Abertura da Indústria Turca ao Mundo

A indústria da Turquia na produção para exportação tem um amplo alcance e fortes relações internacionais. A integração global da indústria turca, começou a se desenvolver com a aceitação do conceito de produção para as exportações, em 1980 e após o processo da União Aduaneira em 1996 e a reestruturação depois da crise de 2001, esta ficou mais forte.

pag272Na Turquia, a prioridade é dada aos esforços para aumentar a produtividade e a capacidade competitiva internacional das pequenas e médias empresas, bem como para aumentar sua participação no valor adicionado. Estas empresas se beneficiam de uma série de benefícios, como empréstimos a juros baixos, isenção fiscal e apoio de IVA. Além disso, a Estruturação das Industriais Regionais (EIRs) e Pequenas Indústrias Locais (PILs) continuam a oferecer a essas PME, melhores condições de produção, com o objetivo de aumentar a competitividade e permitindo que a industrialização planejada possa reduzir os efeitos ambientais da indústria. Em 2009, 11 EIRs e 8 projetos PILs foram concluídos. No programa de investimentos de 2010, existem 83 EIRs e 48 projetos PILs. De 1962 ao final de 2009, foram concluídas um total de 131 EIRs de 25.846 hectares e 438 PILs constituído por 92.138 oficinas.

As iniciativas feitas com a abertura da indústria turca para o mundo foram mais vistas no comércio exterior. Em 2009, as exportações totais da Turquia da indústria de fabricação foram 95,4 bilhões de dólares. Com este valor, as participações dos produtos industriais da Turquia subiram para 93.4%. Em dezembro de 2009, a exportação da indústria de fabricação atingiu 111 milhões de dólares e tornou-se 78.8% do total das exportações.

A Turquia continua realizando trabalhos para a integração do setor industrial com o mundo, também do ponto de vista da regulamentação. A Turquia se associou a 15 acordos internacionais relativos aos direitos de propriedade industrial sobre “patentes, desenhos industriais, marcas e sinais geográficos”. Além disso, a Agência Turca de Acreditação (TÜRKAK) foi estabelecida para lidar com a acreditação das instituições de testes e certificação. Ao assinar acordos de reconhecimento mútuo com a Acreditação da União Europeia, bem como ILAC e IAF em todos os campos, TÜRKAK se tornou uma das melhores instituições de acreditação no mundo.

 

mapa_vermelho A Indústria de Alimentação, Bebidas Alcoólicas e Tabaco: No setor de alimentos, a estrutura de produção em geral é baseada em pequenas empresas, onde a produção e exportação de vários tipos de produtos são feitos. Na indústria de bebidas alcoólicas e de tabaco, por outro lado, existem  estabelecimentos   de  tamanho  médio  e  grande porte na maior parte. Durante os últimos cinco anos, a Turquia tem mostrado grandes avanços neste setor, com exportações superiores a 6 bilhões de dólares, com taxa de crescimento médio anual de cerca de 12.5%, e o volume de comércio chegando a quase 10 bilhões de dólares.

pag273Mais de 30.000 empresas do país estão engajadas em atividades de produção em uma variedade de segmentos, como carnes e produtos derivados, leite e produtos lácteos, produtos de farinha de trigo e farinha, açúcar e doces, bebidas alcoólicas e não alcoólicas, o processamento de vegetais e frutas, óleos vegetais, transformação de produtos de água e produção de cigarros. Não há envolvimento do setor público na produção de alimentos, bebidas e tabaco, exceto nas áreas de açúcar, chá, carne e produtos cárneos.

