legislativa do Senado Federal, conselheira do CCBT.
  4. Luiz Henrique Pereira da Fonseca: Embaixador, conselheiro do CCBT.
  5. Fernando Altemeyer Jr: Professor e Chefe de Departamento de Ciências da Religião na PUC-SP.
  6. Vanessa Braga Matijascic: Professora de história e relações internacionais na UNIFESP e FAAP.
  7. UNICAMP: Vice-Reitor Luis Cortez recebeu o prêmio.
  8. Milkela Akeme: Estudante de 13 anos de Diadema, cantora.

Link: http://brasilturquia.com.br/ccbt-e-alesp-organizam-comemoraco-do-dia-da-comunidade-turca-e-premiaco-anual-do-ccbt-1540.html

Em 2018:

  1. José Carlos de Oliveira: Superintendente do INSS-SP, administrador de empresas, conselheiro do CCBT.
  2. Rossana Valeira de Souza e Silva: Diretora Executiva do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras.
  3. CARITAS: Da Arquidiocena de São Paulo, entidade de promoção e atuação social, defesa dos direitos humanos e desenvolvimento sustentável solidário.
  4. Ségio Fausto: Superintendente da Fundação Fernando Henrique Cardoso, Cientista Político, Co-diretor da Plataforma Democrática, conselheiro do CCBT.
  5. Adriano Carneiro Giglio: Chefe de Planejamento e Gestão da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, Coordenador do Projeto Dupla Escola, conselheiro do CCBT.

Link: http://brasilturquia.com.br/ccbt-e-alesp-organizam-comemoraco-do-dia-da-comunidade-turca-e-premiaco-anual-do-ccbt-1572.html