CCBT organiza conferência sobre terrorismo em parceria com Casper Libero, USP, PUC, UFRJ E FAPCOM
  22.09.2015
CCBT organiza conferência sobre terrorismo em parceria com Casper Libero, USP, PUC, UFRJ E FAPCOM

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL: Religiões, intelectuais e mídias: posições diante do terrorismo

Data: 08-09 de março de 2016
Nome da Conferência: Religiões, intelectuais e mídias: posições diante do terrorismo
Local: Faculdade Cásper Líbero, Av. Paulista 900, São Paulo, Brasil
Site: www.conferenciasobreterrorismo.com.br
E-mail: conferencias@brasilturquia.com.br

Centro Cultural Brasil-Turquia e Faculdade Cásper Líbero organizam esta conferência em parceria com IEA-USP (Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo), PUC-SP (Pontíficia Universidade de São Paulo - Faculdade de Ciências Sociais), IH-UFRJ (Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro), FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação) e CENEGRI-UNIP (Centro de Estudos em Geopolítica e Relações Internacionais da Universidade Paulista).

A conferência terá tradução simultânea para português,inglês,arabé.

A conferência conta com apoio de mídia da TV Gazeta, jornal Zaman, jornal Today's Zaman, Cihan News Agency e Samanyolu TV.

OBJETIVO:

Promover um debate sobre as causas e consequências do terrorismo ao redor do mundo, focando o papel das mídias, das religiões e dos intelectuais diante desse fenômeno.

A conferência reunirá acadêmicos, pesquisadores, líderes religiosos, jornalistas e intelectuais com visão à novas abordagens, perspectivas e diálogos sobre este tema de tamanha relevância.

Artigos apresentados e selecionados poderão ser publicados em um livro, após a conferência.

Coordenação geral:

Yusuf Elemen, Diretor executivo e gestor cultural do Centro Cultural Brasil-Turquia (CCBT) em São Paulo. Professor de Língua e Cultura Turca na USP (Universidade de São Paulo, de 2012 a 2014). Professor de Civilização Turco-Islâmica na PUC-SP (Universidade Católica de São Paulo, desde 2014). MBA Gestão Cultural na FGV (Fundação Getúlio Vargas). Tradutor e interprete (turco e português). Consultor cultural.

E-mail: yusuf.elemen@brasilturquia.com.br

 

Coordenação da participação do exterior:

Mustafa Göktepe, Presidente e fundador do Centro Cultural Brasil-Turquia (CCBT). Professor de Língua e Cultura Turca na USP (Universidade de São Paulo, de 2010 a 2013). Professor de Civilização Turco-Islâmica na PUC-SP (Universidade Católica de São Paulo, de 2009 a 2013). Professor de Língua Turca na UnB (Universidade de Brasília, desde 2013). Tradutor juramentado e simultânea (turco e português). Interprete oficial em dois países, Brasil e Turquia. Revisor de livros (turco e português). Consultor cultural. Cursando pós-graduação em "estudos de tradução" na Universidade de Brasília.

E-mail: presidente@brasilturquia.com.br

 

CONSELHO ACADÊMICO (ordem alfabética)

Bernardo Sorj, Possui graduação em História e Sociologia pela Universidade de Haifa (1972), mestrado em Sociologia pela Universidade de Haifa (1973) e doutorado em Sociologia pela Manchester University (1976). Professor titular aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é diretor do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, non-resident fellow do Brookings Instittuion, e membro do conselho editorial de diversas publicações acadêmicas. Ocupou várias cátedras e foi professor visitante em várias universidades europeias e nos Estados Unidos. Autor de 30 livros e mais de uma centena de artigos acadêmicos em diversas áreas das ciências sociais: sociologia dos intelectuais, consumo, democracia, sociedade civil, América Latina, sociologia rural, sociedade da informação e relações internacionais.

