CCBT e Secretaria de Educação do Rio celebram a festa turca de primavera na escola
  31.03.2017
CCBT e Secretaria de Educação do Rio celebram a festa turca de primavera na escola

A festa de primavera na Turquia, chamado Newruz, será comemorada na escola estadual intercultural Brasil-Turquia em Duque de Caixas. A escola CIEP 218 Ministro Hermes Lima faz parte do programa Dupla Escola e é administrada em parceria com Centro Cultural Brasil-Turquia (CCBT).

FESTA CHEGADA DE PRİMAVEİRA “NEWRUZ” 

O programa da festa chegada de primavera acontecerá no dia 28 de março na dupla escola Brasil-Turquia.

O Conteudo do Programa 

1- Os Hinos Nacionais do Brasil e da Turquia 
2- Discurso de Abertura 
3- Fogo de Newruz 
4- Danças Folcróricas Tradicional da Turquia 
5- Concerto de Musica 
6- Competições 
7- İntervalo “Doce de Aşure” 
8- Cerimônia de Premiação 
9- Encerramento 

A festa começará com hinos nacionais. Todos os alunos e professores estarão prontos no jardim da escola. Depois de hinos nacionais o diretor(a) da escola fará discurso de abertura sobre a importancia e o significado do dia. Depois de diretor(a) um dos alunos dará informações gerais para os alunos sobre a festa chegada de primaveira. Um aluno será selecionado antecipadamente para falar. Depois um dos professor de turco falará algumas coisas para os professores e alunos. 

Segundo momento - os professores ou alunos vão botar o fogo de newruz. Para queimar o fogo usaremos as madeiras. Os materiais necessários para fazer o fogo serão preparados antes de iniciar o programa. um ou dois extintores de incêndio estarão disponíveis para a segurança, se tiver qualquer acidente inesperado imediatamente os professores vão apagar o fogo. Depois de o fogo queimar, o apresentador do programa vai anunciar o primeiro grupo dos alunos que vão apresentar uma dança tradicional da turquia. Quando os alunos começam a dançar, no mesmo tempo outros alunos vão pular sobre do fogo. Os alunos irão dançar ao redor do fogo como um anel. Eles vão dançar por dez minutos. Quando a dança acaba, o segundo grupo dos alunos estarão no palco para concerto da música. Eles vão tocar a musica e cantar musica turca e tambem musica brasileiras. Quando acaba o parte de musica, os competições vão começar. Caminhada de pato, correr com saco, corrida do ovo, procurar dinheiro na panela que estará cheio com iogurte, cabo de guerra... os alunos vão fazer esses competições. Terão premios pequenos para alunos que vão participar nas competições. Antes de terminar o programa, vamos comer o doce de aşure. No final, o diretor(a) vai fazer um discurso de agradecimento e depois vai finalizar o programa. 

FOTOS