CCBT oferece Curso de Música Tradicional Turco-Otomano em São Paulo
  15.04.2015
CCBT oferece Curso de Música Tradicional Turco-Otomano em São Paulo

Apresentação
(O autor deste texto sobre curso é Prof. Oscar Usman, o professor do curso)

Embora tenhamos no sufismo um conceito de extrema complexidade, podemos dizer que essa complexidade nunca impediu o interesse por esse assunto nos países ocidentais, uma vez que um vasto público se demonstra bastante interessado nas disciplinas sufis bem como nos trabalhos do mestre Rumi, autor e poeta cujas obras têm enorme êxito de venda no Oriente e no Ocidente. A obra do enamorado pela humanidade e apaixonado por Deus foi lida por milhões de pessoas, ainda que até meados do século XVIII nada se sabia sobre esse assunto no Ocidente.

Um dos assuntos centrais dos estudos sufis é o questionamento sobre quem é o ser humano, já que ele possui uma posição única em todo o universo. Conforme o sufismo, o homem universal é visto como um destinatário dos atributos divinos, ou seja, o representante de Deus.

A palavra insan, que na língua árabe significa humano, está associada aos valores de proximidade, carinho e amor cujos sentidos explicitam a relação entre iguais e com o seu Criador. E a questão nuclear do sufismo é: Como contemplaremos a nós mesmos? O poeta sufi responde a essa questão perguntado: “O que sou eu?”

Proposta de trabalho

Nosso encontro tem por objetivo facilitar o entendimento dessa máxima do sufismo – O que sou eu –através da exposição da cerimônia da sama de Mewlana Jalal Al-Din Rumi.

A cerimônia da sama não é tarefa simples sem um prévio preparo. Ela simboliza numerosos e distintos aspectos da vida: a criação do universo; a criação dos seres humanos; a nossa aparição no mundo etc. A sama é a contemplação levada à pratica. Nosso intuito é conduzir a esse preparo por meio de pulsos, sons ritmados, que induzem a um estado contemplativo para o amor de Deus. A música é, nos seguintes versos, definida por Rumi:

A música é o alimento das almas dos servos de Deus, pois na música encontra-se a esperança em alcançar Deus.

Portanto, a música, quando combina o êxtase e a contemplação espiritual, é considerada como uma das maneiras mais rápidas para se chegar a Deus. A música reduz o movimento físico, dirigindo os impulsos e os desejos corporais.

Objetivo do encontro

Propiciar uma jornada como participante e ouvinte na estrutura musical da cerimônia da sama.

Duração da Atividade: Um encontro com a duração de 3 horas.
Público-alvo: Artista em geral, músicos, arte-educadores, pesquisadores orientalistas, produtores culturais e interessados em geral.

Metodologia: Acercamento técno-ideológico dos instrumentos musicais da música derviche, suas escalas e ritmos

Material: Oferecido pelo curso

Programa:
1) Os fundamentos espirituais do uso da música na sama;
2) Os makans;
3) O ritmo;
4) A métrica e a poesia na sama;
5) A melodia;
6) A forma musical na sama;
7) A cerimônia da sama, sua realização e simbologia.

Referências:
AYDEMIR, Murat. (2014) Makam. Istambul.
BATAMNGLIJ, M. and N. (eds) (1988) Hafëz, dance of life. Washington, Mage.
DANIELOU, Alan. (1959) Traité de musicologie comparée. Herman, Paris.
SACHS, K&U. (1966) Musicologia comparada. Eudeba, Buenos Aires.