CCBT organiza visitas da Gediz University da Turquia
 
CCBT organiza visitas da Gediz University da Turquia

CCBT-Centro Cultural Brasil-Turquia, realizou mais uma organização acadêmica. Organizou diversas visitas à diretoria da Gediz University no Brasil com diversas universidades e instituições brasileiras.

O grupo foi composto pelo Reitor da universidade, Prof. Dr. Seyfullah Çevik, Decano (diretor) da Faculdade de Direito, Prof. Dr. Muhammet Ozekes e Diretor do Departamento de Relações Internacionais Sr. Mustafa Namli. A equipe foi acompanhada pelo Prof. Fatih Ozorpak, diretor do CCBT em Istambul e presidente do CCBT Prof. Mustafa Goktepe, em Brasília.

Entre as instituições visitadas são FGV, UFMG, UNIFESP, CNPq, UFSC.

Veja a notícia que saiu no site da Universidade Federal de São Paulo

Unifesp recebe visita de delegação turca e assina acordo com a Universidade Paris Descartes - França

A Universidade de Gediz tem a intenção de realizar cooperação internacional com instituições brasileiras

A Secretaria de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) recebeu na última segunda-feira, dia 4 de Março de 2013, a visita da delegação da Universidade de Gediz, localizada em Izmir, Turquia. Faziam parte da delegação os professores Seyfullah Çevik, reitor da Universidade de Gediz, Mustafa Namli, diretor de Relações Internacionais e Muhammet Özekes, diretor da Faculdade de Direito.

A Universidade de Gediz tem a intenção de realizar cooperação internacional com instituições brasileiras e visa promover intercâmbio de docentes e discentes nas áreas de relações internacionais, administração, engenharia, psicologia e em áreas da saúde.

A exemplo das conversas que intencionavam a assinatura de um convênio com a Universidade de Gediz, recentemente a Unifesp concretizou novo acordo com mais uma renomada instituição estrangeira, a universidade francesa Paris Descartes.

O convênio entre as duas universidades facilitará ações conjuntas em pesquisa, publicação, organização de palestras e seminários, estágios de formação e aperfeiçoamento, além de promover o intercâmbio de alunos e docentes. O convênio é válido até 24 de janeiro de 2018.

O acordo com a Universidade Paris Descartes soma-se a outros cinco vigentes com instituições francesas, como o Laboratoire de Santé Publique et Informatique Medicale, L'Ecole de Psychologue Praticiens, Universidade Sorbonne Nouvelle Paris 3, Universidade de Paris Oueste Nenterre La Défense Paris 10 e a Universidade Claude-Bernard - Lyon 1. Além de duas convenções para co-tutela internacional de doutorado, com Paris Ouest Nanterre La Défense Paris 10 e Universidade de Strasbourg.

O acordo foi intermediado pelo Adido de Cooperação e Ação Cultural do Consulado Geral da França de São Paulo, Jean-Pierre Garrino, e por sua esposa, a Dra. Rosana Costa Garrino, professora do curso de medicina e psicóloga do Centro de Referência da Infância e da Adolescência da Unifesp.

05/03/2013 15:22

Fonte: http://dgi.unifesp.br/sites/comunicacao/index.php?c=Noticia&m=ler&cod=4c96e4fc


Veja a notícia que saiu no site da Universidade Federal de Minas Gerais

foto%20turcos.JPG
Da esquerda para a direita, o diretor da Faculdade de Direito, Muhamett Ozekes; o coordenador de atividades acadêmicas, Fatih Ozopark; o reitor Seyfullah Cevik, da Gediz University; o diretor do departamento de Relações Internacionais, Mustafa Namli; e o diretor de Relações Internacionais da UFMG, Eduardo Vargas

 

Em visita, reitor de universidade turca defende "sinergia" com a UFMG
quarta-feira, 6 de março de 2013, às 18h39

 
O reitor Seyfullah Cevik, da Gediz University, da Turquia, reuniu-se na tarde desta quarta-feira, dia 6, com o diretor de Relações Internacionais da UFMG, professor Eduardo Viana Vargas, para discutir possibilidades de cooperação entre as duas instituições.

À frente de uma comitiva formada por quatro dirigentes da Gediz, Cevik disse que o intercâmbio de graduandos das duas universidades será o primeiro passo para o que chamou de “sinergia” que se pretende estabelecer entre Brasil e Turquia nos próximos anos.

“Nosso principal interesse é levar para a Turquia estudantes de Engenharia e Arquitetura, além de Administração, Marketing, Psicologia e Ciências Sociais”, disse o reitor. Ele adiantou que esse contato inicial pode resultar, futuramente, na criação de novos cursos com participação das duas universidades. A universidade turca já firmou parcerias com a Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), Universidade de São Paulo (USP), e Universidade Federal Fluminense.

Os intercâmbios devem começar em setembro, mês em que se inicia o ano letivo na Turquia. Segundo o reitor, cerca de 250 universitários estrangeiros estudam na Gediz University, muitos deles oriundos de países de língua portuguesa, mas nenhum do Brasil.

Para Eduardo Vargas, a aproximação com a Turquia pode ajudar a reforçar o processo de internacionalização pelo qual passa a UFMG. "Já temos cerca de 300 acordos de cooperação com outros países", informou.

O encontro foi promovido a pedido do presidente do Centro Cultural Brasil-Turquia (CCBT), professor Mustafa Goktepe. A escolha da UFMG pelas autoridades turcas foi motivada pela indicação da presidente Dilma Rousseff, nascida em Belo Horizonte.