I DECLARAÇÃO DO CCBT SOBRE OS ACONTECIMENTOS NA TURQUIA!
  16.07.2016
I DECLARAÇÃO DO CCBT SOBRE OS ACONTECIMENTOS NA TURQUIA!

Ontem à noite, 15 de julho de 2016, houve uma tentativa de golpe nas cidades de Istanbul e Ancara, na Turquia. 

O Centro Cultural Brasil-Turquia, como uma instituição inspirada no Movimento Hizmet, declara ser a favor da democracia, da paz e da ordem. Condenamos consistentemente qualquer intervenção militar na administração política. Somos contra qualquer tipo de golpe. Esperamos que esses acontecimentos não causem mais perdas de vidas, não aumentem ainda mais a polarização na sociedade e não levem à Turquia a um conflito generalizado.

A Turquia teve 4 golpes militares, e o que ocorreu ontem não parecia ser um golpe militar comum. Pôde-se observar vários elementos incomuns a uma tentativa de golpe: a mídia, o parlamento, a Diretoria Geral da Polícia não foram tomados; os governantes e os líderes da oposição não foram detidos. Apenas uma TV estatal (TRT) foi tomada e transmitiu a mensagem enviada pelos golpistas. Todas as outras emissoras continuaram suas transmissões normalmente. Há muitas outras estranhezas, mas independentemte disso, esperamos que os envolvidos no golpe sejam detidos, julgados e condenados. 

Desde dezembro de 2013, Erdogan e o governo turco culpam o Movimento Hizmet por todos os desastres e grandes problemas no país. Desta vez não foi diferente, logo após os primeiros momentos desses acontecimentos, o Presidente Erdogan e seus ministros acusaram, com declarações irresponsáveis e difamatórias, o Movimento Hizmet de liderar uma tentativa de golpe. Isso cria ainda mais suspeitas sobre o que aconteceu. No final de aproximadamente cinco horas de confusão, Erdogan disse que “esta tentativa de golpe foi um presente de Deus, assim poderemos fazer uma limpeza geral nas forças armadas.” Sem dúvida, os acontecimentos de hoje, deixaram Erdogan e seu governo mais fortes e legitimarão futuras ações autoritárias que eles venham a realizar.

Expressamos nossas condolências aos familiares dos dezenas de falecidos nos confrontos de ontem e desejamos recuperação rápida aos centenas de feridos. Torcemos para o breve retorno e triunfo da democracia, da paz e dos direitos fundamentais na Turquia.

Centro Cultural Brasil-Turquia
Colocado em 16 de julho de 2016
São Paulo, SP
(Atualizado)