Viagem à Turquia com técnico Dunga
 
Viagem à Turquia com técnico Dunga
Dunga (técnico da Seleção Brasileira de Futebol) viajou a Istambul-Turquia, através do convite do CCBT, para participar, como convidado de honra, da 18ª Premiação de Melhores Atletas do Ano.

O técnico da Seleção Brasileira de Futebol, Dunga (Carlos Caetano Bledorn Verri), de 2 a 5 de fevereiro de 2008, antes da viagem dele para Irlanda. Através de nosso convite ele participou, como convidado de honra, da 18ª Premiação de Melhores Atletas do Ano (da Turquia), organizada há 18 anos pelo Jornal Zaman, o mais vendido na Turquia. A premiação foi realizada no maior salão de Istambul, Istambul Gosteri Merkezi, na presença de 6 mil convidados.

 

A VISITA À ESCOLA TURCA NO BRASIL

Antes da viagem para Turquia, Dunga visitou a escola turca em São Paulo, O Colégio Belo Futuro (www.colegiobelofuturo.com.br). Ele tirou fotos com os alunos e professores da escola, deu autógrafos. Os dirigentes apresentaram a escola, Dunga conheceu as salas de aula, laboratórios, quadra e biblioteca, e comentou: "Os trabalhos como essa escola têm função de uma ponte entre dois países."

Dunga visitou dois colégios modernos na Turquia também, fundados pelos amigos dos empresários turcos que fundaram a escola turca no Brasil, e disse: "Encontrei uma educação totalmente concentrada às necessidades de todo ser humano. Isso que vai acabar os problemas dessa época modernos em que estamos. Acredito que além de futebol, intercâmbio de jogadores de futebol, esses trabalhos educativos estão ajudando muito para aumentar a relação entre a Turquia e o Brasil." Já que próprio Dunga participa dos trabalhos educativos que uma instituição disponibiliza cursos técnicos para alunos e famílias dos alunos das escolas públicas.

Depois de assinar o livro de honra da escola, Dunga almoçou na sede do CCBT-Centro Cultural Brasil-Turquia, em São Paulo. Depois desse almoço começou a viagem de 16 horas para Turquia.

“OS TURCOS PARECEM COM OS BRASILEIROS”

Na chegada na Turquia, no aeroporto em Istambul, Dunga encontrou uma grande atenção dos jornalistas e repórteres. Dunga disse que os dois países se parecem muito: "Os turcos são muito amigáveis como os brasileiros." Na passagem pela Turquia, o Dunga teve admiração pelo respeito visto em todos os lugares, entre as pessoas, e o comportamento das pessoas.

“GOSTEI DA EDUCAÇÃO NA TURQUIA E A ESTRUTURA DA FAMÍLIA TURCA”

Na visita ao Colégio Anafen em Istambul, centenas de alunos e pais receberam-no. Dunga comentou: "Na Turquia, as pessoas são muito respeitosas e educadas, principalmente os jovens. Eu acho que isso vem da família, da estrutura da família."

No discurso no auditório do colégio, Dunga respondeu as perguntas dos alunos: "Eu devo meu sucesso, tanto na vida particular quanto na profissional, à vida organizada e ao esforço/trabalho. Se eu não tivesse uma vida sossegada, organizada e feliz não estaria na posição em que estou hoje. Nesta escola, as condições são ótimas. Existem muitas crianças que não têm oportunidade de estudar numa escola como essa. Vocês têm de aproveitar bem essa chance."

O mestre de futebol, respondeu as perguntas sobre a copa do mundo e sua carreria: "No mundo, até hoje, a copa do mundo foi levantada 21 vezes. O Brasil levantou a taça 5 vezes, e eu, como captão em 1994, tive o privilégio de levantar uma dessas taças. Nunca vou esquecer desse momento. Minha intenção é preparar a seleção da melhor forma possível para olímpiadas e copa do mundo."

FUTEBOL TURCO

Dunga comentou que os dois jogos contra Turquia na copa de 2002, foram difíceis. Desde essa copa o futebol turco vem melhorando muito, tanto na seleção quanto nos clubes. Ele considera os melhores de futebol turco, os nomes Yildiray Bastürk, Hakan Sükür, Emre Belözoglu, Rüstü Rençber. Acrescenta: "Na Turquia jogam muitos jogadores brasileiros. Um nome importante do fotebol mundial, o Zico está aqui. Eu acho que essa aproximação é por causa da semelhança do futebol brasileiros com o turco.

DUNGA ASSISTIU O CLÁSSICO ENTRE FENERBAHÇE - GALATASARAY

Estivemos presentes com Dunga, no jogo clássico entre os dois maiores times da Turquia, Fenerbahçe e Galatasaray. Jogo foi no Estádio do Fenerbahçe, em Istambul, no dia 3 de fevereiro de 2008, no dia da nossa chegada em Istambul, na presença de 52 mil torcedores. Depois do jogo que terminou 0-0, Dunga fez comentários e disse que gostou muito do jogo de dois jogadores, Selçuk do Fenerbahçe, Serkan Çalik do Galatasaray. Disse que os dois times jogaram bem; "Foi um jogo agradável. Fenerbahçe jogou mais técnico e Galatasaray foi muito rápido, contra-ataques rápidos do Galatasaray preocupou muito a defesa do Fenerbahçe."

"SELEÇÃO BRASILEIRA POSSUI MUITAS OPÇÕES"

Dunga, que estivemos juntos na toda passagem pela Turquia, respondeu as perguntas a respeito da convocação dos jogadores brasileiros para a seleção: "Seleção Brasileira tem muitas opções para cada posição. Nós assistimos todos os jogadores brasileiros no mundo inteiro. Escolhemos uns 5-6 jogadores para cada posição e os acompanhamos. Nós já tivemos Edu e Alex do Fenerbahçe na seleção."

A NOITE DE HONRA DO ESPORTE TURCO

A organização do Jornal Zaman, "Atletos do Ano" completou 18 anos na noite de 4 de fevereiro de 2008. Foi um evento magnífico, no maior salão da Turquia, em Istambul, na presença de 6 mil espectadores e milhares de telespectadores através dos canais que transmitiam o evento ao vivo.

Estavam presentes no evento, grandes nomes do futebol e de outras áreas de esportes, desde Dunga, Jean Tigana, o fantástico ex-jogador do Be?ikta? Ferdinand, o ex-estrela do Fenerbahçe Kenneth Anderson, Antiç e até o ex-técnico da seleção turca Sepp Piontek.

Também estiveram presentes ministros, deputados, prefeitos, governador de Istambul, presidentes e técnicos dos clubes, a seleção turca etc.

Dunga era o convidado de honra da noite. Ele foi apresentado como um dos jogadores que mais jogou pela seleção brasileira, 91 vezes, e teve o apelido de "o capitão dos capitões". Foi comentado que ele foi eleito Melhor Técnico de seleções, em 2007, pela IFFHS (International Federation of Football History & Statistics).

Dunga entregou o prêmio de melhor jogador de futebol em 2007, para Mehmet Aurelio (brasileiro naturalizado turco, antigo nome Marco Aurelio), eleito pelo povo turco. Na hora de entregar o prêmio, comentou: "Uma pequena bola de futebol uniu todos nós aqui e milhões em frente à tv. O sucesso de um brasileiro no Fenerbahçe e na seleção turca me dá orgulho."

BOBÓ FOI CONVOCADO PARA SELEÇÃO PELA PRIMEIRA VEZ

Dunga convocou Bobó para o jogo amistoso contra Irlanda, no dia 6 de fevereiro de 2008 em Dublin. Através do pedido de Dunga, nós entramos em contato com o empresário do Besiktas, Sinan Engin, e com o técnico do clube, Ertugrul Saglam, e pedimos informações sobre o jogador. Depois dessas informações, Dunga convocou o Bobó para a seleção brasileira.

+ Para mais informações sobre o evento do Jornal Zaman, visite o link abaixo (em turco):