Presidente do Centro Cultural Brasil-Turquia diz confiar no trabalho da PF
  21.07.2016
Presidente do Centro Cultural Brasil-Turquia diz confiar no trabalho da PF

SÃO PAULO - O presidente do Centro Cultural Brasil-Turquia, Mustafa Goktepe, disse não descartar a possibilidade de um atentado durante a Olimpíada no Rio, mas se mostrou confiante quanto a atuação da Polícia Federal que, nesta quinta-feira, prendeu dez brasileiros suspeitos de preparem atos terroristas no evento. 

- É muito bom terem pego essas pessoas, dá uma ideia que a inteligência está funcionando bem. Acho que o Brasil, por não a experiência de sediar esse evento, pode ter se dedicado ainda mais no aspecto da segurança. Mas infelizmente o risco existe, sim. O Estado Islâmico não atua mais só em países da Europa e os Estados Unidos, que eles consideram como grandes inimigos. Sendo um turco naturalizado brasileiro, espero que o Brasil continue sendo chamado um país de paz. 

Já o jornalista Kamil Ergin atentou para as implicações da tentativa de golpe na Turquia na semana passada. O país tem a maior fronteira do mundo com a Síria, onde há um grande fluxo de grupos radicais e, desde a semana passada, com a quartelada, houve um relaxamento na segurança da fronteiras.

- Ontem saiu uma matéria no jornal francês "Le Figaro" avisando que a cada dia 100 membros do Estado Islâmico passam por essa fronteira. O Brasil é um país democrático, forte e seguro, mas um atentado não é 100% evitável e, por isso, acho que todos devemos ficar alertas. 

Link para a página original: http://oglobo.globo.com/rio/presidente-do-centro-cultural-brasil-turquia-diz-confiar-no-trabalho-da-pf-19759838