CCBT continua ao curso de Música Clássica Turco-Otomana
 
CCBT continua ao curso de Música Clássica Turco-Otomana

29 de janeiro de 2014, São Paulo

A música clássica turco-otomana pode ser considerada como uma das principais produções artísticas do mundo de todos os tempos. Seu florescimento durou seis séculos. A arte da musica turca (Türk Sanat Müziği) é claramente um produto da civilização otomana. Sua força tradicional foi tão poderosa que continua produzindo excelentes interpretes até hoje.

Os encontros do curso serão uma busca para esclarecer alguns aspectos do principio organizador desta arte dentro do sistema Makam.

Em um variado leque de manifestações produzidas por músicos da corte, popular, militar, religiosa, clássica e folclórica a musica otomana tem sido utilizada em todos os segmentos da sociedade, inclusive como referencia para outras culturas nos últimos 500 anos.

No sultanato otomano foram utilizados termos tais como alaturka, alafranca , polifonia x monofonia. Muitos poetas de afiliações sufis cantaram seus divans da literatura clássica.

A música otomana é o ramo de expressão da arte otomana em sons, assim como a pedra foi na arquitetura otomana, costumeiramente chamada no ocidente a "arte sublime" manifestações em tezhib (ornamentação em ouro), naks (miniaturas) como os tapetes ou o hat (caligrafia) e o ebru (marmorização em papel).

A musica otomana se traduz em pura simplicidade de impressões melódico/rítmicas e junto com a arquitetura, a arte têxtil e a caligrafia, planeja atualizar no homem, um olhar em sua profunda capacidade de sentir o que esta muito além de seu tempo.

Os encontros terão como objetivo a percepção, apreciação e analise desta arte com enfoque especial na descoberta desta capacidade, que infelizmente esta tão esquecida e sem tarefas nos dias de hoje.

DETALHES SOBRE O CURSO

Nome do Curso (curso livre): Música Clássica Turco-Otomana

Datas e Asuntos: 15 de Fevereiro, Entendendo a Musica Classica Turca , sábados, das 14:30 às 18:30.
                              Apresentacao2.pdf
                              Entendo a musica classica turca2.pdf

                              15 de Março, Mucisa dos Derviches, sábados, das 14:30 às 18:30. 
                              12 de Abril, Musica Oriental, sábados, das 14:30 às 18:30.

Nestes encontros trabalharemos com recursos audiovisuais e farto numero de exemplos para uma abordagem clara e simples de dessa expressão artística que atravessa o oriente e o ocidente. Um verdadeiro convite ao deleite dos sentidos e do entendimento cujo veiculo de transporte e a beleza da musica clássica otomana.

Aprenderemos a identificar os códigos desta tradição, com a finalidade de apurar nosso gosto e melhorar nosso senso critico. O curso e voltado para o publico geral e profissionais envolvidos com teatro, radio televisão e atividades didático artísticas.

Não é necessário possuir um conhecimento prévio da linguagem musical. Contribuição: R$ 50,00

Programação:

  • Audição comentada com auxilio de flauta ney , partituras e cds.
  • Exemplos e funções dos instrumentos usados na musica otomana.
  • O makam (modo) e o usul (ritmo)
  • A voz e suas nuances,
  • A recitação do sagrado alcorão e musicalidade
  • A forma da musica otomana
  • Musicas religiosas:
    o   Munacat, Ezan, Kaamet, Salat-u, Tekbir
    o   Ilahi, Cumbur, Tevsih, Tesbih
    o   Ritual Mevlevita, Nat Peygamberi, Durak, Ayin, Zikr (análise e demonstração das peças)