Fernando Altemeyer Jr., Possui graduação em Filosofia - Faculdades Associadas do Ipiranga (1979), graduação em Teologia - Fac. de Teologia N. Sra. da Assunção (1983), mestrado em Teologia e Ciências da Religião - Universidade Católica de Louvain-La-Neuve na Bélgica (1993) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente é assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pertence ao Departamento de Ciência da Religião (Faculdade de Ciências Sociais). Tem experiência na área da Teologia e Ciências da Religião, com ênfase em Dogmática e Sistemática; Introdução e Metodologia teológicas, Introdução ao Pensamento Teológico, nos temas: Teologia fundamental, Metodologia teológica; Ecumenismo; Diálogo inter-religioso, Educação universitária, Compaixão e Bioética. Exerceu o cargo de Ouvidor Público da PUC-SP entre julho de 2005 a 26/07/2009. Escreve em revistas e periódicos sobre Teologia e Religião. Leciona nas turmas de graduação da PUC-SP e na graduação em Teologia nas Faculdades Claretianas, em São Paulo-SP. Desde 03 de agosto de 2015 exerce o cargo de Suplente de Chefe do departamento de Ciência da Religião, na Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP para o biênio acadêmico 2015-2017.

Murilo Sebe Bom Meihy, Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004), mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007), mestrado em Estudos Árabes e Islâmicos pela Universidad Autónoma de Madrid (2012), e doutorado em Estudos Árabes pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é Professor Adjunto de História Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: Oriente Médio, África, Orientalismo, Pós-colonialismo, Vocabulário político árabe, e árabes no Brasil.

Peter Demant, Historiador e professor de Relações Internacionais, especializado em questões do Oriente Médio, o mundo muçulmano e as relações islã-ocidente. Mestrado (1981) e doutorado (1988) em História Moderna e Contemporânea pela Universiteit van Amsterdam, Holanda; Livre-Docência em História Contemporânea pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professor associado no Departamento de História da USP, lecionando também no Instituto de Relações Internacionais (IRI-USP) e pesquisando principalmente nos temas: Oriente Médio, islã e islamismo, conflito Israel-Palestina, e a hegemonia do ocidente e sua contestação

Roberto Chiachiri, Doutor e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é vice-diretor e professor titular da Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero, graduação e pós-graduação é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo no curso de Semiótica psicanalítica (COGEAE). Pesquisador convidado do ACTE/ CRICC - Centre de Recherche Images Culture et Cognition - Université Paris 1 - França. Membro do CIEP - Centro internacional de estudos peirceanos (Diretor Executivo e coordenador do grupo de estudos- Imagem) do programa de pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUCSP. Membro da ABES - Associação Brasileira de Estudos Semióticos. Membro do Comitê Executivo Brasileiro da International Association for Semiotic Studies/Association Internationale de Sémiotique (IASS/AIS). Membro da International Association of Visual Semiotics/Association Internationale de Sémiotique Visuelle (IAVS/AISV). Membro da Associação Francesa de Semiótica (AFS)- Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Semiótica, atuando principalmente nos seguintes temas: semiótica, comunicação, publicidade, e Peirce, sugestão na publicidade, comunicação publicidade, imagens gastronômicas. Semioticista prestando serviços de análises semióticas para institutos de pesquisas. Apresentação de trabalhos acadêmicos em vários congressos nacionais e internacionais.Autor dos livros: A estratégia de sugestão na publicidade: uma análise Semiótica. / O poder sugestivo da publicidade: uma análise Semiótica (Premiado pelo Jornal de Comércio de Porto Alegre e Caixa RS como o melhor livro de publicidade e propaganda do ano 2010).


TEMAS PRINCIPAIS DA CONFERÊNCIA

1) Mídia

  • Liberdade de expressão
  • Mídia e terminologia usada sobre religiões
  • Papel da mídia na paz no mundo

2) Intelectuais

  • Liberdade de expressão
  • Exemplo do Brasil na convivência harmoniosa
  • Importância da educação para impedir o terrorismo
  • Importância do diálogo para impedir o terrorismo
  • Papel dos formadores de opinião na paz no mundo

3) Religiões

  • Liberdade de expressão e respeito aos sagrados das religiões
  • Posição das religiões diante da intolerância e do radicalismo
  • Papel das religiões pela paz no mundo
  • Relação entre mídia e religião

COMPOSIÇÃO DAS MESAS

KEYNOTE SPEAKER  (ORADOR PRINCIPAL) DA CONFERÊNCIA:

