CCBT e SEEDUC-RJ apresentam a escola intercultural Brasil-Turquia
  12.11.2015
CCBT e SEEDUC-RJ apresentam a escola intercultural Brasil-Turquia

CCBT mantém diversos projetos culturais, educacionais e sociais em parceria com instituições brasileiras, tanto públicas quanto civis. O projeto de "Ensino Médio Intercultural Brasil-Turquia" em Duque de Caxias no Estado de Rio de Janeiro, como parte do do programa Dupla Escola, é um desses projetos. SEEDUC (Secretaria de Estado de Educação) e CCBT  já possuíam um projeto há alguns anos: ensino de língua e cultura turca na escola CE Infante Dom Henrique em Copacabana.  

Notícia que SEEDUC publicou sobre apresentação da escola:

Nesta segunda-feira (09/11), a Secretaria de Estado de Educação apresentou o Ciep 218 – Ministro Hermes Lima – Ensino Médio Intercultural Brasil-Turquia, em Duque de Caxias, que receberá novos alunos em 2016. A unidade é fruto de um convênio do Governo do Estado com o Centro Cultural Brasil Turquia, e oferta aos estudantes um ensino de horário integral. O encontro aconteceu no auditório da Seeduc, no Santo Cristo.

Na unidade escolar, será ofertado ensino com ênfase em Física e Informática, aliado ao desenvolvimento do aluno na proficiência das línguas Turca e Inglesa.

- Não é somente um colégio de línguas, mas uma escola internacional. A dimensão linguística abre a mente do jovem. Estamos trazendo o Oriente para o Rio de Janeiro, para que nosso estudante seja levado a uma nova forma de ver o mundo. – ressaltou o secretário de Estado de Educação, Antonio Vieira Neto.

Para a subsecretária de Gestão de Ensino, Patrícia Tinoco, é fundamental que o jovem tenha acesso a diversas possibilidades e ocupe uma importante parcela do mercado de trabalho.

- Precisamos formar alunos com essas competências e com perspectivas de futuro para o desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro e do país. – ressaltou.

Segundo o representante do Centro Cultural Brasil Turquia (CCBT-RJ), Fatih Taskin, a parceria com a Seeduc começou há dois anos, quando foi assinado um convênio para oferecer curso de turco gratuitamente no Colégio Estadual Infante Dom Henrique, em Copacabana.

- Com o curso, foram abertas as portas. Agora, ficamos honrados em fazer parte desse projeto de oferecer Ensino Médio Intercultural – disse Taskin, informando que os alunos do CE Infante Dom Henrique poderão ter a oportunidade de receber bolsa integral de estudos para a Universidade Internacional de Antalya, na Turquia.

Também participaram da apresentação representantes de Diretorias Regionais e das Superintendências Pedagógica; de Gestão das Regionais Pedagógicas; de Gestão de Pessoas e de Desenvolvimento de Pessoas.

Fonte: http://www.rj.gov.br

CIHAN NEWS AGENCY DA TURQUIA NOTICIOU O PROJETO: https://www.cihan.com.tr/