 

mapa_vermelho A Indústria Têxtil e a Pronta-Entrega: A indústria têxtil e de pronta entrega são a força motriz no processo de desenvolvimento econômico e criação de oportunidades de emprego. A Turquia é o sexto maior produtor de algodão do mundo e a maioria de suas exportações têxteis e de pronta entrega são de tecidos de algodão e quase metade da produção total da indústria têxtil e de pronta entrega é exportada. A Turquia é o sétimo maior exportador de produtos têxteis e vestuário e o quarto maior exportador de confecções. Em relação aos mercados da EU, a Turquia é o segundo maior produtor têxtil e fornecedor de pronta-entrega. A Turquia esta próxima da UE, Rússia e dos mercados do Oriente Médio, assim as relações que tem desenvolvido com essas economias oferecem importantes oportunidades de comércio.

pag274As principais instalações de produção deste setor estão concentradas nas cidades de Istambul, Bursa, Denizli, Adana, Gaziantep, Kahramanmaras e Kayseri.

Em consequência de amplos investimentos de modernização realizados desde 1995 e a influência da união aduaneira com a UE, o setor têxtil e de confecção aumentou a sua capacidade competitiva nos mercados estrangeiros e manteve o seu crescimento voltado à exportação. No entanto, nos últimos anos o setor tem enfrentado dificuldades na concorrência com países tais como a China e a Índia, que têm força de trabalho barata. A taxa de crescimento neste setor esta caindo. As exportações têxteis e de vestuário que constituem 18.8% do total das exportações, renderam 19,2 bilhões de dólares em 2009.

 

mapa_vermelho Moda: Atualmente os setores têxteis, de vestuário e de couro da indústria turca desempenham um papel muito importante no processo de desenvolvimento econômico, tendo em vista as oportunidades de emprego e no valor acrescentado que criam, bem como o lugar único que eles ocupam no comércio internacional. A tecnologia de produção e a qualidade dos produtos desses setores cumprem com os padrões mundiais contemporâneo.

A proximidade da Turquia com os mercados da UE, da Rússia, das Repúblicas Turcas e do Oriente Médio, bem como as relações econômicas que se desenvolveram com essas nações, representam oportunidades muito importantes. No sentido de estabelecer uma cultura de design, este setor está envolvido em uma série de iniciativas que tem por objetivo apoiar o designer; aumentar a conscientização sobre os rótulos e marcas; reforçar a cooperação entre as universidades e a indústria; melhorar os esforços de marketing internacional; fortalecer as atividades de relações públicas, e enfatizar o respeito com as normas da Enrotex, que irá dirigir o seu curso no futuro.

Em muitas partes do país, liderado por Istambul, inúmeras feiras nacionais e internacionais, bem como concursos de design e desfiles são organizados.

 

pag276mapa_vermelho A Indústria de Couro e Seus Produtos: O couro e produtos de couro têm um lugar importante na indústria transformadora turca. Eles contribuem com o total 1% de emprego e em 2009 totalizaram 0,5 bilhões de dólares em exportações. A maior parte dos produtos de couro são exportados para a Federação Russa, Itália, Alemanha e França. Nos últimos anos o setor tem enfrentado dificuldades na concorrência com países como China, Indonésia e Vietnã, que têm força de trabalho barata e com isso a produção de produtos de couro são afetados negativamente, devido a importações significativas provenientes destes países. A produção de produtos  e  artigos  de couro  está concentrada em Istambul, Izmir, Usak, Manisa, Bursa, Denizli, Isparta, Bolu, Nigde, Gaziantep, Konya e Hatay.

 

mapa_vermelho A Indústria Química: A indústria química é um dos setores mais importantes do país com a quota de 8.1% na indústria de transformação e com uma contribuição de USD 5 bilhões no total de exportações em 2009. O segmento farmacêutico que responde por 10% das exportações totais da indústria química, contribui significativamente para a economia do país com a sua tecnologia avançada de produção.

Os investimentos internacionais na indústria química turca desenvolveram rapidamente nos últimos anos e atingiu bilhões de dólares. Há cerca de 300 empresas no país, 53 dos quais são empresas de capital estrangeiro, que cumprem com o (Good Manufacturing Practice) GMP normas da Organização Mundial de Saúde.