 Mario Sérgio Cortella possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira (1975), Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) sob a orientação do Prof. Dr. Moacir Gadotti e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) sob a orientação do Prof. Dr. Paulo Freire. Professor-titular do Departamento de Fundamentos da Educação e da Pós-Graduação em Educação (Currículo) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na qual atuou por 35 anos (de 1977 até 2012), sendo que em 30 deles também no Departamento de Teologia e Ciências da Religão. Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo (1991/1992) e Membro-conselheiro do Conselho Técnico Científico Educação Básica da CAPES/MEC (2008/2010); tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação libertadora, ética, multiculturalidade, antropologia filosófica, epistemologia e currículo. É autor de dezenas de livros.

 

1) Mesa – Mídia

Lourival Sant'Anna é jornalista, com experiência em coberturas de guerras, conflitos, convulsões sociais, crises políticas, eleições, catástrofes naturais e outros momentos históricos em 60 países. Formado no Curso de Documentário na Academia Internacional de Cinema em, 2013; mestre em Jornalismo pela Universidade de São Paulo, 2007; graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás,1986. É diretor-adjunto do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, desde 2015; analista internacional da Rádio CBN, desde 2015; repórter especial do jornal O Estado de São Paulo, 2001-2015; analista internacional da Rádio Estadão, 2011-2014; editor-chefe do jornal O Estado de São Paulo, 2000; repórter especial do jornal O Estado de São Paulo, 1998-2000; editorialista do jornal O Estado de São Paulo, 1995-1998; produtor do Serviço Brasileiro da BBC de Londres, 1993-1995; correspondente do jornal O Estado de São Paulo em Londres, 1993-1995; redator de internacional do jornal O Estado de São Paulo, 1990-1993; repórter da Agência Folha, 1989-1990. Possui dois livros publicados e fala inglês e espanhol fluentemente.

 David Perlmutter é decano da Faculdade de Mídia e Comunicação na Universidade Texas Tech. Foi diretor da Escola de Jornalismo e Comunicação em Massa e professor na Universidade de Iowa. Recebeu seu bacharelado (1985) e mestrado (1991) pela Universidade da Pensilvânia e seu Ph.D. (1996) pela Universidade de Minnesota. Foi membro do Conselho da Associação Americana de Consultores Políticos e agora faz parte do Comitê Consultivo do Museu Nacional da Força Policial, em Exibição Midiática. Ele foi diretor inspetor de subsídios multidisciplinares e de propostas de financiamento interno que totalizam cerca de US$ 800.000 e arrecadou cerca de US$ 2.000.000 em doações para sua faculdade. Graduou-se pela Oficina de Liderança da Associação de Escolas de Jornalismo e Comunicação em Massa.

Sevgi Akarçeşme recebeu seu B.A. em Ciência Política e Administração Pública da Universidade de Bilkent, em 2001, com uma bolsa de estudos integral. Ela possui um mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Istambul Bilgi e outro mestrado em Ciência Política pela Universidade de Temple, onde ela participou do programa de doutoramento com bolsa de estudos e trabalhou como assistente de ensino. Seguindo seus estudos de pós-graduação em Filadélfia, ela se juntou ao Projeto Turquia no CSIS, em Washington DC. Ao voltar para a Turquia, trabalhou no Gabinete do Presidente a partir de 2008 até o final de 2010, onde ganhou experiência inestimável governo. Depois de trabalhar como consultor no Ministério do Centro de Relações Exteriores para a Investigação Estratégica de dezembro 2010 turco a julho de 2011 ela se mudou para sua cidade natal Istambul. Atualmente, ela está trabalhando no diário Zaman de hoje como correspondente e como colunista no diário turco Zaman. A tese de mestrado Sevgi Akarçeşme foi publicado como um livro em 2010, intitulado Supremacy militares ou civis na Turquia? O novo quadro de civis e militares Relações no pós-28 de fevereiro Era. Além de artigos acadêmicos que ela co-autoria com o Prof. Bülent Aras no International Journal e World da Europa, ela tem publicado artigos e comentários sobre Quartz, Al Jazeera Inglês e apareceu na CNN International, BBC World.

