Encontro com turcos gagaúzes no CCBT
 
Encontro com turcos gagaúzes no CCBT

O Centro Cultural Brasil Turquia recebeu no dia 29 de setembro representantes da comunidade gagauz em São Paulo. Na história dos povos turcos, os gagauz ou “gagaúzes” possuem uma peculiaridade: são os únicos turcos cristãos do mundo.

A origem da etnia ocorreu por volta do século XIII d.C na região nordeste da atual Bulgária (Dobrudja) e segundo algumas teorias os gagaúzes descendem de tropas turcas seljúcidas da Anatólia lideradas pelo sultão Izzedin Kaykaus (1236-1276) que se estabeleceram naquela região. Viveram praticamente na obscuridade a maior parte de sua história dentro do Império Otomano, sendo que foi só com a imigração ao Império Russo no século XVIII e XIX que surge os primeiros relatos sobre os gagaúzes. No Brasil, os primeiros gagaúzes chegam em 1925 e 1926 por conta de várias instabilidades do período Entre-guerras. Inicialmente ocupando regiões do oeste paulista os gagaúzes participaram da expansão e desenvolvimento da cidade de São Paulo. Portanto, podemos dizer, que os gagaúzes formaram os primeiros adensamentos turcos na história do Brasil.

O encontro entre a comunidade gagauz e o Centro Cultural proporcionou várias perspectivas na concretização da memória, história e cultura de ambas comunidades. Presidido pelo Diretor-Pesidente Sr. Mustafá Göktepe, o evento contou com a presença de alguns representes gagaúzes, como Derlene Calpacci, Marisa Ratcov, Paulo Nicolaev, Alan Nicolaev e Moises Bolgar, os quais tiveram a oportunidade de conhecer os trabalhos realizados pela instituição, como também a discussão de futuros projetos conjuntos a serem desenvolvidos. Um dos momentos marcantes do encontro fora a exposição de alguns trabalhos jornalísticos realizados dentro da comunidade gagauz na capital paulista alguns anos atrás. Esse material proporcionou uma grande surpresa aos representantes turcos, entre eles o jornalista do jornal Zaman Dr. Bayram Ozturk, devido, justamente, às semelhanças lingüísticas e culturais entre gagaúzes e a própria Turquia. Com a certeza de preservar e promover a cultura turca no Brasil, o Centro Cultural observa nos gagaúzes novas possibilidades culturais.
 
Estavam, também, presentes da comunidade turca, Sr. Servet Yilmaz, diretor do Colégio Belo Futuro Internacional, uma escola fundada por iniciativas turcas e Sr. Mevlut Emrah, vice-diretor da Associação Empresarial Brasil-Turquia.
 

Fotos do encontro: