FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO!
  23.12.2018
FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO!

Caros amigos,

O ano de 2018 passou com muitos acontecimentos tristes em todo o mundo. Houve desastres, acidentes, violências, brigas/conflitos por diversas razões, perseguições. Nos momentos complicados assim, a melhor forma de superar as dificuldades é unir as forças do bem.

É o que o CCBT fez em 2018, ao lado/com muitas pessoas do bem. Nosso grande agradecimento vai para vocês, os amigos brasileiros, a comunidade turca, os associados do CCBT, conselheiros do CCBT, os jornalistas, os acadêmicos, os formadores de opinião, as autoridades, as instituições públicas e privadas, as entidades culturais e as universidades parceiras, pelo imensurável apoio, carinho, atenção e colaboração. Muito obrigado!

Seguem algumas das atividades de destaque realizadas pelo CCBT durante 2018:

  • Participação da Conferência Internacional UNGA em Nova York. 
  • Curso de civilização turco-islâmica na PUC-SP.
  • Curso de língua e cultura turca na USP (CCBT mantém 5 módulos deste curso na USP).
  • Curso de língua e cultura turca na UNICAMP.
  • Curso de língua e cultura na UFF.
  • 4ª Premiação Anual do CCBT e da Comunidade Turca na ALESP.
  • Comemoração do Dia da Comunidade Turca na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
  • Encontros mensais de diálogo - Família Abraâmica.
  • Jantares de desjejum (iftar) no Ramadan.
  • 20ª Exposição Coréia Turquia "Paz e Esperança".
  • Lançamento de Livro: Posições diante do Terrorismo; Religiões, Intelectuais, Mídia.
  • Cursos de arte Ebru.
  • Exposição de Arte Ebru "Espelhos na Água" na ALESP. 
  • Curso com 13 aulas: Islã Contemporâneo no SESC. 
  • Palestras e seminários em diversas instituições e universidades.
  • Primeira Colação de Grau dos alunos da Escola Intercultural Brasil-Turquia em Duque de Caxias no Rio de Janeiro.

FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO!

Equipe do CCBT


RETROSPECTIVA DO CCBT - 2018

CCBT PARTICIPOU DA CONFERÊNCIA UNGA EM NOVA YORK

CCBT é parceiro da JWF - Journalists and Writers Foundation, com sede em Nova York, e juntos temos organizado diversas atividades. Em setembro, CCBT participou da conferência internacional organizada pela JWF em parceria com várias entidades de dezenas de países. 

TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO:
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
PARA GARANTIR QUE NINGUÉM SERIA DEIXADO PARA TRÁS
25 de setembro de 2018, Nova York
www.unga-reception.org

Dra. Clarita Costa Maia, Presidente da Comissão de Relações Exteriores da OAB-DF, advogada, consultor legislativa do Senado Federal, conselheira consultiva do CCBT em Brasília, mediou a mesa POPULAÇÕES EM RISCO: DIREITOS HUMANOS, MIGRAÇÃO E REFUGIADOS. Segue a notícia sobre o evento, com fotos e vídeo.

Fonte: http://brasilturquia.com.br/ccbt-participou-da-conferencia-unga-em-nova-york-1583.html

CCBT ORGANIZOU SESSÃO DE AÚTOGRAFOS DO LIVRO: POSIÇÕES DIANTE DO TERRORISMO

Em 4 de setembro de 2018, CCBT realizou o lançamento do livro "POSIÇÕES DIANTE DO TERRORISMO: RELIGIÕES, INTELECTUAIS, MÍDIA" com sessão de autógrafos na Livraria Cultura do Conjunto Nacional na Avenida Paulista, em parceria com a Editora Labrador e Livraria Cultura.

No evento estiveram presentes os autores Professor Mário Sérgio Cortella, Rabino Michel Schlesinger, Professor Fernando Altemeyer Junior e Beatriz Buarque, e os organizadores Cilene Victor, Roberto Chiachiri e Mustafa Goktepe.