Aydoğan Vatandaş  (nascido em 1974) é um jornalista investigativo da Turquia, especializado em religião, assuntos militares e da política dos EUA no Oriente Médio,. Ele é o autor de 11 livros, muitos dos quais se tornaram best-sellers na Turquia. Ele participou do turco "Naval High School" 'e mais tarde frequentou o turco "Escola de Guerra Naval", onde ganhou um prêmio nacional de poesia da juventude. Demitiu-se na faculdade em 1995 para começar a trabalhar na revista semanal Aksiyon e depois se matriculou na Universidade de Fatih. Um ano depois, ele publicou seu primeiro livro: "Armageddon", sobre a política externa americana no Oriente Médio e sua influência sobre os interesses turcos no Iraque. Usando documentos militares turcas classificados, ele revelou intenções americanas para ajudar a estabelecer um Estado curdo independente no norte do Iraque. Ele foi levado a julgamento pelo exército turco para este livro, mas mais tarde foi declarado inocente. Enquanto ainda na Turquia, ele apresentava um programa de discussão TV semanal chamado "caixa preta". Ele tem o seu mestrado em Estudos de Mídia na The New School, em Manhattan. Ele também é um repórter e colunista da agência de notícias Cihan, e seus comentários podem ser lidos no Zaman de hoje. Seu livro de 2005 sobre ASALA alegou que alguns assassinatos atribuídos ao grupo foram efectivamente realizadas por agências de inteligência. Ele menciona o assassinato de 1982 Bora Süelkan na Bulgária, relativo a um caso de confusão de identidade: o alvo era, na verdade, oficial de inteligência Mehmet Eymür, em seguida, ativa na Bulgária.

  • 1 convidado brasileiro
  • 1 brasileiro a ser escolhido pela chamada de artigo

 

2) Mesa – Intelectuais

José Renato Nalini é Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, ex-Presidente da Academia Paulista de Letras e professor universitário. Autor, entre outros, de Ética da Magistratura (2ª ed.), A Rebelião da Toga (2ª ed.) e Ética Ambiental (2ª ed.). Natural da Jundiaí, nasceu em 1945 e se formou em 1970 pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Campinas. Tomou posse na magistratura em 1976 e foi nomeado para a 13ª Circunscrição Judiciária, com sede em Barretos. Ao longo da carreira também judicou nas comarcas de Monte Azul, Itu, Jundiaí e na Capital. É desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo desde 2004 e ocupou o cargo de corregedor-geral no biênio 2012/2013.

Peter Demant é historiador e professor de Relações Internacionais, especializado em questões do Oriente Médio, o mundo muçulmano e as relações islã-ocidente. Mestrado (1981) e doutorado (1988) em História Moderna e Contemporânea pela Universiteit van Amsterdam, Holanda; Livre-Docência em História Contemporânea pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professor associado no Departamento de História da USP, lecionando também no Instituto de Relações Internacionais (IRI-USP) e pesquisando principalmente nos temas: Oriente Médio, islã e islamismo, conflito Israel-Palestina, e a hegemonia do ocidente e sua contestação. Editor responsável da revista online Malala. (http://www.revistas.usp.br/malala)

Kerim Balcı é escritor turco, jornalista e acadêmico, nascido em 1971. Editor-chefe da revista Turkish Review, uma revista turca bimestral publicada pelo Zaman Media Group da Turquia. Colunista no jornal Zaman e Today's Zaman, os dois maiores jornais, um em turco outro em inglês. Especialista em  que relações internacionais e Oriente Médio, além de participar de debates e programas de TV. Estudou Física e Ciência Política e Relações Internacionais na Universidade do Bósforo da Turquia. Mestre pela Universidade Hebraica de Jerusalém, a cidade onde ele atuou como representante do Zaman Turkish Daily durante oito anos. Balci Atualmente é doutorando na Universidade de Durham do Reino Unido na filosofia da linguagem. Trabalha com grupos de diálogo inter-religioso na Europa para promover o multiculturalismo na Europa. Foi presidente da Dialogue Society em Londres por dois anos e meio. Editou um livro chamado Guerra de quem? sobre  querra no Iraq.  Publicou um álbum chamado Jerusalém Otomano, em fotografias e um outro álbum com fotografias modernas da cidade, chamado Kutsallığın Başkenti Kudus/Capital de santidade Jerusalém (IRCICA, Istambul, 2009, Publicado em Turco, Inglês e Árabe.) (Timas, Istambul, 2011). Balcı tem diversos artigos publicados em livros e enciclopédias acadêmicas e populares, principalmente sobre o Oriente Médio, política turca, política americana no Oriente Médio e diálogo inter-religioso.

  • 1 convidado do exterior
  • 1 convidado brasileiro
  • 1 brasileiro a ser escolhido pela chamada de artigo

 

3) Mesa – Religiões

 Rev. Dirk Ficca tem vinte anos de experiência no movimento interreligioso global, tendo trabalhado como Diretor Executivo do Conselho do Parlamento Mundial de Religiões. Antes de trabalhar com o Parlamento de Religiões, foi pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Benton Harbor. Graduou-se pelo Seminário Teológico McCormic (Classe de 1982) e ensinou na Universidade DePaul, no Seminário Teológico Evangélico Garrett e na Escola Luterana de Teologia em Chicago. Ele é membro do Presbitério de Chicago e serve como organizador do Grupo de Trabalho Ecumênico e Interreligioso. Recebeu o Prêmio Fethullah Gülen para Paz e Diálogo pela Fundação Niágara em 2012.

Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo desde 2007, estudou filosofia e teologia. Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1994-1996); doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1988-1991). Foi nomeado bispo Auxiliar de São Paulo, SP (2002-2007); Secretário-Geral da CNBB (2003-2007);  Arcebispo de São Paulo (desde 29 de abril de 2007); Cardeal da Santa Igreja Romana, do título de Santo Andrea al Quirinale, no Consistório de 24 de novembro de 2007); Grão-Chanceler da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (desde abril de 2007); Grão-Chanceler do Centro Universitário Assunção, de São Paulo (desde abril de 2007); Membro da Congregação para a Educação Católica (desde novembro de 2013). Escreveu Justo sofredor: uma interpretação do caminho de Jesus e do discípulo, Ed.Loyola, 1995 e vários artigos em revistas e jornais.

Michel Schlesinger é bacharel em direito pela Universidade de São Paulo. Realizou seus estudos rabínicos e seu mestrado em Jerusalém, no Instituto Schechter. Nos Estados Unidos, trabalhou em um acampamento judaico, o Camp Ramah de New England, e se capacitou para dar apoio a doentes e seus familiares no Jewish Pastoral Care Intitute na cidade de Nova Iorque. Desde 2005 é rabino da CIP. Em 2012, por ocasião de seu ano sabático, passou três meses em Nova Iorque, onde visitou instituições judaicas e estudou Talmude no Jewish Theological Seminary. O rabino Schlesinger é representante da Confederação Israelita do Brasil (Conib) para o diálogo inter-religioso e coordenador da delegação judaica na Comissão Nacional de Diálogo CatólicoJudaico da CNBB. Em 2013 esteve em Doha, no Qatar, para a Décima Conferência Internacional de Diálogo Inter-religioso. No mesmo ano, concluiu seus estudos em gestão de sinagogas no Rabbinical Managment Institute de Los Angeles. Casado com a antropóloga Juliana Portenoy Schlesinger e pai da Tamar e da Naomi.

Samir Boudinar nasceu em 1975 na cidade de Oujda, em Marrocos. Concluiu ensino fundamental e médio em Oujda. Ele estudou na Universidade Mohammed V. Ele recebeu também seus graus de mestrado e doutoramento nessa universidade. No seu doutorado estudou em Sociologia da Política. Ele trabalha como professor no Departamento de Sociologia da Universidade Muhammad V. Também é o Diretor Geral do Centro de Pesquisa de Ciências Sociais, um importante centro de pesquisa civil situado em Oujda. Ele lecionou Ciência Política, História do Pensamento Islâmico, Civilização Islâmica, Diálogo das Civilizações e Sociologia em muitas universidades no Marrocos e no exterior. Ele fez apresentaões em diversos simpósios internacionais. Participou de programas de TV. Além do Árabe como língua materna, fala Inglês e francês.

Suleyman Eris é o presidente fundador da Respect Graduate School(Escola Superior Respect) em Pensilvânia- EUA. A escola oferece atualmente curso de mestrado em Artes nos Estudos Islâmicos (MAIS). Presidente Eris formou-se bacharel na Turquia, na Faculdade de Teologia da Universidade de Uludag . Formou-se mestre pela Universidade de Georgia com uma tese sobre o sufismo. Atualmente, é doutorando na Universidade Temple em Filadélfia. Ele publicou um livro chamado "O Islam: Um Breve Guia sobre Crença e Prática." e uma série de artigos acadêmicos.

  • 1 convidado do exterior
  • 3-5 convidados brasileiros
  • Representantes das diferentes religiões no Brasil

O evento de abertura da conferência terá o discurso do keynote speaker (a ser definido).


ORGANIZAÇÃO: 

A Faculdade Cásper Líbero é uma instituição de ensino superior na área de jornalismo e comunicação social em São Paulo. Fundada em 1947 pelo empresário e jornalista Cásper Líbero, foi a primeira instituição da America Latina a oferecer curso de jornalismo.

Além de cursos de graduação, oferece dispõe, também, de um centro interdisciplinar de pesquisa (CIP) e programas de pós-graduação em lato sensu e stricto sensu, cursos livres e extensão universitária.

Entre universidades brasileiras, públicas e privadas, o curso de Jornalismo conseguiu a 7ª colocação no Ranking Universitário da Folha de S. Paulo de 2014. O curso de Publicidade e Propaganda conseguiu a 13ª colocação entre as instituições que oferecem esse curso.

Para conhecer mais, acesse: http://casperlibero.edu.br

      

O Centro Cultural Brasil-Turquia (CCBT) é uma instituição não-governamental, fundada em 2011 por um grupo de turcos e brasileiros, com objetivo de estreitar as relações entre dois países realizando atividades culturais, acadêmicas e sociais.

CCBT possui três unidades em São Paulo e filiais em Brasília, Belo Horizonte, no Rio de Janeiro, e em Istambul.

Cursos de língua e cultura turca e idiomas português e cultura brasileira; intercâmbio cultural e acadêmico; cursos de artes e músicas dos dois países; apresentações e exposições artísticas; palestras; viagens culturais; consultoria e serviços de todos os tipos de tradução e interpretação são as principais atividades do CCBT.

CCBT mantém parcerias com as melhores universidades dos dois países e organiza cursos, entre elas Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal de Rio de Janeiro (UFRJ), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

CCBT mantém parcerias com as instituições culturais mais ativas do Brasil, como SESC, Centro Cultural São Paulo, Escola de Comunicação e Artes da USP, Centro Cultural Banco do Brasil, Fundação Bienal, entre outras. 

Com iniciativa do CCBT, a Câmara Municipal de São Paulo e a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, estabeleceram o dia 29 de maio como O DIA DA TURQUIA. Na semana do Dia da Turquia, CCBT organiza vários eventos para comemorar a data, com exposições, concertos e seminários, além de Sessão Solene na CMSP e na ALESP.

CCBT realiza entrega de Prêmios CCBT as instituições e personalidades que tiveram desempenho para aproximar dois países e povos, em quatro categorias: cultura, acadêmico, mídia e especial.

Para conhecer mais o CCBT, acesse: www.brasilturquia.com.br


PARCEIROS: 

Criado em 29 de outubro de 1986, o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo é um órgão de integração destinado à pesquisa e discussão de forma abrangente e interdisciplinar das questões fundamentais da ciência e da cultura.

O Departamento de Teologia e Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) reúne professores que desenvolvem atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão em diversos setores da Universidade, promovendo um diálogo constante entre a teologia e ciências da religião e os campos das artes, da ciência e da filosofia. Além da Disciplina de Introdução ao Pensamento Teológico, oferece Cursos de Especialização e Extensão, participa do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências da Religião, desenvolve pesquisas e atua em serviços de extensão à comunidade.