 

pag277mapa_vermelho A Indústria Automotiva: A indústria automotiva surgiu na economia do país na década de 1950, quando foi dada ênfase nas estradas como uma política de governo. A produção da indústria automotiva na Turquia remonta a 1954, quando  se deu início as montagem de jipes  militares e caminhonetes e continuou se aperfeiçoando até a montagem de veículos comerciais e ônibus. A primeira fábrica de automóveis surgiu em 1966. A produção de automóveis, que começou com o modelo OTOSAN, foi seguida pelos modelos, TOFAS e RENAULT em 1970, e com investimentos feitos pela TOYOTA, HYUNDAI ASSAN e HONDA se desenvolveu rapidamente nos anos 1990.

Na principal indústria automotora do país, existem 15 fabricantes, dos quais 5 são produtores de automóveis. A produção total do setor foi de 869.605 veículos em 2009, incluindo 510.931 automóveis e 358.674 veículos comerciais. Além disso, um total de 313.917 veículos foram importados pela Turquia, incluindo 243.542 automóveis. No mesmo ano, o total das exportações da indústria automotiva foi de 628.790, incluindo 388.994 automóveis e 239.976 veículos comerciais. A participação das exportações de veículos por unidade de produção foi de 72.3%.

 

pag278mapa_vermelho A Indústria Eletrônica: A indústria eletrônica é um dos setores de mais rápido desenvolvimento na Turquia. Conquistas significativas foram feitas durante os últimos anos, especialmente na eletrônica de consumo e de subsetores das telecomunicações. No setor de eletrônicos, o total de exportações em rádio, televisão e equipamentos de comunicações foi de 1,9 bilhões de dólares em 2009. Os televisores em cores são uns dos itens mais importantes nas exportações do setor. Há uma tendência global, bem como na Turquia, para transferência a partir de tubos de raios catódicos para televisores de tela plana. A exportação de TVs de tela plana foi de 5,5 milhões em 2009.

 

mapa_vermelho Bens de Consumo Duráveis: O setor de bens de uso eletrodoméstico é um dos setores mais dinâmicos e de rápido desenvolvimento industrial. A maioria dos produtos eletrodomésticos fabricados na Turquia são exportados, e a Turquia no que diz respeito aos bens de consumo duráveis, está se tornando uma base de produção e exportações para a UE. Em 2009, a produção total dos quatro principais produtos do grupo subiu para 16 milhões e 76% dessas produções foram exportadas, com as exportações atingindo 12,2 milhões. No setor que tem exportado desde 1999, as exportações foram de 3,67 bilhões de dólares e as importações foram 811 milhões dólares, respectivamente, em 2009.

 

mapa_vermelho Joias: A indústria de joias turca, combinando a sua rica herança cultural com suas técnicas modernas, alcançou aclamação por todo o mundo. As técnicas tradicionais, que são exclusivas da Turquia, como niello, filigrana de ouro e prata entrelaçados, também atraem muita atenção. Em 2009, o valor total das mercadorias exportadas no setor da ourivesaria foi de 1,167 bilhões de dólares.

 

mapa_vermelho A Indústria Siderúrgica: Entre 2001-2009, a Turquia aumentou a sua produção de aço bruto em 70%, e se tornou o segundo país depois da China, em termos de aumento da produção. A produção de aço derretido da Turquia subiu para 25,3 milhões de toneladas em 2009, ocupando a 10a posição como maior produtor do mundo e 2a na UE. Em 2009, o volume esperado de exportações da Turquia foi de 17,5 milhões de toneladas e 9,1 bilhões de dólares, chapas, ferro especial e de alta qualidade e de produtos de aço, e excluindo os produtos de aço e as importações foram de 11,4 milhões de toneladas e 7,7 bilhões de dólares.

 

Fonte: Direção Geral de Imprensa e Informação do Primeiro Ministério da Turquia, 2010