O livro é o fruto da conferência organizada pelo CCBT em parceria com Faculdade Cásper Líbero em 2016 com o mesmo título para promover um debate sobre as causas e consequências do terrorismo ao redor do mundo, focando o papel das mídias, das religiões e dos intelectuais diante desse fenômeno. A conferência reuniu acadêmicos, pesquisadores, líderes religiosos, jornalistas e intelectuais com visão à novas abordagens, perspectivas e diálogos sobre o fenômeno terrorismo.

Fonte: http://brasilturquia.com.br/ccbt-organizou-sesso-de-autografos-do-livro-posices-diante-do-terrorismo-1580.html

20ª EXPOSIÇÃO CORÉIA E TURQUIA, "PAZ E ESPERANÇA"

A Associação dos Artistas Coreanos no Brasil e O Centro Cultural Brasil Turquia convidam para apreciar a 20ª Exposição Coréia e Turquia, com o tema "Paz e Esperança" entre os dias 21 de setembro à 20 de outubro de 2018 na Oficina Oswaldo de Andrade no Bom Retiro.

Fonte: http://brasilturquia.com.br/20-exposico-coreia-e-turquia-quotpaz-e-esperancaquot-1581.html

O que é o “verdadeiro Islã”?  Por que os povos do Oriente Médio estão envolvidos em múltiplos conflitos? Quais são os atores mais relevantes na região Oriente Médio?  Como são retratados os muçulmanos? Como são as comunidades muçulmanas no Brasil? O curso oferecerá a oportunidade de discutir a partir de diferentes perspectivas o Islã contemporâneo.

O curso é da curadoria de Yusuf Elemen e conta com a participação de: Lourival Sant’anna, Peter Demant, Salem Nasser, Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto, Guilherme Casarões, Sheikh Mohammad Al Bukai, Heitor Loureiro, Mustafa Göktepe, Fábio Metzger, Samira Adel Osman.

Fonte: http://brasilturquia.com.br/isl-contemporaneo-1564.html

CCBT E ALESP ORGANIZAM COMEMORAÇÃO DO DIA DA COMUNIDADE TURCA E PREMIAÇÃO ANUAL DO CCBT

Na noite do dia 28 de maio foi realizada a Sessão Solene para comemorar o Dia da Comunidade Turca e a Premiação Anual do CCBT-2018 (Centro Cultural Brasil-Turquia), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O evento foi marcado pelas declarações de apoio e elogio aos trabalhos do CCBT e da comunidade turca. No final da Sessão Solene e Premiação, CCBT organizou, para comemorar a data, exposição de Arte Ebru "Espelho na Água", concerto de música clássica turca e coquetel turco. 

CCBT começou a realizar a entrega de Prêmio Anual do CCBT em 2015, na sessão solene pelo “Dia da Turquia e da Comunidade Turca” na Câmara Municipal de São Paulo, para homenagear as instituições e personalidades que contribuem para promover o diálogo, a compreensão, o respeito, o entendimento intercultural, a coesão social e aproximação de países e povos.

Em 2018 os premiados com o Prêmio Anual do CCBT foram: José Carlos de Oliveira, Cáritas – Arquidiocena de São Paulo, Sergio Fausto, Adriano Carneiro Giglio e Rossana Valeira de Souza e Silva.

Fonte: http://brasilturquia.com.br/ccbt-e-alesp-organizam-comemoraco-do-dia-da-comunidade-turca-e-premiaco-anual-do-ccbt-1572.html

CCBT oferece curso de língua e cultura turca na Universidade São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em Campinas. Neste momento o curso continua com 5 módulos, tendo aula em todos os dias de semana na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). O curso é gratuito e aberto ao público em geral.

O Curso Civilização Turco-islâmica, oferecido pelo CCBT e promovido como extensão cultural pelo Departamento de Ciência da Religião da PUC, visa apresentar aos participantes e cursistas, de forma breve e concisa, a transformação do Império Otomano para a República da Turquia, no centenário do acordo de Skyes-Picot com destaque para a temática religiosa e cultural.