O Instituto de História (IH) é uma unidade de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), criado em 2010 a partir do então Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS). Localiza-se no Largo de São Francisco de Paula, Rio de Janeiro.  O Instituto de História está vinculado ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), sendo responsável pelo curso de graduação em História, e pelos programas de pós-graduação em História Social e em História Comparada.

A FAPCOM – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação, fundada em 31 de outubro de 2005, como uma instituição referência na área da Comunicação Social. Pertencente à Paulus, instituição marcada pela ética, inclusão social e dirigida pelos Paulinos, presentes no Brasil há 82 anos, iniciou sua atuação no Ensino Superior com o Curso de Comunicação Social, oferecendo quatro habilitações:  Jornalismo, Rádio e Televisão, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas.

O Centro de Estudos em Geopolítica e Relações Internacionais (CENEGRI)® foi criado em maio de 2004 como uma entidade de direito privado sem fins lucrativos, independente, democrática e não-partidária, tendo como objetivo primordial a análise crítica de alto nível sobre a realidade contemporânea e seu impacto sobre o Brasil e a América Latina.  O CENEGRI® é multidisciplinar e aberto a intercâmbio com instituições similares, pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados na temática e áreas afins. Como forma de difundir a produção acadêmica, o Centro possui a revista Intellector (versões eletrônica e impressa) de periodicidade semestral.

 

PARCEIRAS DE MÍDIA:

 

TV Gazeta é uma rede de televisão brasileira inaugurada em São Paulo em 1970 pela Fundação Cásper Líbero. A Fundação Cásper Líbero é uma instituição sem fins lucrativos que administra um vasto complexo de comunicações. Sediada em São Paulo, atualmente reúne a TV Gazeta, a Rádio Gazeta AM/FM, o diário esportivo eletrônico gazetaesportiva.net (antigo impresso A Gazeta Esportiva), a Gazeta Press, além da Faculdade Cásper Líbero. Grande sucessos da televisão brasileira passaram pela Gazeta, tais como: Fausto Silva, Serginho Groisman, Astrid Fontenelle, Galvão Bueno, Joelmir Beting, Atchim & Espirro, Heródoto Barbeiro, Cléber Machado, Luís Roberto, Tiago Leifert, Mariana Godoy, Fernando Meirelles, Marcelo Tas e muitos outros.

Site: http://www.tvgazeta.com.br

O jornal Zaman ("tempo" em turco) é o jornal de maior circulação na Turquia. Foi fundado em 1986 e foi o primeiro jornal turco a estar online na Internet (1995). A circulação da versão em papel chegou a ser 1,2 milhão de exemplares entre 2011 e 2013. É um jornal conservador, apoiante da democracia, dos valores universais, das liberdades e do secularismo. O jornal Zaman está sendo publicado em 35 países em 10 línguas diferentes.

Site: http://www.zaman.com.tr

Agência de notícias Cihan começou a atuar em 1994, produz notícias em  6 idiomas, sendo aproximadamente 500 textos, 200 imagens e 80 vídeos por dia. Cihan mantém mais de 50 escritórios no mundo. É a única agência de notícias da Turquia que tem representante na America Latina, sedeado em São Paulo.

Site: http://en.cihan.com.tr/en/

Today's Zaman é um jornal diária publicado em inglês na Turquia. TZ foi fundado em 2007, como parte do grupo jornal Zaman. É o jornal em inglês mais lido na Turquia. O site do TZ em inglês está 100% aberto e é o site mais acessado na internet na sua categoria.

Site: http://www.todayszaman.com

Samanyolu TV é uma emissora internacional baseada em Istambul. O Grupo Samanyolu opera canais de televisão e rádio, publicação e distribuição de revistas. Samanyou TV tem transmissão, através de satélite, para centenas de países, além de streaming pelo web, ou seja, transmissão online.

Site: http://www.samanyolu.tv


 

Data: 08-09 de março de 2016
Local: Faculdade Cásper Líbero, Av. Paulista 900, São Paulo, Brasil
Site: www.conferenciasobreterrorismo.com.br
E-mail: conferencias@brasilturquia.com.br